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Defensoria Pública da União moderniza cibersegurança com a Fortinet

Os projetos de cibersegurança com a companhia ajudaram a Defensoria a reduzir em 99% o volume de tentativas de ataques cibernéticos

Defensoria Pública da União moderniza cibersegurança com a Fortinet

Em colaboração com a Fortinet, a Defensoria Pública da União (DPU) implementou uma segurança cibernética avançada em suas 72 unidades em todo o Brasil. Os projetos de cibersegurança com a companhia ajudaram a Defensoria a reduzir em 99% o volume de tentativas de ataques cibernéticos, uma vez que a DPU recebia cerca de 120 milhões de e-mails por mês, sendo 90% de phishing.

Os projetos contemplam firewalls de próxima geração (NGFW) com SD-WAN integrada para todas as unidades, softwares de segurança para servidores e e-mails com detecção de resposta estendida (XDR) para cerca de 6 mil dispositivos conectados.

As novas soluções trazem diversas análises e a Defensoria pode acompanhar, por exemplo, a quantidade de tentativas de ataques que os sistemas receberam diariamente, pois as soluções Fortinet, principalmente o FortiMail, trazem isso para a DPU de forma gerencial. “Trabalhamos nos últimos anos para melhorar a experiência dos usuários da Defensoria, garantindo segurança abrangente e trazendo confiança. Se não tivéssemos feito esse investimento na segurança dos nossos sistemas e das informações sensíveis, sofreríamos sério risco com a alta possibilidade de ransomware, por exemplo”, explica Flavia Paz, secretária de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública da União.

Os projetos de segurança cibernética avançada começaram após a DPU migrar para a Nuvem, a Defensoria decidiu transformar a sua rede para Secure SD-WAN da Fortinet  

A missão da DPU é prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da sociedade, garantindo auxílio jurídico de qualidade para toda a população. Com o crescimento dos ataques cibernéticos e espionagem virtual aos quais todas as empresas e órgãos da administração pública, especialmente o judiciário, são alvos, Flavia Paz reforça que foi urgente e necessária a adoção de mecanismos avançados de segurança da informação. Segundo ela, hoje, a DPU atua de forma proativa e rápida para prevenir e proteger os seus sistemas e o acesso de todas as unidades com maior confiabilidade, resiliência e disponibilidade. Os projetos aumentaram os controles de segurança da informação do órgão para identificar, bloquear e proteger, em tempo real, a DPU de ataques, invasões ou fraudes.

A rede de computadores da Defensoria Pública da União abrange o prédio sede em Brasília, local do seu Data Center, e mais 71 unidades. A sede faz a gestão tecnológica das unidades, que fazem o atendimento ao público e estão espalhadas pelos demais estados da federação. As unidades não contavam com equipamentos de firewall que provessem proteção da rede de computadores e possibilitasse implementar políticas de segurança. Antes dos projetos, um dos grandes desafios que a DPU enfrentava e precisava superar era o risco da rede em Brasília ter um problema significativo e ficar indisponível, nisso, todas as unidades também ficavam fora do ar. Como a DPU possui atendimento de plantão, existem casos urgentes a qualquer hora e dia; caso um defensor, por exemplo, precisasse fazer uma petição para algum tribunal liberar um leito de UTI, sem rede disponível com internet ele não conseguiria fazer essa petição no sistema do órgão.

Com a modernização, agora há estabilidade da conexão entre a sede e as suas unidades e em caso de falha em um dos links de dados, a rede continua ativa assegurando o acesso. Além de resolver esse desafio, a instituição ainda aumentou a velocidade para as unidades com o SD-WAN e mantém uma robusta primeira camada de proteção da rede de computadores das unidades remotas, fazendo proteção de perímetro e borda. As novas soluções estão sustentando a crescente demanda por conectividade de rede, internet e acesso a sistemas internos da DPU que estão hospedados em Nuvem privada.

Secure SD-WAN da Fortinet

Flavia Paz conta que os projetos de segurança cibernética avançada começaram após a DPU migrar para a Nuvem, a Defensoria decidiu transformar a sua rede para Secure SD-WAN da Fortinet. Dessa forma, cada uma das unidades passou a ter sua própria rede privada e veio a necessidade de fazer a proteção adequada das 71 unidades, que receberam firewalls de próxima geração (NGFW) com Secure SD-WAN. Com todos os pontos SD-WAN protegidos, a Secretaria de Tecnologia da Informação da DPU passou a conseguir aplicar as regras de segurança na sede e replicar nas unidades superando outro dos principais desafios.

“A Fortinet está trabalhando cuidadosamente nestes projetos de cibersegurança da Defensoria para elevar o nível de segurança dos seus sistemas contra crimes e ataques cibernéticos, além de garantir a proteção dos servidores, serviços e aplicações disponibilizadas na nuvem. Conseguimos ampliar a disponibilidade dos negócios e a eficiência na detecção e no tratamento de incidentes de segurança, simplificando e acelerando a investigação e a resposta para qualquer tipo de incidente”, disse Luiz Barbosa, diretor de Vendas Governo da Fortinet.

As soluções de cibersegurança de hoje permitem que os usuários acessem o que precisam para o trabalho, o que trouxe mais qualidade e facilidade para os funcionários

Com ambiente diverso por conta das operações em todos os estados do país e cerca de seis mil dispositivos, foi necessário buscar soluções que se adequassem ao ambiente já instalado e que facilitasse o trabalho, trazendo uma única ferramenta de gerenciamento com visão completa, facilitando o cruzamento de informações. Como a Fortinet possibilita a inclusão de outros licenciamentos na ferramenta de gestão, a DPU pôde aumentar a segurança e a visualização do seu ambiente.

“As soluções implementadas estão sustentando o aumento de novos serviços online e em nuvem prestados pela DPU com melhoria do acesso à internet para as unidades. O projeto foi concebido para abranger a segurança em todas as pontas da rede da DPU, proteger os dados críticos e assegurar uma experiência do usuário aprimorada e segura, que sabemos que era um dos maiores desafios”, pontua Flávia.

Automatização alinhada aos negócios

As soluções da Fortinet automatizaram processos, a execução de tarefas de instalação, configuração e atualizações. O funcionamento correto e contínuo delas têm refletido na produtividade, eficiência e desenvolvimento da equipe de tecnologia da DPU, que passou a atuar de forma ainda mais planejada. A equipe parou de conter emergências e passou a se dedicar a projetos e iniciativas mais estratégicas. “Dentro de todo esse avanço que a DPU fez em cibersegurança, o principal ganho que temos tido é a confiança. Baseamos as nossas regras e políticas de cibersegurança na confiança que as soluções trazem, a facilidade de uso e a centralização do gerenciamento é um dos maiores ganhos. Temos os funcionários nas pontas protegidos com tecnologias de ponta e confiantes de que podem usar a rede da Defensoria com proteção adequada”, comenta Flávia.

Outro benefício foi conseguir liberar acesso seguro a sites e sistemas variados, além de outras plataformas na internet que eram bloqueadas. As soluções de cibersegurança de hoje permitem que os usuários acessem o que precisam para o trabalho, o que trouxe mais qualidade e facilidade para os funcionários. Quando algo precisa ser bloqueado, pois as regras da sede são claras, há avisos adequados que deixam os usuários conscientes dos riscos e das motivações do bloqueio. Todo o ambiente organizacional é monitorado para protegê-lo contra ataques cibernéticos, as soluções são de ponta e um dos resultados melhor avaliados é a confiança dos usuários.

 

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