book_icon

Novo Java 23 ajuda os desenvolvedores a impulsionar a inovação

Os novos recursos ajudam os desenvolvedores em todos os níveis de especialização a aumentar sua produtividade e simplificar o desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho, seguros e escaláveis

Novo Java 23 ajuda os desenvolvedores a impulsionar a inovação

A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 23, a versão mais recente da linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento número um do mundo. O Java 23 (Oracle JDK 23) oferece milhares de melhorias para ajudar os desenvolvedores a aumentar a produtividade e impulsionar a inovação, enquanto os aprimoramentos no desempenho, estabilidade e segurança da plataforma ajudam as organizações a acelerar o crescimento dos negócios.

Segundo a empresa, além dos novos aprimoramentos e recursos para desenvolvedores, o Java 23 fornece valor significativo para suas organizações. Por exemplo, o Java 23 é suportado pelo GA recente do Java Management Service (JMS) 9.0, um serviço nativo do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) que fornece um console e um painel unificados para ajudar as organizações a gerenciar runtimes e aplicativos Java no local ou em qualquer nuvem. Além disso, o JMS 9.0 oferece muitas melhorias de usabilidade, e o Oracle JDK 23 oferece mais opções para ajustar e melhorar o desempenho máximo com a adição do compilador Graal, um compilador dinâmico just-in-time (JIT) escrito em Java que transforma bytecode em código de máquina otimizado.

Ao fornecer o Oracle Java SE, o Oracle GraalVM e o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack sem custo adicional na OCI, o Java 23 ajuda os desenvolvedores a criar e implementar aplicativos que são executados de forma mais rápida, melhor e com desempenho de custo otimizado

“Os novos recursos do Java 23 ajudam os desenvolvedores em todos os níveis de especialização a aumentar sua produtividade e simplificar o desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho, seguros e escaláveis”, disse Georges Saab, vice-presidente sênior da Oracle Java Platform e presidente do conselho de administração do OpenJDK. “Com uma ampla gama de novos recursos e ferramentas projetados para ajudar os desenvolvedores a criar e entregar aplicativos com mais rapidez e eficiência, o Java 23 ajuda as equipes de desenvolvimento e suas organizações a impulsionar a inovação e impulsionar o crescimento dos negócios”, completou.

O Java 23 oferece melhorias e aprimoramentos para a linguagem Java, tempo de execução, bibliotecas e ferramentas incluídas no Java Development Kit (JDK). As atualizações significativas entregues no Java 23 são:

Recursos de linguagem via Project Amber

JEP 455 – Tipos primitivos em padrões, instanceof e switch (versão prévia): ajudam a aumentar a produtividade da programação Java tornando a linguagem mais uniforme e expressiva. Ao ajudar a remover restrições pertencentes a tipos primitivos que os desenvolvedores encontram ao usar correspondência de padrões, instanceof e switch, ele aprimora a correspondência de padrões, permitindo padrões de tipo primitivos em todos os contextos de padrão e também estende instanceof e switch para trabalhar com todos os tipos primitivos.

JEP 476: Declarações de importação de módulo (visualização): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade, permitindo que eles importem de forma rápida e fácil todos os pacotes exportados por um módulo, sem exigir que o código de importação esteja em um módulo em si. Isso simplifica a reutilização de bibliotecas modulares para todos os desenvolvedores e ajuda os iniciantes a usar mais facilmente bibliotecas de terceiros e classes Java fundamentais sem precisar aprender onde elas estão localizadas em uma hierarquia de pacotes.

JEP 477: Classes Implicitamente Declaradas e Métodos Principais de Instância (Terceira Visualização): possibilita acelerar o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades, oferecendo uma rampa de acesso suave à programação Java para permitir que os alunos escrevam seus primeiros programas sem precisar entender os recursos da linguagem projetados para programas grandes. Como resultado, educadores e instrutores podem introduzir conceitos gradualmente, e os alunos podem escrever declarações simplificadas para programas de classe única e expandir perfeitamente seus programas com recursos mais avançados à medida que suas habilidades crescem. Além disso, desenvolvedores Java experientes podem escrever pequenos programas de forma sucinta sem a necessidade de usar ferramentas projetadas para projetos maiores.

JEP 482: Corpos de construtor flexíveis (segunda visualização): ajuda os desenvolvedores a aumentar a produtividade permitindo que as instruções apareçam antes de uma invocação explícita do construtor – como super(..) ou this(..). As instruções não podem fazer referência à instância em construção, mas podem inicializar seus campos antes de invocar outro construtor, o que torna uma classe mais confiável quando os métodos são substituídos. Isso dá aos desenvolvedores maior liberdade para expressar o comportamento dos construtores e preserva a garantia existente de que os construtores são executados em ordem de cima para baixo durante a instanciação da classe.

Bibliotecas

JEP 466 – API de arquivo de classe (segunda visualização): Ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade fornecendo uma API padrão para analisar, gerar e transformar arquivos de classe Java.

JEP 469 – API de vetor (oitava incubadora): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade introduzindo uma API para expressar cálculos vetoriais que compilam de forma confiável em tempo de execução para instruções vetoriais em arquiteturas de CPU suportadas. Como resultado, os desenvolvedores podem obter desempenho superior aos cálculos escalares equivalentes.

JEP 473 – Stream Gatherers (segunda visualização): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade aprimorando a API do Stream para dar suporte a operações intermediárias personalizadas, que permitem que pipelines de stream transformem dados de maneiras que não são facilmente alcançáveis com operações intermediárias internas existentes. Ao tornar os pipelines de fluxo mais flexíveis e expressivos e permitir que operações intermediárias personalizadas manipulem fluxos de tamanho infinito, esse recurso permite que os desenvolvedores se tornem mais eficientes na leitura, gravação e manutenção do código Java.

JEP 480 – Simultaneidade Estruturada (Terceira Visualização): ajuda os desenvolvedores a melhorar a capacidade de manutenção, a confiabilidade e a observabilidade do código multithreaded, simplificando a programação simultânea por meio de uma nova API para simultaneidade estruturada. Ao consolidar grupos de tarefas relacionadas em execução em diferentes threads em uma única unidade de trabalho, a simultaneidade estruturada pode ajudar a eliminar riscos comuns decorrentes de cancelamento e desligamento, como vazamentos de thread e atrasos de cancelamento.

JEP 481 – Valores com escopo definido (terceira visualização): ajuda os desenvolvedores a aumentar a facilidade de uso, a compreensibilidade, o desempenho e a robustez de seus projetos, permitindo o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads.
Atualizações de desempenho e tempo de execução

JEP 474: ZGC: Modo Geracional por Padrão: Ajuda os desenvolvedores a aumentar a eficiência alternando o modo padrão do Z Garbage Collector (ZGC) para o modo geracional, o que reduz os recursos e os custos de manutenção necessários para suportar dois modos diferentes.
Ferramentas

Apoiando a comunidade Java global com inovação na Nuvem

O Java oferece maior desempenho, eficiência, economia de custos e inovação quando implantado na OCI, que é uma das primeiras nuvens de hiperescala a suportar o Java 23. Ao fornecer o Oracle Java SE, o Oracle GraalVM e o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack sem custo adicional na OCI, o Java 23 ajuda os desenvolvedores a criar e implementar aplicativos que são executados de forma mais rápida, melhor e com desempenho de custo otimizado.

O Oracle Java Universal SE Subscription é uma oferta que oferece aos clientes o melhor suporte da categoria. Ele inclui suporte de triagem para todo o portfólio Java, direito ao Oracle GraalVM, o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack, acesso aos recursos avançados do JMS e a flexibilidade de atualizar no ritmo dos negócios dos clientes. Isso ajuda as organizações de TI a gerenciar a complexidade, mitigar os riscos de segurança e conter os custos.

Além disso, a Oracle anunciou recentemente no Oracle CloudWorld que o Oracle Code Assist será inicialmente otimizado para Java. O Oracle Code Assist é um companheiro de código de IA que facilita a criação de aplicativos Java, e o serviço Oracle Code Assist em execução no OCI também estará disponível para C, C++, Go, JavaScript, PL/SQL, Python, Ruby e Rust.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.