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Quase 90% das empresas usam IA, mas infraestrutura é desatualizada

Novo relatório da Cloudera explorou os desafios e barreiras que existem para a adoção da IA corporativa em empresas globais e aplicativos atuais

Quase 90% das empresas usam IA, mas infraestrutura é desatualizada

A Cloudera, provedora global de plataforma híbrida para dados, análises e IA, anunciou nesta terça-feira (30/7) os resultados de sua pesquisa The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture. O relatório – que se baseia em uma pesquisa com 600 líderes de TI localizados nas regiões dos EUA, EMEA e APAC – explorou os desafios e barreiras que existem para a adoção da IA corporativa em empresas globais e aplicativos atuais. Ele também explorou planos para adoção de IA, o estado da infraestrutura de dados e os benefícios do gerenciamento de dados híbridos em relação à adoção de IA corporativa. A pesquisa revelou que, embora a grande maioria das empresas esteja adotando a IA de alguma forma (88%), muitas ainda não possuem a infraestrutura de dados necessária e as habilidades dos funcionários para realmente se beneficiar dela.

Gerenciar os dados onde eles residem é a coisa mais importante quando se trata de adotar a IA – ser capaz de executar modelos de maneira econômica onde esses dados já residem

Nos últimos anos, a IA tornou-se um fenômeno global, principalmente por sua capacidade de turbinar as operações de negócios, permitir a tomada de decisões informadas, acelerar a inovação e aprimorar as experiências de funcionários e clientes. No entanto, nem todas as organizações foram capazes de colher os benefícios. A pesquisa descobriu que as principais barreiras para a adoção da IA eram preocupações com os riscos de segurança e conformidade que a IA apresenta (74%), não ter o treinamento ou talento adequado para gerenciar ferramentas de IA (38%) e ferramentas de IA serem muito caras (26%). Essas descobertas sinalizam que, apesar da rápida adoção da IA, muitos pilares de uma estratégia de IA resiliente estão sendo negligenciados ou esquecidos.

Uma das principais descobertas da pesquisa é que todos os esforços de IA estão, em última análise, vinculados a dados confiáveis. Enquanto 94% dos entrevistados disseram que confiam em seus dados, 55% também disseram que preferem fazer um tratamento de canal do que tentar acessar todos os dados de sua empresa. Essa frustração é impulsionada por desafios, incluindo conjuntos de dados contraditórios (49%), incapacidade de governar dados entre plataformas (36%) e muitos dados (35%). Essas áreas de frustração sinalizam que muitas empresas podem estar perdendo uma arquitetura de dados moderna que capacite o acesso aos dados em toda a organização – onde quer que eles estejam – de maneira segura, acessível e confiável.

Desde a automação e simplificação de processos de TI até a criação de chatbots capazes de atender às necessidades dos clientes da linha de frente de forma rápida e eficaz, até o aproveitamento de análises para promover uma melhor tomada de decisões, a pesquisa revelou que os principais casos de uso de IA incluíam melhorar as experiências do cliente (60%), aumentar a eficiência operacional (57%) e agilizar a análise (51%).

Melhorando a experiência do cliente: as empresas estão aplicando a tecnologia de IA para aprimorar a segurança e a detecção de fraudes (59%), automatizar aspectos do suporte ao cliente (58%), alavancar o atendimento ao cliente preditivo (57%) e potencializar os chatbots (55%), tudo com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência mais segura, simples e intuitiva.

Aumentando a eficiência operacional: a IA está sendo integrada em quase todas as facetas dos negócios. A pesquisa descobriu que os departamentos de TI não são os únicos que usam IA, 52% dos entrevistados relataram usá-la para atendimento ao cliente, como chatbots mais bem informados, e 45% indicaram que ela é usada para marketing, como analisar dados de call center para oferecer incentivos mais direcionados aos clientes.

Agilizando a análise: o acesso mais rápido, fácil e confiável à análise significa uma tomada de decisão mais informada, dando às empresas que aproveitam a IA uma vantagem competitiva distinta. Quase 80% dos entrevistados disseram que é “completamente” ou “muito” verdade que sua empresa está usando todos os dados à sua disposição para tomar decisões de negócios mais inteligentes. Esses dados fornecem informações de missão crítica, portanto, o acesso a todos os dados de uma organização é fundamental.

“Para a maioria das empresas, a qualidade de seus dados não é ótima, eles estão distribuídos em várias infraestruturas e não são documentados de maneira eficiente, e estamos vendo as consequências disso apresentadas nos desafios identificados pela pesquisa”, disse Abhas Ricky, diretor de Estratégia da Cloudera. “Gerenciar os dados onde eles residem é a coisa mais importante quando se trata de adotar a IA – ser capaz de executar modelos de maneira econômica onde esses dados já residem. Em vez de trazer os dados para os modelos, as empresas estão começando a perceber as vantagens de trazer modelos de IA para seus dados”, completou.

 

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