A Accenture anunciou a aquisição da Boslan, fornecedora de serviços de gerenciamento de grandes projetos de infraestrutura, com sede em Bilbao, Espanha. Com a Boslan, a Accenture reinventará a forma como os clientes projetam e executam projetos de infraestrutura líquida zero (net-zero). Ao aplicar Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias digitais ao gerenciamento do ciclo de vida dos ativos, a Accenture e a equipe da Boslan ajudarão os clientes a otimizar seus investimentos em projetos e se tornarem neutros em carbono mais rapidamente. Os detalhes financeiros do negócio não foram revelados.
A Boslan ajuda seus clientes a projetar e supervisionar a construção de infraestrutura para a transição líquida zero, como parques eólicos on-shore e offshore, usinas de energia solar, redes inteligentes, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e usinas de hidrogênio. Também suporta a construção de Data Centers e infraestrutura crítica. Os serviços prestados pela Boslan incluem estudos de viabilidade, planejamento de projetos, controle de custos e qualidade, negociação e gerenciamento de contratos, revisões de projetos, assistência na compra de equipamentos e supervisão de trabalhos de campo. Os clientes da empresa são organizações dos setores público e privado nos setores de energia renovável, petróleo e gás, infraestrutura, data centers e serviços públicos.
A Boslan adiciona mais de 1 mil profissionais de engenharia e gerenciamento de projetos à Accenture, a maioria dos quais está sediada na Espanha e no Brasil. A empresa também está presente em Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e México. A equipe se junta à prática de projetos de infraestrutura e capital da Accenture em seu serviço de engenharia e manufatura digital, Industry X.
Com a aquisição da Boslan, a Accenture continua a expandir seus serviços para ajudar os clientes a concluir projetos de capital – grandes projetos de infraestrutura de longo prazo – de forma mais previsível e eficiente. A Boslan marca a primeira aquisição de projetos de capital da Accenture na Europa, onde os gastos com a transição para energia limpa aumentaram para US$ 341 bilhões em 2023. No ano passado, a Accenture adquiriu a Anser Advisory nos Estados Unidos e o Comtech Group no Canadá para aproveitar um mercado anual endereçável de US$ 88 bilhões na América do Norte.
“As empresas europeias do setor de energia e serviços públicos estão liderando a transição para energia renovável e garantindo que a energia de baixa emissão de carbono seja competitiva”, disse Götz Erhardt, que lidera a Industry X na Europa, Oriente Médio e África da Accenture. “A Boslan ajudou a ser pioneira em muitos projetos neste espaço. Sua experiência em engenharia e indústria reforçará nossas capacidades para ajudar os clientes na Europa e globalmente a realizar suas ambições líquidas zero. Também aumentará nossa presença como fornecedora global de serviços de infraestrutura e projetos de capital, incluindo soluções digitais e de IA para gerenciamento do ciclo de vida de ativos, que são essenciais para a reinvenção de projetos de infraestrutura”, completou.
“A Espanha está na vanguarda da transição para zero líquido devido à experiência, conhecimento e capacidades de nosso país neste setor. Temos o prazer de receber os profissionais da Boslan na Accenture. Juntos, traremos o poder dos dados e da IA para a engenharia para ajudar nossos clientes de infraestrutura de energia, industrial e pública e privada a executar seus projetos de infraestrutura de transição energética de forma mais eficiente, segura e previsível”, acrescentou Mercedes Oblanca, líder da unidade de mercado ibérico da Accenture.
“Como parceira de longa data de muitos de nossos clientes, a Boslan tem ajudado as organizações a adotar continuamente novas tecnologias para projetos de infraestrutura e projetos de energia em grande escala, como parques eólicos offshore e infraestrutura de hidrogênio, alguns dos quais se tornaram marcos no setor de energia. Ao ingressar na Accenture, estamos expandindo nossos serviços para clientes com soluções de tecnologia avançada, recursos de consultoria e transformação e alcance global”, finalizou saac Gómez, CEO da Boslan.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo