book_icon

Solução de Edge Slicing 5G da Nokia abre oportunidades para CSPs

As empresas precisam de redes móveis seguras, de alto desempenho e baixa latência, com flexibilidade para oferecer suporte a novos casos de uso e digitalizar suas operações de negócios

Solução de Edge Slicing 5G da Nokia abre oportunidades para CSPs

A Borda 5G está transformando as telecomunicações, fornecendo redes seguras, de alto desempenho e baixa latência para aplicações críticas para os negócios. À medida que as empresas mudam para soluções em Nuvem, o fatiamento (Slicing) de rede oferece conectividade eficiente de ponta a ponta, de dispositivos para aplicativos. “A inovadora solução de Edge Slicing 5G da Nokia permite que os provedores de serviços de comunicação (CSPs) forneçam serviços de Rede Privada Virtual personalizados, melhorem as experiências do usuário e explorem novos fluxos de receita”, disse Mika Uusitalo, chefe de Slicing de Rede na Nokia, em um artigo publicado no blog da empresa.

Segundo o executivo, os aplicativos de negócios estão migrando rapidamente para Nuvens públicas e privadas, com mais empresas executando aplicativos em Nuvens públicas da Internet, hospedadas por provedores de serviços locais e globais. Enquanto isso, aplicativos críticos para os negócios em manufatura, saúde e Inteligência Artificial (IA) são implementados em Data Centers privados e Nuvens. Para acompanhar o ritmo, as empresas precisam de redes móveis seguras, de alto desempenho e baixa latência, com flexibilidade para oferecer suporte a novos casos de uso e digitalizar suas operações de negócios.

Com o fatiamento de Borda de rede, os CSPs podem isolar negócios críticos do tráfego da Internet, manter os dados corporativos locais e aproximar os aplicativos corporativos dos usuários finais e dispositivos em campi, cidades, áreas mais amplas e muito mais

“Portanto, não é surpresa que a Borda 5G seja um foco estratégico para CSPs. Grandes players como T-Mobile US, Verizon e AT&T oferecem serviços de computação de Borda 5G Edge/Multi-Access, enquanto Orange Business Services, NTT e KDDI fornecem serviços de Nuvem de negócios de seus Data Centers nacionais e internacionais. Colaborações entre operadoras como Vodafone, Telefónica, Deutsche Telekom e Jio e provedores de Nuvem como Microsoft Azure, Google Cloud e Amazon Web Services enfatizam esse foco estratégico, alavancando seus principais ativos no mercado, como infraestrutura de rede e relacionamento com clientes para impulsionar a inovação e aproveitar as oportunidades de mercado emergentes”, comentou Uusitalo.

“Claro, não se trata apenas de hospedar aplicativos na Nuvem de Borda, a próxima etapa é fornecer conectividade móvel gerenciada de ponta a ponta dos dispositivos do usuário para aplicativos essenciais aos negócios executados na Nuvem de Borda. O fatiamento de rede oferece o método mais eficiente e versátil para fornecer essa conectividade de ponta a ponta com KPIs claramente definidos”, afirmou.

Edge Slicing revoluciona as rede privada virtual corporativa

Em 2022, a Nokia lançou a primeira solução de Edge Slicong 5G com a Cellcom, Telia e a Sandvik Mining Company. Esta solução combina uma rede privada virtual (VPN) 4G/5G fatiada com a rede de dados e aplicações empresariais. “Esses tipos de soluções permitem que os CSPs ofereçam serviços VPN seguros, confiáveis e de alto desempenho em redes públicas 4G e 5G para seus clientes corporativos. Com o fatiamento de Borda de rede, os CSPs podem isolar negócios críticos do tráfego da Internet, manter os dados corporativos locais e aproximar os aplicativos corporativos dos usuários finais e dispositivos em campi, cidades, áreas mais amplas e muito mais”, explicou Uusitalo.

A solução de Edge Slicing da Nokia compreende uma estrutura virtualizada de ponta a ponta (E2E), incluindo conectividade device-RAN-transport-core-enterprise aproveitando um plano de usuário principal distribuído com breakout local no ponto de presença de borda. Essa solução escalável oferece suporte à implantação de várias VPNs corporativas fatiadas na mesma área.

As fatias de rede podem ser adaptadas aos casos de uso e aplicativos dos clientes com base no desempenho da rede, qualidade, roteamento de tráfego, latência e requisitos de segurança. As fatias são compatíveis com dispositivos LTE, 5G NSA e 5G standalone (SA), incluindo smartphones multifatias compatíveis com URSP. O gerenciamento, a orquestração e a garantia de fatias E2E garantem eficiência operacional e de custos. As soluções de fatiamento da Nokia seguem os padrões da indústria e funcionam em ambientes de vários fornecedores dos CSPs.

Oportunidades de monetização

A integração do fatiamento de rede com a Nuvem de Borda permite que os CSPs ofereçam novos serviços escaláveis, seguros e econômicos para clientes corporativos e do setor, incluindo:

– Serviço VPN 4G/5G fatiado no campus, áreas metropolitanas ou mais amplas com conectividade gerenciada para redes e aplicativos de dados corporativos

– Network Slicing-as-a-Service com conectividade gerenciada E2E de vários dispositivos para aplicativos corporativos de nuvem pública e privada.

– Serviços de banda larga 5G premium para usuários corporativos de smartphones com conectividade fatiada para aplicativos de Nuvem de Borda e central.

– Serviços Premium de Acesso Sem Fio Fixo com fatias para pequenos e home offices, além de configurações de trabalho remoto.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.