De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela OasisLab, foi constatado que, em 2021, 87% das empresas, no Brasil, já investiam em ações de Transformação Digital. Junto a isso, 87% dessa parcela entende que o aumento de vendas é um dos principais benefícios dessa iniciativa, sendo cada vez mais necessário esforços em estratégias que utilizam recursos tecnológicos.
Dentre as opções automatizadas que crescem entre as organizações, a precificação inteligente emerge como um sistema positivo, segundo Lígia Novazzi, COO e sócia da Teros, empresa especializada em automação inteligente via Mundo Open. Para Lígia, o pricing pode trazer vantagens significativas para a produtividade das companhias, usando tecnologia avançada, como Inteligência Artificial (IA) e análise de Big Data, para determinar preços de maneira mais eficiente e competitiva.
“A empresas adotam este método para conseguirem ajustar seus preços em tempo real, respondendo rapidamente às mudanças no mercado e na demanda dos consumidores. Essa prática não só otimiza a receita, mas também melhora a experiência do cliente, oferecendo preços mais justos e atrativos. Além disso, a precificação inteligente permite identificar padrões de consumo e prever tendências, possibilitando uma gestão mais estratégica dos negócios”, ressalta Lígia.
Segundo a executiva, com crescente adoção dessa tecnologia no Brasil, companhias de diversos tamanhos e segmentos, tanto para produtos quanto para serviços, estão experimentando um aumento expressivo na produtividade e na lucratividade.
Já no que diz respeito à implementação, Lígia pontua que são precisos passos importantes para adotar a precificação inteligente na organização. “Começa com a coleta de dados, que vai reunir todas as informações sobre custos, concorrência, demanda e comportamento do consumidor. Após, entra a parte de análise desses dados, definição de estratégias de precificação, implementação de tecnologias com softwares e/ou ferramentas de pricing automática, e monitoramento contínuo no desempenho dos preços, ajustando-os conforme necessário”, comenta.
Com o novo sistema em funcionamento, de acordo com a especialista, os benefícios para as companhias podem incluir: maximização de lucros, visto que ajustes precisos nos preços aumentam a margem de lucro; competitividade, que faz com que a empresa responda rapidamente às mudanças de mercado; eficiência operacional, economizando tempo e recursos; personalização, de modo a oferecer preços personalizados que ampliam a satisfação e fidelização dos clientes; e redução de erros.
“O valor percebido pelos clientes é influenciado por diversos fatores, sobretudo a solução que o produto oferece, o impacto positivo e as opções alternativas disponíveis no mercado. Diante disso, o preço não apenas atrai clientes, mas também torna-se fator crucial para assegurar a rentabilidade do negócio”, finaliza a executiva.
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