A IA cotidiana e a Experiência Digital do Funcionário (DEX) devem alcançar a adoção geral em menos de dois anos, de acordo com o estudo Hype Cycle for Digital Workplace Applications 2024 do Gartner. “A IA cotidiana promete remover o atrito digital, ajudando os funcionários a escrever, pesquisar, colaborar e idealizar”, disse Matt Cain, analista vice-presidente do Gartner. “É uma parte essencial da DEX, que é um esforço concentrado para remover o atrito digital e melhorar a destreza digital da força de trabalho, que por si só é um dos principais fatores que impulsionarão a prosperidade organizacional até 2030”, afirmou.
Segundo o estudo, 2024 é um ano crítico para os líderes de aplicativos de local de trabalho digital, à medida que o foco no trabalho híbrido e remoto diminui e a necessidade de uma concentração estratégica na IA cotidiana aumenta. A IA cotidiana é colocada no pico das expectativas infladas no Gartner Hype Cycle for Digital Workplace Applications 2024.
“A tecnologia de IA cotidiana visa ajudar os funcionários a entregar o trabalho com velocidade, abrangência e confiança”, disse Adam Preset, vice-presidente analista do Gartner. “Ele suporta uma nova maneira de trabalhar, onde o software inteligente está agindo mais como um colaborador do que como uma ferramenta. O local de trabalho digital está entrando na era da IA cotidiana”, afirmou.
À medida que os fornecedores de tecnologia buscam maneiras de melhorar a produtividade entre os trabalhadores que vão além dos aprimoramentos tradicionais de aplicativos e recursos, eles podem olhar para a IA do dia a dia. Essa tecnologia não apenas oferece benefícios de produtividade, mas também fornece novas ofertas comercializáveis, como ferramentas para ajudar os trabalhadores a encontrar e sintetizar informações relevantes, responder a perguntas de forma mais abrangente e produzir artefatos de trabalho com mais facilidade.
“A IA cotidiana se tornará mais sofisticada, passando de serviços que, por exemplo, podem classificar e resumir bate-papos e mensagens de e-mail para serviços que podem escrever um relatório com orientação mínima”, disse Preset. “De muitas maneiras, a IA cotidiana é o futuro da produtividade da força de trabalho”, completou.
Maior ênfase nas organizações para ter uma estratégia DEX
Quase todos os funcionários estão se tornando funcionários digitais, pois passam mais tempo trabalhando com tecnologia do que nunca. Por isso, as organizações devem ter uma estratégia para medir e melhorar a DEX para atrair e reter talentos para melhorar o engajamento dos funcionários e maximizar o esforço discricionário e a intenção de permanecer.
Os líderes empresariais estão procurando orientação sobre como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade e o alinhamento organizacional. A DEX enfatiza as melhores práticas que aumentam a destreza digital, atraem e retêm talentos e ajudam os funcionários a entregar resultados de negócios.
A DEX está no vale da desilusão no ciclo do hype, o que significa que o interesse está diminuindo à medida que os experimentos e implementações não são entregues. Para aumentar o apelo e a relevância em torno da DEX, os líderes de negócios devem adotar uma abordagem holística entre parceiros de TI e não TI para criar um ambiente significativo que capacite os funcionários a adotar novas formas de trabalhar.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo