book_icon

EDS realiza estudo que aponta melhora de 77% dos Bancos de Dados com processadores Intel

Estudo conta com 130 bancos de Dados de mais de 50 clientes do setor público

EDS realiza estudo que aponta melhora de 77% dos Bancos de Dados com processadores Intel

Estudo realizado pela Extreme Digital Solutions (EDS), em parceria com a Intel, demonstra uma otimização de 77% da performance dos bancos de Dados, quando utilizado processadores da Intel em comparação com outras marcas. Pesquisa foi realizada com 130 bancos de Dados de 55 clientes do setor público.

Um dos exemplos de melhoria foi observado na migração de um Tribunal de Justiça para a Nuvem AWS, que envolveu a adoção de instâncias equipadas com processadores Intel Xeon e trouxe melhorias significativas no desempenho e na utilização dos recursos do Tribunal de Justiça.

Estudo também analisou 1.241 servidores de 55 contratos do setor público utilizando a AWS e processadores Intel 

Além disso, a transição contou com a mudança da infraestrutura on-premise com 144 vCPUs (unidade de processamento virtual de um servidor físico), que atendia o PJe (Processo Judicial Eletrônico), para uma solução na plataforma de nuvem da AWS com instâncias de 3ª geração Intel Xeon, resultando na utilização de apenas 16 vCPUs em produção, representando uma redução de 88,8% nas vCPUs com a família r6i na AWS. Quanto menos vCPUs utilizadas, maior a redução de custos dos clientes, como explica Pietro Colloca Especialista de Aplicações LatAm da Intel: “Reduzir o uso de vCPUs beneficia o cliente porque diminui os custos, evita o desperdício de recursos, e pode melhorar a eficiência e o desempenho das aplicações. Em resumo, o cliente paga menos e usa os recursos de forma mais inteligente.”.

Estudo também analisou 1.241 servidores de 55 contratos do setor público utilizando a AWS e processadores Intel. Como resultado, os números revelaram que 48% das despesas dos clientes do setor público da EDS estão relacionadas a máquinas Virtuais (VMs) ou bancos de Dados (DBs). Dentro desse universo, 70% das VMs operam com processadores Intel, enquanto 79% dos bancos de dados também utilizam essa tecnologia. As VMs equipadas com processadores Intel demonstraram uma eficiência notável, utilizando, em média, 45% menos vCPUs em comparação com aquelas que utilizam outros processadores.

“Além da maior eficiência e capacidade de processamento por vCPU em bancos e máquinas Virtuais com Intel, reduzindo muito o custo total para nossos clientes, o estudo também deixou evidente a maior interoperabilidade da Intel. Não identificamos nenhuma aplicação que não rodasse em Intel, ao passo que diversas cargas de trabalho não funcionavam em outros processadores.” afirma Jônatas Mattes, diretor de Negócios em Nuvem da Extreme Digital Solutions.

“A Intel está revolucionando o mercado de tecnologia com inovações em Inteligência Artificial (IA) e Data Centers. Nosso acelerador de IA, o Intel Gaudi 3, oferece desempenho e eficiência energética superiores a custos menores, sendo amplamente adotado por grandes empresas como Dell e IBM. Além disso, introduzimos recentemente os processadores Intel Xeon 6, que proporcionam melhorias significativas em desempenho e sustentabilidade,” complementa Pietro Colloca Especialista de Aplicações América Latina da Intel.

A parceria entre a EDS e a Intel é estratégica e proporciona aos clientes uma eficiência excepcional e custos reduzidos. Com mais de 80 contratos multinuvem, abrangendo as esferas Federal, Estadual e Municipal, a aliança combina a expertise da Intel em tecnologias avançadas com a experiência da EDS na oferta de soluções empresariais voltadas para a Nuvem.

Serviço
newsroom.intel.com.br
intel.com.br.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.