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Gartner prevê que 30% dos projetos de GenAI serão abandonados até 2025

Um grande desafio surge ao justificar o investimento substancial em GenAI para aumentar a produtividade, o que pode ser difícil de traduzir diretamente em benefício financeiro

Gartner prevê que 30% dos projetos de GenAI serão abandonados até 2025

Pelo menos 30% dos projetos de IA generativa (GenAI) serão abandonados após a prova de conceito até o final de 2025, devido à baixa qualidade dos dados, controles de risco inadequados, custos crescentes ou valor comercial pouco claro, de acordo com o Gartner.

“Após o hype do ano passado, os executivos estão impacientes para ver retornos sobre os investimentos em GenAI, mas as organizações estão lutando para provar e obter valor. À medida que o escopo das iniciativas se amplia, o ônus financeiro do desenvolvimento e implantação de modelos GenAI é cada vez mais sentido”, disse Rita Sallam, Distinguished VP Analyst do Gartner.

Se os resultados de negócios atenderem ou excederem as expectativas, isso representa uma oportunidade de expandir os investimentos, dimensionando a inovação e o uso da GenAI em uma base de usuários mais ampla

Um grande desafio para as organizações surge ao justificar o investimento substancial em GenAI para aumentar a produtividade, o que pode ser difícil de traduzir diretamente em benefício financeiro, de acordo com o Gartner. Muitas organizações estão aproveitando o GenAI para transformar seus modelos de negócios e criar novas oportunidades. No entanto, essas abordagens de implementação vêm com custos significativos, variando de US$ 5 milhões a US$ 20 milhões.

“Infelizmente, não existe um tamanho único para todos com a GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias”, disse Rita. “O que você gasta, os casos de uso em que investe e as abordagens de implementação que você adota, tudo determina os custos. Se você é um disruptor de mercado e deseja infundir IA em todos os lugares, ou se tem um foco mais conservador em ganhos de produtividade ou na extensão de processos existentes, cada um tem diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico”, observou.

Independentemente da ambição da IA, a pesquisa do Gartner indica que a GenAI requer uma maior tolerância para critérios de investimento financeiro futuro e indireto versus retorno imediato sobre o investimento (ROI). Historicamente, muitos CFOs não se sentiam confortáveis em investir hoje em valor indireto no futuro. Essa relutância pode distorcer a alocação de investimentos para resultados táticos versus estratégicos.

Percebendo o valor do negócio

Os primeiros usuários em todos os setores e processos de negócios estão relatando uma série de melhorias de negócios que variam de acordo com o caso de uso, tipo de trabalho e nível de habilidade do trabalhador. De acordo com uma pesquisa recente do Gartner, os entrevistados relataram um aumento de receita de 15,8%, 15,2% de economia de custos e 22,6% de melhoria de produtividade em média. A pesquisa com 822 líderes empresariais foi realizada entre setembro e novembro de 2023.

“Esses dados servem como um ponto de referência valioso para avaliar o valor comercial derivado da inovação do modelo de negócios GenAI”, disse Rita. “Mas é importante reconhecer os desafios em estimar esse valor, pois os benefícios são muito específicos da empresa, do caso de uso, da função e da força de trabalho. Muitas vezes, o impacto pode não ser imediatamente evidente e pode se materializar com o tempo. No entanto, esse atraso não diminui os benefícios potenciais”, completou.

Calculando o impacto nos negócios

Ao analisar o valor comercial e os custos totais da inovação do modelo de negócios GenAI, as organizações podem estabelecer o ROI direto e o impacto no valor futuro, de acordo com o Gartner. Isso serve como uma ferramenta crucial para tomar decisões de investimento informadas sobre a inovação do modelo de negócios GenAI.

“Se os resultados de negócios atenderem ou excederem as expectativas, isso representa uma oportunidade de expandir os investimentos, dimensionando a inovação e o uso da GenAI em uma base de usuários mais ampla ou implementando-o em divisões de negócios adicionais”, comentou Rita. “No entanto, se eles ficarem aquém, pode ser necessário explorar cenários alternativos de inovação. Esses insights ajudam as organizações a alocar recursos estrategicamente e determinar o caminho mais eficaz a seguir”, finalizou.

 

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