book_icon

Salesforce: participação humana é crucial para um futuro com IA autônoma e confiável

Profissionais reconhecem a importância da Inteligência Artificial, mas defendem a participação humana na tomada de decisões

Salesforce: participação humana é crucial para um futuro com IA autônoma e confiável

Uma pesquisa global realizada pela Salesforce, empresa mundial em CRM, revelou que a Inteligência Artificial (IA) já está inserida no cotidiano profissional de 77% dos entrevistados. O estudo Trusted Autonomous Future aponta ainda que a maioria dos profissionais prefere utilizar a tecnologia de forma colaborativa, como apoio em suas tarefas diárias.

A pesquisa, que ouviu profissionais de diversos países, revelou também que 43% dos participantes confiam que a IA auxilie na realização de quase metade de suas atividades – entre as tarefas que os profissionais se sentem mais confortáveis em delegar à IA estão a produção de códigos, a geração de insights de Dados e a redação de conteúdos, visando otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

63% dos profissionais afirmam que mais envolvimento humano aumentaria sua confiança na IA

No entanto, embora a confiança na Inteligência Artificial seja crescente, a pesquisa revelou que os profissionais ainda não estão prontos para delegar todas as tarefas à tecnologia; atividades como integração de novos funcionários, treinamentos e segurança de Dados são preferencialmente supervisionadas por humanos. Essa percepção, porém, pode mudar em breve: o estudo indica que o investimento em conhecimento e educação sobre IA também aumenta a confiança em um futuro com autonomia tecnológica.

Apesar das ressalvas, os 6 mil profissionais entrevistados globalmente demonstram entusiasmo em relação a um futuro impulsionado pela IA – mas enfatizam a importância de manter o toque humano, principalmente na construção da confiança, conhecimento e experiência com as ferramentas de Inteligência Artificial.

“Com o avanço da tecnologia, caminhamos para um futuro em que a IA poderá operar de forma totalmente independente”, observa Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções da Salesforce. No entanto, a pesquisa que realizamos aponta que a participação humana continuará sendo crucial em áreas consideradas mais sensíveis. Dornella destaca um dado importante revelado pelo estudo: a confiança no envolvimento humano em áreas como treinamento e integração de novos colaboradores é crucial para 47% dos entrevistados. Além disso, 40% dos profissionais confiam na segurança de Dados primordialmente à expertise humana.

Principais estatísticas
77% dos profissionais ouvidos confiam em um futuro de IA autônomo e já estão começando a delegar trabalho à IA.
Os trabalhadores já confiam na IA para realizar quase metade (43%) de suas tarefas.
Os líderes confiam na IA para realizar mais da metade (51%) de suas atividades.
80% dos funcionários que usam IA Generativa já estão experimentando um aumento na produtividade.

A maioria dos trabalhadores acredita que os humanos são essenciais para alcançar um futuro autônomo
63% dos profissionais afirmam que mais envolvimento humano aumentaria sua confiança na IA.
62% dos trabalhadores dizem que mais oportunidades de desenvolvimento de habilidades e treinamento aumentariam sua confiança na IA.
Os profissionais que têm conhecimento sobre como a IA é implementada e governada em seu local de trabalho são cinco vezes mais propensos a dizer que confiarão na IA para operar de forma autônoma nos próximos 2 anos.

Metodologia
O estudo global Trusted Autonomous Future foi conduzido pela Salesforce em parceria com a YouGov, entre 20 de março e 3 de abril de 2024. Foram ouvidos quase 6 mil profissionais de empresas de diversos portes e setores em nove países: Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, França, Alemanha, Índia, Cingapura e Suíça.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.