Uma pesquisa realizada pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e educação em segurança da informação, cibersegurança e continuidade de negócios, revela um cenário preocupante nas empresas brasileiras. O estudo, que entrevistou 500 profissionais de tecnologia e segurança em empresas de diversos setores e portes, mostra que 15% das organizações não investem em treinamento regular de segurança da informação ou cibersegurança para seus colaboradores. A pesquisa destaca que 84% das empresas consideram os colaboradores como a principal porta de entrada para ameaças cibernéticas, seguidos por terceiros contratados (56%) e fornecedores (43%). Este dado está alinhado com tendências globais, em que 82% das violações de dados envolvem o fator humano.
“Nossos resultados mostram uma disparidade alarmante entre a percepção do risco e as ações tomadas pelas diretorias das empresas”, afirma Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus. “Enquanto a maioria reconhece os colaboradores como vulnerabilidade, uma parcela significativa destes, sequer investe em educação, treinamento e conscientização periódica e contínua.”
Entre os principais pontos, foram destacados:
= Cair em golpes de phishing (58%).
– Uso de senhas fracas (50%).
– Descuido geral com informações sensíveis (46%).
Comparativamente, estes números são similares aos encontrados em mercados, aparentemente, mais maduros no tema, como os Estados Unidos, onde o phishing é apontado como responsável por 36% das violações de dados.
A pesquisa também revelou que 13% das empresas respondentes não possuem uma estratégia central ou plano de gestão de riscos cibernéticos. No entanto, as organizações ainda enfrentam desafios significativos para a implementação desses planos:
– 48% citam a falta de profissionais qualificados.
– 38% mencionam recursos financeiros insuficientes.
– 28% apontam a falta de apoio da Alta Administração ou dos donos.
“É encorajador as organizações e seus líderes terem a consciência de que algo tem que ser feito e rápido. A mudança da mentalidade gera a atitude e isto leva a mudança. Falar que se preocupa, sem incluir no Planejamento e Orçamento empresarial não faz mais sentido.”, comenta D’Addario. “A escassez de profissionais qualificados é um desafio global, com estimativas apontando para mais de 3,5 milhões de vagas não preenchidas em cibersegurança até 2025. E os profissionais não irão surgir da noite para o dia. Juntos, escolas, organizações e governos precisam investir mais que falar.”
Global Risk Insights
Para discutir esses resultados e oferecer insights práticos, o Grupo Daryus realizará dois eventos Global Risk Insights, um virtual e outro presencial
A segunda edição do Global Risk Insights acontece de forma gratuita transmitido pela internet, nos dias 19 e 20 de agosto, das 19h às 20h30. O objetivo do evento é apresentar e debater alguns dos principais tópicos do resultado da pesquisa, oferecendo uma visão 360º da cibersegurança no Brasil para empresários e líderes, sem tequiniques. Será uma oportunidade para conhecer as tendências, desafios e melhores práticas na gestão de riscos em um cenário cada vez mais complexo e interconectado, onde sua organização pode obter valorosas ideias para proteção e amadurecimento no tema.
“Queremos auxiliar os empresários e líderes, de vários segmentos e portes, a compreender a cibersegurança no Brasil, riscos e oportunidades de negócios para os próximos anos. A partir de uma análise de dados, foram examinadas as percepções dos gestores, identificando as melhores práticas e recomendações. A intenção do evento é debater esses dados, reconhecendo as lacunas e delineando percepções e direções para estratégias relevantes a fim de mudar o futuro para um cenário melhor e mais protegido para nosso país.”, afirma D’Addario.
A live também oferece uma oportunidade única para garantir um desconto exclusivo no próximo GRM – Global Risk Meeting, uma imersão de dois dias, com uma abordagem inovadora e didática voltada para a proteção efetiva dos negócios em cibersegurança. O evento ocorrerá nos dias 05 e 06 de setembro em São Paulo Capital, e proporcionará aos empresários e líderes acesso, em primeira mão, ao Report Cyber 360 completo, previamente discutido na live Global Risk Insights – 2ª Edição. Um evento de dono para dono, com foco em negócios protegidos e pessoas preparadas.
“O Global Risk Meeting é o principal evento de resiliência cibernética do ano para empresários, CEOs, líderes de TI e cibersegurança. Estamos entusiasmados em oferecer essa imersão de alta qualidade e acesso exclusivo ao Report Cyber 360 para os líderes que mudarão o mercado.”, finaliza D’Addario.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo