book_icon

Uso de dados para jogos e vídeos cresceu 40% após isolamento social

Serviços de mobile também cresceu 40%, segundo relatório da Oliver Wyman. O desafio para as operadoras é manter a continuidade dos serviços de dados e voz
Uso de dados para jogos e vídeos cresceu 40% após isolamento social

O isolamento social em escala global para conter a propagação do coronavírus colocou à prova o setor de Telecom. Com o maior número de pessoas em suas casas utilizando simultaneamente serviços de dados e voz, as operadoras viram aumentar exponencialmente no mundo o uso de serviços essenciais de comunicação.
Segundo o relatório “Covid-19: Resposta dos operadores de Telecomunicações” da consultoria Oliver Wyman, desde o início das medidas de contenção em todos os países, cresceu 40% o volume de tráfego de dados nas redes devido ao intenso uso de internet para vídeos e jogos. O uso de serviços mobile também aumentou 50%, de acordo com dados de operadores na Espanha e Itália (países que estão mais avançados na evolução da Covid) analisados pela consultoria.

O isolamento social em escala global para conter a propagação do coronavírus colocou à prova o setor de Telecom. Com o maior número de pessoas em suas casas utilizando simultaneamente serviços de dados e voz, as operadoras viram aumentar exponencialmente no mundo o uso de serviços essenciais de comunicação

Ainda segundo o levantamento, as pessoas estão utilizando cinco vezes mais aplicativos de mensagens e quatro vezes mais acessos a plataformas de trabalho remoto com o maior número de trabalhadores em regime de home office.
De acordo com o estudo, é uma demanda positiva para o setor à medida que os serviços de telecomunicações ganham forte relevância e o aumento de tráfego não exige investimentos adicionais, pois se concentra principalmente em horários nos quais anteriormente a rede encontrava-se ociosa.
Segundo o relatório, os benefícios deste maior uso dos serviços são o fortalecimento da ligação com os clientes, maior protagonismo sistêmico da indústria e a aceleração da Transformação Digital. O desafio é a manutenção dos serviços para manter as conexões entre as pessoas, entre setores críticos como o de saúde, e a continuidade dos negócios das empresas. O setor de Telecom é um dos principais motores da economia, por isso um plano deve ser estruturado para garantir a manutenção da conectividade em momentos de crise, para que as empresas mantenham a rotina organizacional, sejam resilientes, e as pessoas tenham meios de se comunicar, informar e entreter com seus familiares neste período de isolamento social.
O estudo da consultoria avalia também as medidas implantadas para manter a continuidade dos serviços de Telecom. Por exemplo, reconfirmar programas de continuidade de negócios para identificar e proteger pessoal e infraestrutura críticos, e implementar de trabalho remoto já implantado em escala com sucesso quase “da dia para noite” por grande parcela das operadoras.
Outra estratégia é redistribuir equipes de lojas e canais ociosos para atendimento ao cliente e televendas, usar capacidade de caixa no alívio de contas, redução de desconexões e ofertas gratuitas provisórias, para criar oportunidades de up-sell e cross-sell depois da crise.
Outras medidas estão concentradas em revisar estratégia regulatória e de políticas públicas para reabrir debates para um arcabouço mais atrativo a investimentos e assim garantir o futuro papel socioeconômico do setor. E repensar estratégia comercial se adaptando aos novos comportamentos e necessidades dos clientes. Muitos deles vieram para ficar.
O relatório é parte da série de estudos da consutoria que está disponível em Oliver Wyman Coronavirus hub .
Mais informações sobre o relatório Covid-19: Resposta dos operadores de Telecomunicações acesse: http://owy.mn/3dBpsGX
A Oliver Wyman é uma empresa mundial em consultoria de gestão. Com escritórios em mais de 50 cidades em 26 países, a Oliver Wyman combina o profundo conhecimento da indústria com expertise especializada em estratégia, operações, gestão de risco e transformação da organização. A empresa tem mais de 4700 colaboradores em todo o mundo, que auxiliam seus clientes a otimizar seus negócios, melhorar suas operações e seu perfil de risco, assim como acelerar seu desempenho organizacional para aproveitar ao máximo as melhores oportunidades.
Serviço
www.oliverwyman.com
Mais informações: Pesquisa Telecom Operators Response Oliver Wyman.pdf

COVID-19

dados para jogos e vídeos

relatório da Oliver Wyman

serviços de dados e voz

Transformação Digital

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento