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Vendas de headsets de Realidade Aumentada e Virtual devem crescer até 2028

A IDC espera que a indústria cresça de 6,7 milhões de unidades em 2024 para 22,9 milhões em 2028, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 36,3%

Vendas de headsets de Realidade Aumentada e Virtual devem crescer até 2028

O declínio nas remessas mundiais de headsets de Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR/VR) continuou durante o segundo trimestre de 2024 (2T24), com os volumes contraindo 28,1% ano a ano, para 1,1 milhão de unidades, de acordo com novos dados do International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Augmented and Virtual Reality Headset Tracker. Espera-se que o declínio continue, já que as remessas do ano inteiro devem cair 1,5% em 2024, antes que o mercado suba para um crescimento de 41,4% em 2025, graças a novas tecnologias e dispositivos mais acessíveis.

Espera-se também que os dispositivos de Realidade Aumentada impulsionem o crescimento, embora os volumes de remessa permaneçam baixos, pois a tecnologia provou ser bastante difícil de produzir em escala

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por uma economia fraca, impulso ascendente dos preços médios de venda (ASPs) e excesso de estoque no caso de um grande playe, a Sony. Durante o segundo trimestre, muitos desses problemas foram aliviados, embora os preços tenham permanecido elevados. A Meta liderou o grupo com 60,5% de participação durante o trimestre, seguida pela Sony, Apple, ByteDance e XREAL.

“Nos últimos trimestres, os headsets de realidade mista (MR) deram um salto em fidelidade, primeiro com o lançamento do Quest 3 e depois com o Vision Pro”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. “No entanto, a falta de opções acessíveis significa que poucos consumidores experimentaram essa nova tecnologia, mas isso mudará, pois a Meta deve lançar uma versão mais acessível que ajudará o mercado a voltar a crescer no próximo ano”, completou.

Os headsets de Realidade Estendida (ER) também devem crescer graças à inclusão de Inteligência Artificial (IA) e designs amigáveis ao consumidor. “Semelhante aos primeiros dias desta indústria, estamos vendo uma série de novas startups e produtos de próxima geração de marcas estabelecidas visando o espaço de ‘óculos inteligentes’. O que é diferente desta vez é a inclusão de IA junto com designs mais finos e leves que atendem aos consumidores”, acrescentou Ubrani.

Espera-se também que os dispositivos de Realidade Aumentada impulsionem o crescimento, embora os volumes de remessa permaneçam baixos, pois a tecnologia provou ser bastante difícil de produzir em escala, ao mesmo tempo em que supera barreiras como preço, fidelidade, duração da bateria, térmicas e óptica. Espera-se que os campeões de AR existentes, como o HoloLens, também deem lugar a dispositivos de realidade mista no futuro, pois alguns dos casos de uso podem ser atendidos por essa nova classe de fones de ouvido, que também serão mais acessíveis.

No total, a IDC espera que a indústria cresça de 6,7 milhões de unidades em 2024 para 22,9 milhões em 2028, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 36,3%. Beneficiando-se da confluência de AR e VR, espera-se que os dispositivos de Realidade Mista (MR) liderem, representando mais de 70% do volume em 2028. Enquanto isso, os dispositivos ER, com um simples heads-up display ou espelhamento de conteúdo, capturarão mais de um quarto do mercado.

 

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