A Fujitsu divulgou os resultados do seu estudo “2024 Fujitsu SX Survey – Accelerating Sustainability Transformation with AI”. O relatório, que analisa os resultados de uma pesquisa abrangente com 800 executivos de nível C (CxOs) de 15 países em todo o mundo, visa fornecer uma compreensão das tendências globais em Transformação da Sustentabilidade (SX), em especial a utilização da IA no SX e o impacto da IA nas empresas e nas sociedades.
Desde 2022, a Fujitsu realiza pesquisas para examinar e entender as tendências do SX. A pesquisa anterior se concentrou na criação de valor de negócios e sustentabilidade. Desta vez, em colaboração com a Oxford Economics, a Fujitsu investigou como as organizações estão se adaptando aos rápidos avanços da IA, com foco no uso da IA dentro das organizações e nos desafios únicos da IA para SX. O relatório oferece recomendações valiosas para ações que os CxOs podem tomar agora para implementar com sucesso o SX usando IA e outras tecnologias digitais.
Atualmente, os negócios e a sociedade estão passando por enormes mudanças devido aos rápidos avanços das tecnologias digitais. Responder a questões de sustentabilidade, como tensões geopolíticas e mudanças climáticas, continua sendo um desafio crucial de gestão. Ao utilizar ativamente as percepções e conhecimentos adquiridos com este inquérito, a Fujitsu continuará a trabalhar com os clientes para alcançar a sua visão de se tornar “uma empresa de tecnologia que realiza resultados positivos por meio de serviços digitais” até 2030.
Resumo dos resultados da pesquisa
1. As organizações aumentam as iniciativas de IA, com a expectativa de que a IA permeie todas as operações de negócios nos próximos três anos
Mais da metade dos CxOs pesquisados reconhecem que responder ao rápido avanço da IA será crucial para o sucesso futuro dos negócios, indicando que eles estão fortalecendo suas iniciativas de IA. 80% dos CxOs pretendem usar a IA para a tomada de decisões complexas, incluindo o aprimoramento das funções de produtos e serviços e o suporte à decisão de gerenciamento, ambos anteriormente difíceis de alcançar com a IA. Isso sugere que a IA deve permear quase todos os aspectos dos negócios, permitindo uma transformação radical nos próximos três anos.
Além disso, 75% dos CxOs acreditam que a colaboração entre pessoas e IA progredirá, mudando significativamente os processos de negócios. Para prosperar nesta era, os funcionários precisarão desenvolver novas habilidades que complementem a IA, como pensamento crítico, definição correta de metas e aplicação de sentido para garantir que as atividades atendam ao propósito certo, permitindo que eles aproveitem a IA para liberar sua criatividade.
2. Muitas organizações estão nos estágios iniciais da introdução da IA
O nível de adoção e progresso da IA varia significativamente entre as organizações. De acordo com a pesquisa, cerca de 40% das organizações ainda não desenvolveram uma estratégia de IA em toda a organização. Apenas 12% das organizações comprometeram a alocação de recursos para o uso de IA por meio de estratégias e diretrizes de IA em toda a organização.
3. A IA está acelerando o SX
Mais de 60% dos CxOs acreditam que o aumento do uso da IA contribuirá para impulsionar a transformação digital e enfrentar os desafios sociais.
Na prática, organizações pioneiras que estabeleceram visões e estratégias de sustentabilidade, aprimoraram suas capacidades organizacionais e adotaram ativamente tecnologias centradas em IA têm uma taxa de sucesso mais alta na conversão de iniciativas de sustentabilidade em receita e na obtenção de sucesso nos negócios em comparação com outras organizações.
As recomendações a seguir, baseadas nos resultados da pesquisa e nas práticas de organizações pioneiras, visam orientar os CxOs na implementação bem-sucedida do SX.
(1) Usar a IA para expandir as habilidades das pessoas e melhorar seu bem-estar.
(2) Formular e implementar uma estratégia e diretriz de IA para maximizar o potencial da IA.
(3) Usar a IA para responder aos desafios de sustentabilidade.
(4) Fortalecer a capacidade organizacional de se envolver na sustentabilidade como negócios.
(5) Construir ecossistemas orientados para a sustentabilidade.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo