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Red Hat e AWS apostam em orquestração de microsserviços e IA

Equipes de desenvolvimento da Red Hat e da AWS, que criaram uma solução chamada AWS Rosa – Red Hat OpenShift Service on AWS, uma solução open source de microsserviços

Red Hat e AWS apostam em orquestração de microsserviços e IA

A Red Hat é uma das grandes parceiras da Amazon Web Services (AWS) e foi uma das patrocinadoras do AWS Summit São Paulo 2024, na semana passada. Nesta entrevista exclusiva, Eduardo Shimizu, diretor de Ecossistemas de Parceiros da Red Hat Brasil, conta sobre essa parceria, o desenvolvimento conjunto de tecnologias e a importância dos parceiros de Canal nessa estratégia.

Como vem sendo construída essa parceria entre Red Hat e AWS?

Nosso relacionamento vem de muito tempo, mais de uma década, e a nossa participação no AWS Summit é fruto dessa parceria. Temos diversas ofertas que são preparadas em conjunto entre as equipes de desenvolvimento da Red Hat e da AWS, que criaram uma solução chamada AWS Rosa (Red Hat OpenShift Service on AWS), que fica disponível no marketplace. Temos uma equipe que fica dentro da AWS para ajudar no desenvolvimento dessa oferta. A Red Hat há muitos anos vem defendendo e divulgando a orquestração de microsserviços. Juntamente com o Kubernetes puro, a Red Hat, com seu OpenShift, é o maior propagador de soluções open source de microsserviços e outras tecnologias. A nossa tecnologia OpenShift é utiliza em conjunto com a AWS, sendo o motor da oferta AWS Rosa, que está disponível, não somente no marketplace, mas também como oferta privada.

Além da AWS, a Red Hat se relaciona com outros provedores. Como é gerenciado esses relacionamentos?

A Red Hat tem em seu DNA ser um propagador do Multi Hybrid Cloud, de forma que a nossa tecnologia OpenShift possa ajudar os clientes que estão na AWS, na Microsoft Azure, no Google Cloud ou que também são clientes no on-premises, com Data Centers privado ou dentro da empresa, para que possam levar as aplicações para a Multinuvem ou Nuvem híbrida. O cliente escolhe qual a Nuvem que é mais aderente às suas necessidades. Sabemos que cada Nuvem tem seus pontos fortes e fracos. Existem soluções que rodam melhor na AWS, outras são melhores dentro do Microsoft Azure ou do Google Cloud, do ponto de vista do cliente. O nosso objetivo é facilitar que esse cliente possa utilizar a estratégia de Multi Hybrid Cloud e possa usar o melhor de cada Nuvem ou on-premises com o OpenShift.

Questões de custos são os principais desafios dos clientes. Como a Red Hat pode ajudar nesta questão?

Em minha opinião, a jornada para a Nuvem não é simplesmente levar o workload para a Nuvem, também envolve otimização, FinOps (gerenciamento financeiro da Nuvem), modernização de aplicações, entre outras. Quando se leva a aplicação para a Nuvem, se o cliente não se preocupa com a modernização, consequentemente irá pagar mais caro no final. Com a modernização, você conseguirá ter uma aplicação mais eficiente e com isso reduzir custos. A Red Hat ajuda nesta questão com o OpenShift Virtualization, que é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações que ajuda os clientes a saírem de um universo monolítico, uma aplicação legada, antiga e pesada, trazendo para um modelo moderno, nativo da Nuvem, rápido e dinâmico, baseado em microsserviços.

A Inteligência Artificial é a tecnologia do momento. Como a Red Hat vem trabalhando isso?

No começo do ano tivemos nosso evento Red Hat Summit, em que fizemos diversos anúncios ligados à Inteligência Artificial. São novos produtos voltados para IA e infraestrutura, que vai permitir novos modelos para a IA ser mais eficiente. Assim, temos o OpenShift AI e o RHEL AI (Red Hat Enterprise Linux AI), que é o nosso sistema operacional Linux desenhado para suportar a Inteligência Artificial. Essas duas ofertas estão disponíveis.

Como a Red Hat vem trabalhando com o Canal para levar essas novas tecnologias para os clientes?

Damos muito foco ao nosso ecossistema, temos em nosso DNA a colaboração, ainda mais com parceiros, nossa estratégia é escalar com parceiros, ter um ecossistema forte com revendas, integradores e provedores de Nuvens. Esses parceiros podem ajudar o cliente a entender suas necessidades. O nosso trabalho com o ecossistema é fundamental, são eles que vão prover as demandas por hardware, softwares e serviços. Anunciamos recentemente uma revitalização do nosso Programa de Canais. A Red Hat está fazendo todo um investimento para melhorar nossas ferramentas, portais, incentivos e benefícios para ser cada vez mais relevante para o parceiro, trazendo mais benefícios. Estamos iniciando esse novo programa com parceiros de distribuição e revendas, e na sequência vamos evoluir para integradores de sistemas, provedores de Nuvens e todos outros parceiros, em um programa único, que vai trazer benefícios para todo o nosso ecossistema. Um ponto fundamental é a capacitação, que é uma questão fundamental dentro do ecossistema, ter o parceiro qualificado, que tem as devidas certificações, que se capacita, que dedica uma equipe para dominar as tecnologias e entregar o melhor resultado ao cliente.

 

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