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Estudo da IBM aponta oportunidades para bancos no segmento de PMEs

Tecnologias emergentes, como IA generativa, em combinação com automação e uma estratégia de dados robusta permitem reduzir riscos e identificar oportunidades de negócios

Estudo da IBM aponta oportunidades para bancos no segmento de PMEs

Novas descobertas do IBM Institute for Business Value e do Banking Industry Architecture Network (BIAN), com contribuições do Fórum de Finanças para PMEs administrado pela International Finance Corporation (IFC), revelaram que, apesar do papel significativo que as pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham na economia global, os bancos podem estar perdendo uma oportunidade de promover o crescimento devido ao seu foco na redução de riscos, atendimento aos requisitos regulatórios e aos custos substanciais de atendimento a esse segmento de clientes altamente diversificado.

O relatório Banking for Small and Medium Enterprises: Serving the World Economy with Data and AI compartilha insights e análises resultantes de uma pesquisa global com proprietários e gerentes de PMEs com 50 ou mais funcionários, executivos bancários seniores e líderes de fintech.

Os bancos devem adotar tecnologias emergentes, como IA generativa e automação, para obter maior eficiência em conformidade, risco e operações e redirecionar recursos para aprimorar suas ofertas de clientes de PMEs

As PMEs representam 90% de todas as empresas, 70% da força de trabalho e 50% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o mundo. Dado o papel desse segmento de mercado na economia global, a oportunidade para bancos e outras instituições financeiras terem um impacto positivo é significativa. No entanto, os bancos e os líderes empresariais das PMEs divergem em suas opiniões sobre a priorização de serviços, sinalizando uma oportunidade amplamente inexplorada para instituições financeiras ágeis explorarem.

“A desconexão entre o que os líderes de pequenas e médias empresas dizem que precisam para crescer e os serviços que a maioria dos bancos oferece atualmente a esse segmento de clientes é profunda”, disse Shanker Ramamurthy, sócio-gerente global de Bancos e Mercados Financeiros da IBM Consulting. “A boa notícia é que tecnologias emergentes, como IA generativa, em combinação com automação e uma estratégia de dados robusta, colocam o potencial para as instituições financeiras desempenharem um papel muito mais impactante no crescimento desse importante segmento de clientes ao alcance”, completou.

A capacidade de construir, integrar e dimensionar um ambiente de tecnologia flexível o suficiente para atender às necessidades de um mercado dinâmico é fundamental.

“Embora os bancos em todo o mundo dependam cada vez mais da relação custo-benefício da Nuvem para suas transações de alto volume, eles mantêm suas funções principais e os dados mais confidenciais no local”, disse John Duigenan, gerente-geral do setor de Serviços Financeiros Globais da IBM. “Uma estratégia robusta de Nuvem híbrida permite que as instituições aproveitem totalmente o poder da IA generativa para obter insights informados sobre os comportamentos dos clientes e suas necessidades previstas, garantindo os mais altos níveis de privacidade, segurança e resiliência”, afirmou.

Para melhor atender às necessidades dos clientes em todos os domínios de negócios, é fundamental que as organizações de serviços financeiros adotem uma metodologia de desenvolvimento de tecnologia que permita a aceleração em toda a organização.

“À medida que as instituições financeiras lutam para atender melhor seus vários segmentos de clientes, fica claro que uma abordagem racional e padronizada para a arquitetura de tecnologia estabelece as bases para eficiências substanciais e inovação futura”, disse Steve Van Wyk, presidente da Banking Industry Architecture Network. “Ao adotar padrões comprovados do setor, os bancos estabelecem as bases essenciais para melhorar sua competitividade”, observou.

Principais conclusões

– Menos de 6% dos executivos de bancos pesquisados classificaram a qualidade dos serviços bancários de suas instituições para PMEs com um “A”. Quase metade (47%) deu a si mesma um “C”.

– As PMEs esperavam uma compreensão de suas necessidades de negócios exclusivas, soluções personalizadas e oportunidades de networking, enquanto os bancos priorizavam aplicativos, gerentes de relacionamento dedicados e proximidade de agências.

– As PMEs citaram a ajuda com requisitos legais e de conformidade e decisões de sustentabilidade e relatórios como suas duas principais necessidades, enquanto os bancos estão priorizando a assistência com monitoramento de fraudes em transações e seguros para eventos imprevistos.

– Os executivos de bancos pesquisados reconheceram amplamente o valor dos padrões de arquitetura de tecnologia, com 64% citando a capacidade de construir mais rapidamente, 64% observando uma redução nos custos de desenvolvimento e manutenção e 60% valorizando a capacidade de integração mais rápida.

Recomendações

– As instituições financeiras devem explorar investimentos em plataformas e parceiros de ecossistema que lhes permitam desempenhar um papel valioso na criação de oportunidades para que seus clientes PMEs cresçam por meio da inovação digital.

– Uma abordagem em toda a empresa para dimensionar tecnologias emergentes, em comparação com aplicativos táticos, é a estratégia de melhores práticas para otimizar os benefícios da IA generativa, automação e dados e garante que as vantagens se estendam a todas as linhas de negócios e segmentos de clientes.

– Os bancos devem adotar tecnologias emergentes, como IA generativa e automação, para obter maior eficiência em conformidade, risco e operações e redirecionar recursos para aprimorar suas ofertas de clientes de PMEs.

 

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