book_icon

Mercado global de UC&C deve faturar US$ 69 bi este ano, prevê IDC

A IA agora está mudando completamente o jogo, trazendo uma onda de novos recursos e diferenciados que provavelmente atrairão mais investimentos nos próximos anos

Mercado global de UC&C deve faturar US$ 69 bi este ano, prevê IDC

De acordo com um novo relatório da IDC, o mercado mundial de Comunicações Unificadas e Colaboração (UC&C) deve totalizar US$ 69,1 bilhões em receita em 2024, um aumento de 7,5% em relação a 2023. Durante o período de previsão de 2023-2028, espera-se que o mercado de UC&C testemunhe uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) ligeiramente menor de 5,7% para atingir US$ 85 bilhões até 2028.

“O mercado de UC&C amadureceu depois que investimentos significativos foram feitos nos últimos anos pelas empresas para lidar com o ambiente de trabalho alterado”, disse Jitesh Gera, gerente de Pesquisa de Comunicações Unificadas e Colaboração da IDC. “Além disso, o mercado lotado de UC&C levou muitas soluções para a comoditização. No entanto, a IA agora está mudando completamente o jogo, trazendo uma onda de novos recursos e diferenciados que provavelmente atrairão mais investimentos nos próximos anos, à medida que as empresas competem por maior produtividade dos funcionários e melhor envolvimento do cliente”, completou.

A IDC espera que as implementações de UC&C baseadas em Nuvem aumentem com o tempo, substituindo as implementações locais à medida que a segurança e a integridade dos dados continuam a melhorar

Olhando para os principais segmentos de tecnologia do mercado de UC&C, os dois segmentos de software – colaboração de UC (software de reunião sem assinaturas de telefonia de voz) e Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) (software de reunião incluindo assinaturas de telefonia de voz) – representaram a maior parte da receita do mercado mundial (89% em 2023). Espera-se que sua participação aumente ainda mais à medida que o crescimento nos segmentos de hardware (telefonia IP e sistemas de videoconferência empresarial) se torne negativo durante o período de previsão. Enquanto isso, prevê-se que o segmento de colaboração UC supere o mercado geral com um CAGR de cinco anos de 7,6%.

A Microsoft continuou a liderar o mercado mundial de UC&C com uma participação de mercado de 44,7% por receita no primeiro trimestre de 2024. Zoom e Cisco seguiram de longe com uma participação de mercado de 6,4% e 5,5%, respectivamente. O restante do mercado é amplamente fragmentado, com vários players menores focados principalmente em verticais específicas da indústria ou pequenas e médias empresas (PMEs) em suas geografias de foco.

Entre os impulsionadores da adoção do UC&C está a introdução contínua de recursos de Inteligência Artificial (IA) nas soluções de UC&C. Isso inclui soluções de videoconferência e telefonia habilitadas para IA que ajudam a melhorar a produtividade, bem como recursos que melhoram os resultados de negócios entre funcionários e clientes. A IDC também espera que as implementações de UC&C baseadas em Nuvem aumentem com o tempo, substituindo as implementações locais à medida que a segurança e a integridade dos dados continuam a melhorar. E a integração de soluções de UC com plataformas de contact center continuará à medida que os compradores procuram simplificar suas pilhas de tecnologia e reduzir sua carga administrativa para trabalhar com provedores unificados únicos de recursos de UC, CC e CPaaS.

A IDC define comunicações unificadas e colaboração (UC&C) como um pacote integrado de UC/UCaaS e pilha de soluções de colaboração UC que pode incluir uma solução avançada de telefonia integrada com mensagens (ou seja, e-mail, voz e fax), mensagens instantâneas (IM) ou plataformas de bate-papo, presença e conferência para webconferência, audioconferência e/ou videoconferência.

Essas plataformas também incluem a criação de equipes/Canais para comunicações baseadas em acesso e compartilhamento de conhecimento, além de ferramentas como quadros brancos digitais, compartilhamento de tela, enquetes/pesquisas ao vivo, perguntas e respostas (perguntas e respostas) e recursos de agendamento de reuniões.

Além das plataformas baseadas em software que facilitam essas comunicações, o mercado de UC&C inclui o hardware principal que permite essas comunicações, incluindo telefones IP de mesa, terminais de videoconferência que compreendem sistemas integrados de câmera e microfone e unidades de controle multiponto (MCUs) que conectam vários usuários e dispositivos em uma única rede. Essas soluções de UC&C podem ser fornecidas por meio de infraestrutura local ou em nuvem pública/privada como serviço.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.