Para acelerar o desenvolvimento de humanoides em escala global, a Nvidia anunciou que está fornecendo, aos líderes mundiais de manufatura de robôs, desenvolvedores de modelos de IA e produtores de software, uma suíte de serviços, modelos e plataformas de computação para desenvolverem, treinarem e criarem a próxima geração de robôs humanoides.
Entre as ofertas, estão os novos microsserviços Nvidia NIM e as estruturas para simulação e aprendizado robóticos, o serviço de orquestração Nvidia Osmo para execução de cargas de trabalho de robótica em vários estágios e um fluxo de trabalho de teleoperação habilitada por IA e simulação que permite que os desenvolvedores treinem robôs usando pequenos volumes de dados humanos de demonstração.
“A próxima onda da IA é a robótica, e um dos desenvolvimentos mais entusiasmantes é o dos robôs humanoides”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Estamos trazendo avanços para toda a pilha de robótica da Nvidia, abrindo o acesso para desenvolvedores e empresas de humanoides no mundo todo poderem usar as plataformas, bibliotecas de aceleração e modelos de IA mais adequados às suas necessidades”, completou.
Os microsserviços NIM oferecem contêineres pré-fabricados alimentados pelo software de inferência da Nvidia que permite, aos desenvolvedores, reduzirem o tempo de implementação de semanas para minutos. Dois novos microsserviços de IA permitirão que os roboticistas aperfeiçoem os fluxos de trabalho de simulação para IA física generativa no Nvidia Isaac Sim, uma aplicação de referência para simulação robótica baseada na plataforma Nvidia Omniverse.
O microsserviço MimicGen NIM gera dados de movimento sintéticos baseados nos dados gravados de teleoperação de dispositivos de computação espacial como o Apple Vision Pro. O microsserviço Robocasa NIM gera tarefas robóticas e ambientes prontos para simulação no OpenUSD, uma estrutura universal para desenvolvimento e colaboração dentro de mundos 3D.
Já o Nvidia Osmo, já disponível, é um serviço gerenciado nativo do cloud que permite aos usuários orquestrarem e escalarem complexos fluxos de trabalho de desenvolvimento de robótica em recursos de computação distribuídos, sejam locais, sejam no cloud.
O Osmo simplifica enormemente os fluxos de trabalho de treinamento e simulação de robôs, cortando o tempo do ciclo de implantação e desenvolvimento de meses para menos de uma semana. Os usuários podem visualizar e gerenciar várias tarefas – como gerar dados sintéticos, treinar modelos, conduzir aprendizagem de reforço e implementar testes de software no loop em escala para humanoides, robôs móveis autônomos e manipuladores industriais.
“Ao acelerar o desenvolvimento de robótica humanoide, estamos oferecendo às principais fabricantes de robôs e desenvolvedores de IA uma gama incomparável de serviços e ferramentas. Com os microserviços Nvidia NIM e o serviço Osmo, estamos tornando mais rápido e eficiente o processo de criação e treinamento de robôs humanoides, permitindo que mais indústrias e desenvolvedores adotem tecnologias avançadas para inovar e avançar no campo da robótica”, reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.
Avanços para desenvolvedores de robôs humanoides
Treinar os modelos fundamentais para robôs humanoides exige uma quantidade incrível de dados. Um jeito de captar os dados de demonstração de humanos é usar a teleoperação, mas esse é um processo que está se tornando cada vez mais caro e demorado.
Um fluxo de trabalho de referência habilitado para IA e Omniverse da Nvidia demonstrado na conferência de gráficos computadorizados Siggraph permite que os pesquisadores e desenvolvedores de IA gerem volumes enormes de dados de percepção e movimentos sintéticos a partir de uma quantidade mínima de demonstrações humanas capturadas remotamente.
Primeiro, os desenvolvedores usam o Apple Vision Pro para capturar um pequeno número de demonstrações teleoperadas. Depois, eles simulam as gravações no Nvidia Isaac Sim e usam o microsserviço MimicGen NIM para gerarem conjuntos de dados sintéticos a partir das gravações.
Os desenvolvedores treinam o modelo fundamental humanoide Project GR00T com dados reais e sintéticos, permitindo que os desenvolvedores economizem tempo e reduzam custos. Depois, eles usam o microsserviço Robocasa NIM no Isaac Lab, uma estrutura de aprendizagem robótica, para gerarem experiências para retreinar o modelo robótico. Através do fluxo de trabalho, o Nvidia Osmo atribui perfeitamente os trabalhos de computação para fontes diferentes, economizando semanas de tarefas administrativas para os desenvolvedores.
Tecnologias para desenvolvedores de humanoides
A Nvidia oferece três plataformas de computação para facilitar o desenvolvimento de robôs humanoides: Supercomputadores de IA Nvidia para treinar os modelos; Nvidia Isaac Sim baseado no Omniverse, no qual os robôs podem aprender e refinar suas habilidades em mundos simulados; e computadores Nvidia Jetson Thor para robôs humanoides, para execução dos modelos. Os desenvolvedores podem acessar e usar tudo o que as plataformas oferecem, ou apenas uma parte delas, de acordo com suas necessidades específicas.
Por meio de um novo programa para desenvolvedores de robôs humanoides da Nvidia, os desenvolvedores poderão ter acesso antecipado às novas ofertas, bem como às mais recentes versões do Nvidia Isaac Sim, Nvidia Isaac Lab, Jetson Thor e aos modelos fundamentais de humanoides para uso geral Project GR00T.
1x, Boston Dynamics, ByteDance Research, Field AI, Figure, Fourier, Galbot, LimX Dynamics, Mentee, Neura Robotics, RobotEra e Skild AI estão entre as primeiras a participarem do programa de acesso antecipado.
“A Boston Dynamics e a Nvidia têm uma longa história de colaboração estreita para superarem os limites do que é possível na robótica”, disse Aaron Saunders, diretor de Tecnologia da Boston Dynamics. “Estamos realmente animados para vermos os frutos desse trabalho acelerando todo o setor, e o programa de acesso antecipado é um jeito fantástico de acessar a melhor tecnologia do setor”, completou.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo