A Câmara Internacional do Comércio (ICC), divulgou o relatório “Exportações digitais das MPMEs da Argentina, Brasil, Colômbia e México: oportunidades e desafios”, que destaca o impacto das ferramentas digitais que impulsionaram as exportações das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nesses quatro países da América Latina, além de revelar as barreiras atuais à exportação.
A pandemia tornou-se uma oportunidade para o desenvolvimento do comércio online, tanto para as MPMEs formais quanto informais. O estudo identificou que a pandemia impulsionou o uso de ferramentas digitais por 80% das MPMEs dos países pesquisados pela instituição. Além disso, 75% começaram a comprar ou vender produtos e serviços online durante a pandemia.
O Brasil foi o país que mais acelerou o uso de ferramentas digitais (88%), seguido do México (87%), Argentina (85%), e Colômbia (69%). As principais ferramentas digitais utilizadas para vendas online, são: WhatsApp, Mercado Livre, Instagram, Facebook Marketplace e Amazon.
O estudo foi realizado em 2023 com mais de 2 mil empresas, com o objetivo de analisar os efeitos da pandemia de Covid-19 em diversas regiões, além de contribuir para o desenvolvimento de programas de capacitação, que visam melhorar a capacidade exportadora das MPMEs.
“A digitalização é essencial para que as MPMEs aproveitem as oportunidades de exportação e expandam seus negócios para além das fronteiras nacionais. Ao investir em tecnologias digitais e estratégias online, essas empresas podem alcançar um público global, reduzir custos operacionais e aumentar sua competitividade no mercado internacional”, comenta Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da ICC Brasil.
Desafios e o elemento-chave para alavancar exportações
O relatório mostra, ainda, que a contração do emprego ainda não se recuperou completamente, já que 4 em cada 10 MPMEs indicaram uma diminuição no número de colaboradores. Como a pandemia restringiu significativamente a capacidade exportadora das MPMEs, muitas empresas brasileiras e mexicanas mudaram o destino de suas exportações.
Apesar de 70% das MPMEs na Argentina, Brasil, Colômbia e México demonstrarem interesse em exportar para a América Latina, enquanto 50% manifestam interesse em exportar para a América do Norte, ainda há três barreiras que impactam essas empresas, são elas: o idioma, falta de recursos e ambiente regulatório. Para os microempresários, o alto nível de concorrência e a complexidade do ambiente regulatório são os principais indicadores.
O grau de familiarização com ferramentas digitais é muito heterogêneo entre os países, no entanto, as MPMEs brasileiras ganham destaque entre as mais experientes, e aumenta com o tamanho das MPMEs. Além disso, o marketing digital tem sido uma estratégia de desenvolvimento para as MPMEs, sendo que quase 70% têm buscado capacitação nesta área, enquanto 50% buscam informações para identificar oportunidades de mercado.
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