book_icon

Intel colabora com COI e desenvolve IA para ajudar atletas nas Olimpíadas

O AthleteGPT é uma solução RAG alimentada por aceleradores Intel Gaudi e processadores Xeon capaz de lidar com consultas e interações com os atletas

Intel colabora com COI e desenvolve IA para ajudar atletas nas Olimpíadas

A Intel anunciou detalhes sobre sua colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e sobre uma solução de geração aumentada de recuperação (RAG) de IA generativa (GenAI) orientada pela indústria. Esses anúncios demonstram como sistemas e plataformas de IA abertos usando aceleradores de IA Intel Gaudi e processadores Intel Xeon colocam o poder nas mãos de desenvolvedores e empresas para enfrentar os desafios criados pelo boom da IA.

“Por meio de nossa parceria com o Comitê Olímpico Internacional, estamos demonstrando nossa dedicação em tornar a IA acessível. Estamos promovendo um campo de jogo aberto que incentiva a inovação e a criatividade e permite que desenvolvedores e empresas criem soluções de IA personalizadas que gerem resultados tangíveis. Ao adotar um ecossistema aberto e colaborativo, a Intel está transformando maneiras de ajudar nossos atletas e ultrapassando os limites do que é possível com nossos clientes”, disse Justin Hotard, vice-presidente executivo e gerente-geral do Data Center and Artificial Intelligence Group da Intel.

Com a GenAI turnkey e a abrangente pilha de IA corporativa, a Intel oferece uma solução completa que aborda os desafios de implementar e dimensionar aplicativos RAG e LLM em empresas e Data Centers

A classificação para os Jogos Olímpicos é apenas o começo para os atletas. Para ajudar cerca de 11 mil atletas com seus diferentes idiomas e culturas a navegar pelo local e cumprir as regras e diretrizes, o COI colaborou com a Intel para desenvolver um chatbot, o AthleteGPT, dentro da plataforma Athlete365. O AthleteGPT é uma solução RAG alimentada por aceleradores Intel Gaudi e processadores Xeon capaz de lidar com consultas e interações de atletas e fornecerá informações sob demanda durante a estadia dos atletas na Vila Olímpica em Paris, permitindo que eles se concentrem em treinar e competir.

A implementação de soluções GenAI apresenta desafios como custo, escala, precisão, requisitos de desenvolvimento, privacidade e segurança. O RAG é uma carga de trabalho crucial da GenAI, pois permite que as empresas aproveitem dados proprietários com segurança, melhorando a pontualidade e a confiabilidade das saídas de IA. Isso melhora a qualidade e a utilidade dos aplicativos de IA, o que é fundamental no mundo atual orientado por dados.

A abordagem colaborativa da Intel utilizando plataformas de IA, padrões abertos e um ecossistema robusto de software e sistemas permite que os desenvolvedores criem soluções GenAI RAG personalizadas adaptadas às necessidades de cada empresa. O impulso compartilhado hoje ressalta o compromisso da Intel em fornecer soluções de IA generativas abertas, robustas e componíveis de vários provedores.

A Intel trabalha com parceiros do setor para criar uma solução interoperável de código aberto para facilitar a implementação do RAG. A solução GenAI é uma solução RAG pronta para produção, pronta para uso e orientada para o setor, construída sobre a base da Open Platform for Enterprise AI (OPEA). Embora a solução turnkey da GenAI ofereça uma abordagem simplificada para implementar soluções RAG para empresas em seus Data Centers, ela foi projetada para ser altamente flexível e personalizável, integrando componentes de um catálogo de ofertas de vários sistemas OEM e parceiros do setor.

RAG de código aberto

A solução turnkey da GenAI integra componentes de microsserviços baseados em OPEA em uma solução RAG escalável projetada para implementar sistemas de IA Xeon e Gaudi. Ele é dimensionado perfeitamente com estruturas de orquestração comprovadas, como Kubernetes e Red Hat OpenShift, e fornece APIs padronizadas com segurança e telemetria do sistema.

Quase todo o desenvolvimento de um grande modelo de linguagem (LLM) é baseado na estrutura de alta abstração PyTorch, que é suportada pelas tecnologias Intel Gaudi e Xeon, facilitando o desenvolvimento em sistemas ou plataformas de IA Intel. A Intel trabalhou com a OPEA para desenvolver uma pilha de software aberta para implementação de RAG e LLM otimizada para a solução turnkey GenAI e construída com bibliotecas de serviço PyTorch, Hugging Face (TGI e TEI), LangChain e banco de dados Redis Vector.

A OPEA oferece pipelines RAG de código aberto, padronizados, modulares e heterogêneos para empresas, com foco no desenvolvimento de modelos abertos e suporte para vários compiladores e toolchains. Essa base acelera a integração e a entrega de IA em contêineres para casos de uso verticais exclusivos. A OPEA desbloqueia novas possibilidades de IA criando uma estrutura detalhada e componível que está na vanguarda das pilhas de tecnologia.

Com a GenAI turnkey e a abrangente pilha de IA corporativa, a Intel oferece uma solução completa que aborda os desafios de implementar e dimensionar aplicativos RAG e LLM em empresas e Data Centers. Aproveitando sistemas ou plataformas de IA com tecnologia Intel e software otimizado na OPEA, as empresas podem aproveitar todo o potencial da GenAI com maior eficiência e velocidade.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.