Eficiência, agilidade e transparência são marcas da atual gestão de governo digital do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados têm sido acompanhados por moradores do estado que agora podem abrir empresas, pagar seu IPVA e até mesmo fazer reclamações no Procon diretamente de suas casas, utilizando o site. A plataforma permite que o contribuinte fluminense realize mais de 2.500 serviços públicos de forma remota e com uma interface personalizada. Atualmente, o aplicativo conta com 14 milhões de acessos diários e versões para desktop e celular.
A iniciativa é fruto da parceria entre a EDS, empresa de inovações digitais, e da Red Hat, empresa que atua em soluções Open Source, que juntas forneceram a estrutura e as ferramentas necessárias para a criação da plataforma. O projeto faz parte do Programa RJ Digital, capitaneado pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) e tem o objetivo de desburocratizar a vida do cidadão, integrar diferentes instâncias de governo e permitir a inclusão digital em todo o estado do Rio de Janeiro.
A ideia surgiu em 2022 em uma visita de autoridades à Estônia, que se impressionaram com a eficiência e celeridade com que as atividades burocráticas eram resolvidas. De retorno ao Brasil, foi lançado o Programa RJ Digital, o qual, entre as suas múltiplas frentes no estado, tem como objetivo desburocratizar e implementar a inclusão digital aos habitantes do Rio de Janeiro por meio de uma plataforma inclusiva, transparente e, sobretudo prática. Um dos pontos fortes do programa é sua alta eficiência na resolução de pendências em serviços, que não apenas melhora a qualidade geral dos trabalhos prestados, mas também desonera cidadãos que estavam acostumados com esperas.
Outro diferencial da plataforma é a integração com sistema “gov.br”, o mesmo utilizado pelo Governo Federal. O barramento com o domínio simplifica o acesso dos serviços disponíveis entre secretarias e instâncias de governo no Rio de Janeiro e em âmbito nacional, e ainda disponibiliza uma enorme quantidade de atividades, notícias e informações complementares para servidores públicos, cidadãos e contribuintes do território fluminense. Além disso, o ambiente online é considerado como um dos mais seguros e estáveis no mercado, principalmente por seguir as práticas DevOps e se enquadrar nas diretrizes da Lei Geral de Dados Pessoais (LGDP). Desenvolvida por meio da ferramenta 3scale, a plataforma entrega ao visitante uma experiência prática e agradável de navegação, sem se preocupar com o uso indevido de suas informações privadas.
Para o desenvolvimento do domínio, a Red Hat e a EDS levaram menos de seis meses para criar uma plataforma robusta e implementar contratos de comunicação entre todos os atributos do site, e hoje contam com mais de 2500 prestações públicas em um único lugar. “Por meio de programas de arquitetura como o Open Stack e OpenShift, nativos do ecossistema de nuvem, assim como o uso de ferramentas de conteinerização, Java e Kafta (tecnologia utilizada dentro do ambiente do PIX), conseguimos criar um núcleo de soluções na qual o servidor, o cidadão e, principalmente, o contribuinte podem acessar os principais serviços do seu dia a dia de maneira rápida, prática e de fácil maneja”, disse Renata Leite, gerente de Vendas Enterprise para Governo na Red Hat Brasil.
No futuro, a integração entre sistemas legados e uma nova base de tecnologia irá permitir que todas as instâncias de governo do Rio de Janeiro sejam digitalizadas. “Olhando para frente, estamos apenas começando. A digitalização do governo do Rio de Janeiro abre novas oportunidades para tornar os serviços públicos ainda mais eficientes e acessíveis. O trabalho do PRODERJ tem sido essencial para a coordenação e o sucesso desse avanço. Com a expertise da EDS e a força da Red Hat, nossa missão é garantir que essa evolução traga inovação contínua, simplificando processos e melhorando a experiência dos cidadãos,” afirmou Marcus Edrisse, diretor comercial do Extreme Group.
Com previsão de completar a migração de Dados até 2026, o processo garantirá mais segurança, transparência e previsibilidade das ações do governo no estado. Além disso, reduzirá a incidência de erros e falhas de tecnologias em ambientes de TI e irá moldar uma cultura robusta de inovação, pautada pelos pilares da eficácia, produtividade e performance entre funcionários públicos.
Serviço
www.rj.gov.br
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