book_icon

Gartner faz previsões para Everyday AI e DEX

Quase todos os colaboradores estão se tornando digitais, dedicando mais tempo do que nunca a atividades com tecnologia

Gartner faz previsões para Everyday AI e DEX

Insights e tendências que moldam o futuro da TI e dos negócios serão destaques na conferência Gartner CIO & IT Executive 2024. A Inteligência Artificial (IA) aplicada no dia a dia, também conhecida como Everyday AI e a Experiência Digital dos Colaboradores (DEX) devem alcançar a adoção generalizada em menos de dois anos, de acordo com o novo Hype Cycle for Digital Workplace Applications 2024 do Gartner. Insights como esse e tendências que moldam o futuro da TI e dos negócios, incluindo a aceleração da Transformação Empresarial, modernização de aplicativos, infraestrutura e operações, serão destaque na próxima Conferência Gartner CIO & IT Executive 2024, que ocorrerá 23 a 25 de setembro em São Paulo, no Sheraton São Paulo WTC Hotel (SP).

“A Everyday AI promete eliminar o atrito digital, ajudando os colaboradores a escreverem, pesquisarem, colaborarem e a gerarem ideias”, diz Matt Cain, vice-presidente e Analista do Gartner. “É uma parte essencial da Experiência Digital dos Colaboradores, que é um esforço concentrado para remover o atrito e melhorar a destreza digital da força de trabalho, que por sua vez é um dos fatores- chave que impulsionarão a prosperidade organizacional até 2030.”

O local de trabalho digital está agora entrando na era da Inteligência Artificial aplicada no dia a dia  

O ano de 2024 tem sido crucial para os líderes de aplicações no local de trabalho digital à medida que o foco no trabalho híbrido e remoto diminui e cresce a necessidade de uma concentração estratégica da Inteligência Artificial aplicada no dia a dia. A tecnologia está posicionada no topo das Expectativas Infladas no Hype Cycle para Aplicações no Local de Trabalho Digital de 2024.

Everyday AI é crucial para aumentar a produtividade da força de trabalho
“A tecnologia de Inteligência Artificial aplicada no dia a dia visa ajudar os colaboradores a realizar seu trabalho com rapidez, abrangência e confiança”, diz Adam Preset, vice-presidente e Analista do Gartner. “Ela apoia uma nova forma de trabalhar, onde o software inteligente atua mais como um colaborador do que como uma ferramenta. O local de trabalho digital está agora entrando na era da Inteligência Artificial aplicada no dia a dia.”

À medida que os fornecedores de tecnologia buscam maneiras de melhorar a produtividade dos trabalhadores que vão além das melhorias tradicionais de aplicativos e recursos, eles podem se voltar para a Inteligência Artificial aplicada no dia a dia. Essa tecnologia não só oferece benefícios de produtividade, mas também proporciona novas ofertas comercializáveis, como ferramentas para ajudar os trabalhadores a encontrarem e a sintetizarem informações relevantes, respondendo perguntas de forma mais abrangente e produzindo artefatos de trabalho com mais facilidade.

“A Inteligência Artificial aplicada no dia a dia se tornará mais sofisticada, passando de serviços que, por exemplo, podem classificar e resumir chats e mensagens de e-mail para serviços que podem redigir um relatório já com orientações preliminares”, diz o analista do Gartner. “De muitas maneiras, a Inteligência Artificial aplicada no dia a dia é o futuro da produtividade da força de trabalho.”

Maior ênfase para que as empresas tenham uma estratégia de Experiência Digital dos Colaboradores
Quase todos os colaboradores estão se tornando digitais, dedicando mais tempo do que nunca a atividades com tecnologia. Por isso, as empresas precisam ter uma estratégia para medir e melhorar a Experiência Digital dos Colaboradores para atraírem e reterem talentos, melhorando o engajamento dos funcionários e maximizando o esforço discricionário e a intenção de permanecer na empresa.

Os líderes empresariais estão buscando orientações sobre como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade e o alinhamento organizacional. A Experiência Digital dos Colaboradores enfatiza as melhores práticas que aumentam a destreza digital, atraem e retêm talentos, além de ajudarem os colaboradores a alcançarem os resultados empresariais.

A Experiência Digital dos Colaboradores está no Vale da Desilusão no Hype Cycle do Gartner, o que significa que o interesse está diminuindo à medida que experimentos e implementações falham em entregar os resultados esperados. Para aumentar seu apelo e a relevância, os líderes empresariais devem adotar uma abordagem holística, envolvendo parceiros de tecnologia e de outras frentes, para a construção de um ambiente significativo que capacite os colaboradores a adotarem novas formas de trabalho. Clientes do Gartner podem ler mais em “Hype Cycle for Digital Workplace Applications, 2024.”

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.