book_icon

Remessas de AI PCs representaram 14% do mercado no segundo trimestre

As remessas de PCs com capacidades de IA somaram 8,8 milhões de unidades no período e o cenário está pronto para um aumento significativo nas vendas do segundo semestre e além

Remessas de AI PCs representaram 14% do mercado no segundo trimestre

Um novo estudo da empresa de pesquisas Canalys aponta que no segundo trimestre deste ano as remessas de PCs com capacidades de IA (AI PC) somaram 8,8 milhões de unidades. Esses dispositivos são definidos como desktops e notebooks que incluem um chipset ou bloco para cargas de trabalho de IA dedicadas, como uma NPU. As remessas de PCs com capacidade de IA representaram 14% de todos os PCs enviados no trimestre. Com os roteiros de PCs de IA de todos os principais fornecedores de processadores agora em andamento, o cenário está pronto para um aumento significativo na disponibilidade de dispositivos e na adoção do usuário final no segundo semestre de 2024 e além.

“O segundo trimestre de 2024 deu um impulso significativo à expansão de PCs com capacidade de IA”, disse Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “Junho viu o lançamento dos PCs Copilot + incorporando a série de chips Snapdragon X da Qualcomm, baseada na arquitetura Arm. Embora os volumes de remessa no trimestre tenham sido relativamente pequenos devido às semanas limitadas e à cobertura geográfica de disponibilidade, o amplo compromisso dos OEMs do Windows em adotar esses produtos em seus portfólios é um bom presságio para as perspectivas da categoria. No espaço x86, a Intel aumentou sua entrega de chipsets Core Ultra, relatando forte desempenho sequencial para seus produtos AI PC, enquanto a AMD anunciou sua série Ryzen AI 300 de processadores para notebooks em junho, com lançamentos de produtos a partir de meados de julho”, explicou Dutt.

As remessas de PCs com Windows na faixa acima de US$ 800 cresceram 9% sequencialmente no segundo trimestre de 2024, com as remessas de PCs com capacidade de IA nessas faixas de preço subindo 126%.

“Com uma base sólida agora estabelecida, as remessas de PCs com capacidade de IA estão prontas para ganhar mais força no segundo semestre de 2024”, acrescentou Dutt. “Os fornecedores de processadores e OEMs devem atingir uma base mais ampla de clientes por meio da disponibilidade de novas categorias de produtos em mais faixas de preço”, completou.

Ainda segundo o analista da Canalys, os parceiros de Canal estão sinalizando uma preferência por recursos relacionados à IA em PCs, com cerca de 60% dos entrevistados em uma pesquisa de maio indicando que esperam que os clientes prefiram dispositivos com uma chave Copilot. O desempenho de mercado de PCs com capacidade de IA está amplamente alinhado com as expectativas e a indústria continua no caminho certo para enviar cerca de 44 milhões de unidades em 2024 e 103 milhões de unidades em 2025, de acordo com as previsões da Canalys.

Destaques por fornecedor e plataforma

Com todo o seu portfólio de Mac incorporando chips da série M com o Neural Engine, a Apple possui as maiores remessas de PCs com capacidade de IA e participação do portfólio atualmente. O anúncio do Apple Intelligence, que agora está em fase beta de desenvolvedor nos EUA, trouxe maior clareza aos casos de uso de IA para Mac. Quando os recursos forem lançados, eles serão compatíveis com a grande maioria da base instalada existente do Mac, fornecendo à Apple um rápido dimensionamento da exposição dos usuários às suas experiências de IA.

No mundo Windows, as remessas de PCs com capacidade de IA cresceram 127% sequencialmente. A Lenovo, a maior fornecedora de PCs do mundo, fez sua incursão em PCs com Snapdragon X com o Yoga Slim 7x e o ThinkPad T14s, ajudando a aumentar a participação com capacidade de IA em suas remessas totais de PCs com Windows para cerca de 6% no trimestre. Isso representa um crescimento sequencial de 228% para suas remessas de PCs com capacidade de IA.

A HP alcançou cerca de 8% de participação de PCs com capacidade de IA em suas remessas do Windows, com o lançamento dos PCs Omnibook X 14 e EliteBook Ultra G1 Snapdragon Copilot+, além de suas ofertas de expansão de dispositivos Core Ultra em várias linhas de produtos. A Dell teve pouco menos de 7% de suas remessas do Windows representadas por PCs com capacidade de IA, apoiados por sua forte presença comercial. Lançou PCs Copilot+ em suas linhas XPS, Latitude e Inspiron, mas com disponibilidade escalonada.

“Um dos principais benefícios dos PCs com capacidade de IA que se materializou para OEMs de PCs é o aumento do crescimento em suas ofertas premium”, acrescentou Dutt. “As remessas de PCs com Windows na faixa acima de US$ 800 cresceram 9% sequencialmente no segundo trimestre de 2024, com as remessas de PCs com capacidade de IA nessas faixas de preço subindo 126%. À medida que a gama de recursos de aplicativos próprios e de terceiros que aproveitam a NPU aumenta e os benefícios para desempenho e eficiência se tornam mais claros, a proposta de valor para PCs com capacidade de IA deve permanecer forte. Isso é especialmente importante nos próximos 12 meses, pois uma parte significativa da base instalada será atualizada como parte do ciclo de atualização do Windows em andamento”, afirmou.

Definição de PC compatível com IA da Canalys

No mínimo, um PC com capacidade de IA deve ser um desktop ou notebook que possua um chipset ou bloco dedicado para executar cargas de trabalho de IA no dispositivo. Exemplos desses chipsets dedicados incluem o XDNA da AMD, o Neural Engine da Apple, o AI Boost da Intel e o Hexagon da Qualcomm.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.