book_icon

Empresas investem cada vez mais em soluções de tecnologia Open e IA

Ferramentas proporcionam ao mercado inovação, otimização de processos e melhora na eficiência de produtos ou serviços

Empresas investem cada vez mais em soluções de tecnologia Open e IA

A pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em Dados, Analytics e IA”, produzida pela SAS, mostrou que o Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso de Inteligência Artificial, onde 63% das companhias que utilizam Dados e Analytics também operam com IA, em comparação a uma média de 47% da região.

Além disso, o crescimento do compartilhamento de Dados por tecnologia open, o Open Finance, vem ganhando espaço no País de forma acelerada. Segundo relatório anual divulgado no início de junho, apenas em 2023 o número de consentimentos foi de cerca de 97% e a quantidade de ativos chegou a mais de 42 milhões.

De acordo com Lígia Novazzi, COO e sócia da Teros, empresa especializada em automação inteligente via Mundo Open, em um cenário cada vez mais tecnológico, as organizações têm se beneficiado dessas inovações: “As companhias encontraram vantagens significativas por meio desses sistemas para otimizar processos, melhorar a eficiência e criar produtos mais inteligentes e personalizados”.

A COO conta que as ferramentas estão presentes em diversos segmentos, como no setor financeiro, onde a IA está revolucionando a análise de risco e a detecção de fraudes. Bancos e instituições financeiras também estão implementando algoritmos de Machine Learning para monitorar transações em tempo real, identificar padrões suspeitos e prevenir atividades fraudulentas.

“Fintechs estão reduzindo as taxas cobradas de seus clientes nas transações por cartões de crédito e débito e operações B2B estão utilizando pricing para superar desafios no ciclo de precificação, com o apoio de Open Finance, Open Gov e Open APIs. São revoluções apresentadas pelo mercado que se aproximam diariamente de sistemas open e IA”, complementa Lígia.

Como outro exemplo de solução que pode ser implementada, Novazzi ressalta um cenário em que há a necessidade de alugar um galpão corporativo, uma loja ou um imóvel de alto valor. Neste caso, normalmente, o processo de verificação de documentos, bens e capacidade de pagamento do cliente pode levar até 60 dias. Contudo, a Teros desenvolveu uma esteira de automação inteligente, utilizando Dados do Open Finance e do Open Gov que reduz significativamente esse tempo e melhora a usabilidade do processo.

“As soluções open e de Inteligência Artificial estão e vão estar ao longo do tempo ainda mais inseridas nas estratégias empresariais, proporcionando um impulso significativo à inovação e à competitividade. À medida que essas tecnologias continuam a evoluir, podemos esperar que seu impacto seja transformador, em todos os segmentos e em qualquer tamanho de serviço”, finaliza a COO.

Foto: banco de imagem

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.