book_icon

Precificação inteligente ganha espaço no Brasil e aumenta produtividade

O pricing traz vantagens significativas para a produtividade, usando tecnologia avançada, como IA e Big Data para determinar preços de maneira mais eficiente e competitiva

Precificação inteligente ganha espaço no Brasil e aumenta produtividade

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela OasisLab, foi constatado que, em 2021, 87% das empresas, no Brasil, já investiam em ações de Transformação Digital. Junto a isso, 87% dessa parcela entende que o aumento de vendas é um dos principais benefícios dessa iniciativa, sendo cada vez mais necessário esforços em estratégias que utilizam recursos tecnológicos.

Dentre as opções automatizadas que crescem entre as organizações, a precificação inteligente emerge como um sistema positivo, segundo Lígia Novazzi, COO e sócia da Teros, empresa especializada em automação inteligente via Mundo Open. Para Lígia, o pricing pode trazer vantagens significativas para a produtividade das companhias, usando tecnologia avançada, como Inteligência Artificial (IA) e análise de Big Data, para determinar preços de maneira mais eficiente e competitiva.

O valor percebido pelos clientes é influenciado por diversos fatores, sobretudo a solução que o produto oferece, o impacto positivo e as opções alternativas disponíveis no mercado

“A empresas adotam este método para conseguirem ajustar seus preços em tempo real, respondendo rapidamente às mudanças no mercado e na demanda dos consumidores. Essa prática não só otimiza a receita, mas também melhora a experiência do cliente, oferecendo preços mais justos e atrativos. Além disso, a precificação inteligente permite identificar padrões de consumo e prever tendências, possibilitando uma gestão mais estratégica dos negócios”, ressalta Lígia.

Segundo a executiva, com crescente adoção dessa tecnologia no Brasil, companhias de diversos tamanhos e segmentos, tanto para produtos quanto para serviços, estão experimentando um aumento expressivo na produtividade e na lucratividade.

Já no que diz respeito à implementação, Lígia pontua que são precisos passos importantes para adotar a precificação inteligente na organização. “Começa com a coleta de dados, que vai reunir todas as informações sobre custos, concorrência, demanda e comportamento do consumidor. Após, entra a parte de análise desses dados, definição de estratégias de precificação, implementação de tecnologias com softwares e/ou ferramentas de pricing automática, e monitoramento contínuo no desempenho dos preços, ajustando-os conforme necessário”, comenta.

Com o novo sistema em funcionamento, de acordo com a especialista, os benefícios para as companhias podem incluir: maximização de lucros, visto que ajustes precisos nos preços aumentam a margem de lucro; competitividade, que faz com que a empresa responda rapidamente às mudanças de mercado; eficiência operacional, economizando tempo e recursos; personalização, de modo a oferecer preços personalizados que ampliam a satisfação e fidelização dos clientes; e redução de erros.

“O valor percebido pelos clientes é influenciado por diversos fatores, sobretudo a solução que o produto oferece, o impacto positivo e as opções alternativas disponíveis no mercado. Diante disso, o preço não apenas atrai clientes, mas também torna-se fator crucial para assegurar a rentabilidade do negócio”, finaliza a executiva.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.