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NTT Data Inc e AWS impulsionam os negócios na Nuvem

A NTT Data é uma das principais empresas em quantidade e nível de certificação AWS, detentora da cobiçada Golden Jacket, dada a profissionais com todas as certificações

NTT Data Inc e AWS impulsionam os negócios na Nuvem

Na semana passada, a NTT Data Inc foi uma das patrocinadoras do AWS Summit São Paulo 2024, que aconteceu na capital paulista. Recentemente, a NTT Ltd, que era dedicada à infraestrutura de TI, incluindo toda parte de telecomunicações, cibersegurança e Nuvem, e a NTT Data, que que respondia por toda a parte de aplicações, processos e consultoria, se uniram para formar a NTT Data Inc. A empresa é uma das maiores Global System Integrator (GSI) do mercado e grande parceira da AWS. Nesta entrevista, Norberto Tomasini, sócio de Alianças da NTT Data Inc Brasil fala desse relacionamento e as oportunidades do mercado.

Como é esse relacionamento entre a NTT Data Inc e a AWS?

Temos com a AWS um relacionamento de mais de cinco anos, sendo que nos últimos dois anos criamos um plano conjunto visando o crescimento das duas empresas, desenvolvendo uma relação até mesmo simbiótica. Para tanto, alinhamos os indicadores e a visão estratégica das duas empresas no Brasil. Outro ponto é que, para utilizar a tecnologia da AWS é preciso ter mão de obra certificada e capacitadas. Hoje, a NTT Data é uma das principais empresas em quantidade e nível de certificação. A AWS tem a Jaqueta Dourada (Golden Jacket), dada ao profissional que tem todas as certificações AWS. O nosso funcionário Josimar José Nepomuceno é um dos poucos no mundo que conquistou essa jaqueta. Hoje, temos no Brasil perto de 500 profissionais certificados da AWS e cerca de 80 com nível de certificação que chamamos de Black Belt (Faixa Preta). Isso é muito importante pois, ao mesmo tempo que a gente acaba assessorando a AWS, ajudamos os nossos clientes conjuntos a atingirem os seus objetivos de negócios, seja em uma dificuldade que ele tenha em uma aplicação, de testar rapidamente um conceito etc. Quando se vai para a Nuvem utilizando ferramentas da AWS e o nosso conhecimento técnico e de negócio, isso cria aquela simbiose que comentei no início. O cliente, a AWS e a NTT Data Inc como consultoria e integradora criam esse ecossistema para que as três partes consigam atingir seus objetivos.

E o relacionamento com os demais provedores de Nuvem?

Temos certificações com todos os três grandes provedores de Nuvem (AWS, Microsoft e Google). O nosso conhecimento permite mostrar para o cliente a melhor solução para uma dor atual ou futura, incluindo o melhor provedor de Nuvem. Isso ajuda a mostrar para o cliente o valor dos nossos serviços. Porém, no grau de maturidade que as empresas estão hoje, muitas vezes o cliente já sabe qual provedor de Nuvem querem, pois já tiveram experiências anteriores. Temos clientes que estão conosco há muitos anos, para eles já somos o advisor deles, sabem que vamos recomendar o melhor. Quando eles pedem opções, damos as opções com base em nossos conhecimentos, que seja a melhor, a mais longeva e mais segura para que eles possam atingir seus objetivos de negócio.

Uma reclamação recorrente em relação à Nuvem é o seu custo. Como resolver isso?

Imagine que o cliente tenha uma infraestrutura on-premises e vai começar sua migração para a Nuvem. O que vemos muito dos CIOs e do board das empresas é o desconhecimento de que o processo de levar a infraestrutura e depois as aplicações para a Nuvem leva anos, é um processo de transformação, uma jornada. Por algum tempo se terá os custos da infraestrutura atual e da nova. É como se estivesse fazendo a reforma na casa e você alugou outra para morar provisoriamente. Durante essa reforma haverá o custo do aluguel e da reforma. Durante a transformação é importante saber que existe este custo duplicado. Há outra discussão de saber qual o custo da minutagem entre os três players, mas hoje a concorrência é tão grande que isso deixa de ser relevante. Ao conversar com as empresas, a grande dor é justamente este custo duplicado. Ao se levar as aplicações para a Nuvem também se tem os custos da modernização dos softwares que já estão rodando na empresa há muito tempo, que são pesados e ineficientes. É preciso deixar bem claro para o board de que existe essa tranformação e tomar a decisão de quais aplicações faz sentido estar na Nuvem e quais não. Esta última, faz sentido fazer uma migração Lift andd Shift (transferência direta sem modificação) aproveitando a infraestrutura da Nuvem?

E em relação ao Multicloud?

Hoje, muito se fala do Multicloud. Na nossa experiência, para fazer Multicloud é preciso ser muito bom em single Cloud, é preciso ter uma equipe de TI conhecendo muito de uma Nuvem. Depois de um certo momento, essa equipe poderá conhecer outros sabores da Nuvem. O Multicloud é uma excelente ideia levando em conta a concorrência, só que o esforço para se ter Multicloud é grande. Vemos grandes bancos que nomearam uma Nuvem master, entenderam muito dela, viram onde ela não é tão boa e escolheram uma segunda Nuvem para otimizar uma aplicação. O Multicloud também é uma jornada, que se inicia com uma Nuvem, o conhecimento profundo dessa Nuvem, tanto de infraestrutura quanto de aplicações, para depois saber como o processo pode ser otimizado. Isso ocorre com qualquer sistema.

A NTT Data tem investido em inovações?

A NTT Data tem um centro de desenvolvimento no Japão, tem investido US$ 3,5 bilhões em inovação. Atualmente, estamos no Vale do Silício com 1 mil cientistas desenvolvendo tecnologia e modelos de negócios. Muito disso que estamos desenvolvendo usa a Inteligência Artificial. Estamos desenvolvendo aceleradores de IA não somente para facilitar a adoção de tecnologias, mas também modelos de negócios, que vão se transforma em assistentes dos funcionários, dos executivos, por exemplo. Um ponto ainda crucial é as empresas saberem o que elas querem da IA e quais processos automatizar.

 

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