book_icon

O futuro dos centros de distribuição são Robôs Móveis Autônomos

Os AMRs estão ganhando cada vez mais popularidade, devido sua agilidade e otimização de tempo de trabalho dentro de um armazém, além de garantir ROI para as empresas que os implementam

O futuro dos centros de distribuição são Robôs Móveis Autônomos

Você já conhece os AMRs? Também conhecidos como Robôs Móveis Autônomos, essa solução tecnológica atua nos centros de distribuição de grandes empresas do varejo. Através de comandos por software e leitura de QR Code que ficam espalhados pelo chão do armazém, esses robôs se movimentam sozinhos, realizando o trabalho de picking, levando as prateleiras com produtos até os funcionários do Centro de Distribuição. Aguentam até 1.000 kg, tem sensores inteligentes que previnem acidentes e garantem mais qualidade de trabalho às pessoas, que não necessitam mais andar quilômetros de distância em único dia, atrás dos produtos.

“Quando você faz um pedido, online ou no varejo, por exemplo, uma pessoa tem que receber essa tarefa, seja num dispositivo ou numa folha de papel, caminhar dentro do armazém, buscar o item que você comprou e levar até a expedição. Com os AMRs, o robô recebe a tarefa enquanto a pessoa fica parada numa estação; ele busca o item que está na prateleira, e leva até o funcionário. Em operações que pessoas caminhavam 40/50 mil passos por dia, hoje caminham entre 7/8 mil passos, trazendo muito conforto”, explica Tiago Dantas, líder de Robótica na Körber Supply Chain.

Os AMRs estão ganhando cada vez mais popularidade, devido sua agilidade e otimização de tempo de trabalho dentro de um armazém, além de garantir ROI para as empresas que os implementam.

“Quando falamos do futuro dessa tecnologia, não é preciso temer. Os robôs estão no mercado para realizar atividades operacionais, como carregar caixas, enquanto as pessoas são redirecionadas para cargos mais estratégicos, como organizar os envios corretos”, completa Dantas.

A Körber Supply Chain oferece essa tecnologia aqui no Brasil, e, além disso, também realiza demonstrações ao vivo e pessoalmente com os robôs, em seu Centro de Inovação, localizado em Campinas. É possível vê-los em ação, carregando as prateleiras, traçando a rota programada e até carregando a bateria sozinho.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.