book_icon

Nium expande operações de pagamentos na AL com presença no Brasil

Empresa global de pagamentos transfronteiriços solicitou licença para fornecer serviços de pagamento, incluindo o gerenciamento de fundos localmente em reais e pagamentos via Pix

Nium expande operações de pagamentos na AL com presença no Brasil

A Nium, empresa global de pagamentos transfronteiriços (cross-border) em tempo real, está fortalecendo sua presença na América Latina solicitando licenças essenciais, ingressando nas principais associações de fintechs, expandindo a presença de funcionários e assinando acordos novos clientes. Essa expansão contínua é um passo em direção ao compromisso da Nium de levar inovações em pagamentos nesta região estratégica.

Neste mês, a Nium solicitou uma Licença de Instituição de Pagamento no Brasil, que permitirá à empresa fornecer serviços de pagamento aos clientes, incluindo o gerenciamento de fundos localmente em reais e pagamentos em tempo real por meio do Pix. Além disso, a Nium está buscando autorização de câmbio no Brasil para aprimorar suas capacidades de transação de câmbio. Essas licenças elevarão a confiança dos clientes nos processos de risco e conformidade líderes do setor da Nium, garantindo transações seguras e eficientes.

O Brasil, especificamente, tem potencial para ser um líder global em inovação de pagamento digital e nossos avanços em soluções de pagamento internacional estão criando impactos significativos em milhões de vidas em todo o mundo

“A América Latina se estabeleceu como pioneira em vários casos de uso transfronteiriços, particularmente em mercados globais onde sua economia de comércio eletrônico prospera em corredores de fornecedores com a Ásia e a Europa”, disse Prajit Nanu, fundador e CEO da Nium. “Reconhecendo esse potencial, há anos investimos estrategicamente na América Latina, conquistando grandes clientes e expandindo nossas operações. Esse crescimento contínuo nos capacita a reforçar ainda mais a paisagem vibrante e dinâmica da região”, completou.

A Nium continua a expandir sua presença de clientes e parceiros na América Latina. A empresa anunciou recentemente uma parceria com o BS2, banco digital no Brasil especializado em soluções fintech para empresas. O BS2 aproveita o produto Global FX da Nium para reduzir os custos de câmbio e permitir pagamentos em tempo real entre o Brasil e os principais corredores comerciais, como China e Emirados Árabes Unidos. O BS2 também se juntou à rede de bancos parceiros da Nium, atuando como Banco Correspondente em Real Brasileiro (BRL) da Nium e auxiliando na liquidação de pagamentos em tempo real para transferências Pix internacionais.

A Nium está presente na região desde 2017. As conquistas recentes de clientes incluem Ouribank, Treviso, OZ Camio e Frente. A Nium e a Ebury, fintech líder especializada em transações de PMEs, também expandiram sua parceria para lançar um serviço inovador de remessas globais no Brasil. Essa colaboração permite que as empresas enviem e recebam pagamentos transfronteiriços rápidos, confiáveis e acessíveis de e para o Brasil.

Além disso, a Nium associou-se à Abracam (Associação Brasileira de Câmbio), entidade que representa instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) a realizar operações de câmbio. Essa associação foi escolhida estrategicamente como parte do compromisso da Nium de fazer parte e contribuir para o mercado financeiro e cross-border brasileiro. Essa associação tem inúmeros benefícios, incluindo defesa regulatória, compartilhamento de conhecimento e maior credibilidade no mercado. A Nium agora tem acesso a insights do setor, recursos exclusivos e oportunidades de colaboração com as principais partes interessadas, com a capacidade de influenciar políticas e promover um ecossistema de apoio ao setor bancário no Brasil.

“Fizemos avanços significativos este ano na expansão de nossa presença na América Latina”, disse Christina Hutchinson, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Latam da Nium. “A Nium está construindo e dimensionando rapidamente os trilhos de pagamento locais em toda a região para ajudar a atender melhor nossas verticais-alvo, que são principalmente bancos, instituições financeiras e plataformas. Também estamos trabalhando para trazer nossa oferta de viagens e emissão de cartões para a região, assim que nossas novas licenças estiverem em vigor. O Brasil, especificamente, tem potencial para ser um líder global em inovação de pagamento digital e nossos avanços em soluções de pagamento internacional estão criando impactos significativos em milhões de vidas em todo o mundo”, afirmou.

A Nium planeja aumentar sua presença física na região, contratando funções estratégicas no desenvolvimento de negócios e parcerias.

Os movimentos feitos na região apoiam o crescimento significativo previsto na América Latina. De acordo com um relatório da McKinsey & Company divulgado no final de 2023, as transações de pagamento transfronteiriço comerciais e baseadas no consumidor na América Latina cresceram dois dígitos entre 2021 e 2022. Em 2020, o Banco Central do Brasil lançou o Pix, um sistema de pagamentos em tempo real que rapidamente se tornou um modelo fundamental na região. O Pix oferece pagamentos instantâneos de conta para conta, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e tem sido amplamente adotado, com cerca de ~800 participantes diretos e indiretos.

De acordo com o Banco Central do Brasil, nos primeiros seis meses de 2024, foram processados impressionantes R$ 11,8 trilhões em transações, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2023. 5 de julhoésimo, 2024 foi o dia de transação mais alto já registrado na rede, com 224 milhões de transações processadas. A Nium fornece conexões globais diretas ao Pix como parte de sua extensa infraestrutura de pagamentos globais.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.