Há muito tempo o mundo corporativo usa ferramentas de integração e comunicação como forma de otimizar o tempo dos funcionários. O telefone com ramais caiu em desuso, mas a comunicação interna continuou existindo com as conhecidas ferramentas de chat. Mas até elas evoluíram e passaram de simples aplicativos de conversas para sistemas muito maiores, onde é possível integrar equipes e aplicativos, trocar arquivos, informações e criar fluxos de trabalho personalizados.
Com o uso da Inteligência Artificial, algumas dessas ferramentas podem criar respostas automáticas que vão além da simples comunicação entre os colaboradores. Um exemplo disso é o Slack, que você provavelmente já conhece. Logo que foi lançado ele era muito usado por equipes de desenvolvimento de sistemas, mas agora é uma ferramenta essencial para os gestores que querem promover o bom desempenho de suas equipes em diferentes áreas, incluindo vendas e negócios.
Por exemplo, percebo que uma das dores comuns do mercado é ter representantes de vendas sobrecarregados com tarefas repetitivas. De acordo com o relatório State of Sales, da Salesforce, esses profissionais gastam 72% do seu tempo de trabalho em atividades não relacionadas a vendas. Esse é só um dos desafios que podem ser solucionados com ferramentas como o Slack: fluxos de trabalho automatizados ajudam as equipes a controlarem suas tarefas e trabalharem com mais rapidez, conectando e engajando outras plataformas e as pessoas com quem elas trabalham. Ao utilizar Inteligência Artificial, a plataforma permite, por exemplo, acelerar as buscas, gerar resumos de Canais e elaborar respostas. Também, permite que as equipes se conectem com os clientes, parceiros e fornecedores em espaços de trabalho compartilhados, facilitando a colaboração e a inovação.
Por ser compatível com qualquer sistema CRM disponível no mercado, é possível, a partir do Slack, acessar e editar as principais funcionalidades em tempo real, como a atualização de valores, datas e até mesmo segmentação de fluxo de caixa. Além disso, a ferramenta pode ser usada para ajudar novos representantes de vendas a se atualizarem sobre um projeto ou canal da conta, resumindo tudo que aconteceu desde que entraram e muito mais.
Sem falar na possibilidade de interagir com leads diretamente da plataforma, o que inclui desde a criação de tarefas para acompanhamento até notas e interações personalizadas, com a criação de comandos de texto que atendam a exigências específicas. Com isso, todas as informações são mantidas em um só lugar, facilitando a colaboração e a tomada de decisões.
Muito além da ferramenta: o que torna uma equipe produtiva?
Segundo Dados da pesquisa The Total Economic Impact of Slack for Sales Teams, da Forrester, o Slack acelera as vendas e aumenta a receita de companhias em cerca de R$13,8 milhões. Com este tipo de plataforma é possível traçar uma visão de futuro baseada na convergência digital, em que todos os produtos, serviços e plataformas funcionem de maneira integrada e harmônica, com ofertas mais abrangentes aos consumidores e parceiros, gerando uma ampla gama de produtos, ganhos de escala e redução de riscos.
Porém, todo esse “empoderamento digital” só acontecerá se os líderes tiverem uma visão abrangente das capacidades – tanto da equipe, como da ferramenta. Como advisor de tecnologia, apoiamos as lideranças na análise, em profundidade, do impacto que a tecnologia tem para a organização, além de apoiar o mercado no desenvolvimento de habilidades disruptivas e sua aplicação efetiva.
Com um gerenciamento adequado é possível que a ferramenta seja o checkpoint nas comunicações, colaborações e automações dos seus clientes com a equipe de vendas, por exemplo. Com base em um estudo realizado pela Salesforce, empresas de tecnologia que integram o Slack em suas operações observam, em média, um retorno sobre investimento (ROI) de 29%. Este valor não apenas reflete a eficiência financeira, mas também destaca como o Slack contribui para a eficiência organizacional. Através de automações personalizáveis e centralização de informações, o Slack se torna um aliado poderoso na otimização de processos internos.
Quando se entende onde a companhia deseja chegar, torna-se possível traçar estratégias, mas também ir além: garantir que a jornada até o alvo seja uma viagem tranquila, deve fazer parte do processo. Como gestores, é nosso papel entender as demandas e quais plataformas podem se integrar ao ecossistema colaborativo, além de garantir uma experimentação robusta por toda a equipe envolvida. Somente assim teremos resultados surpreendentes!
Por Thales Calmon, diretor comercial da Gentrop.
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