book_icon

Estudo mostra empresas com capital aberto vulneráveis a ataques cibernéticos

Relatório revelou que 42% das empresas com capital aberto no Brasil estão vulneráveis devido à falta de proteção adequada para sistemas de controle industrial e tecnologias operacionais

Estudo mostra empresas com capital aberto vulneráveis a ataques cibernéticos

O Panorama Cyber Insights, estudo realizado pelo Grupo Daryus, empresa de consultoria e educação em continuidade de negócios, gestão de riscos, segurança e privacidade da informação e cibersegurança, revelou que 42% das empresas com capital aberto no Brasil estão vulneráveis a ataques cibernéticos devido à falta de proteção adequada para sistemas de controle industrial e tecnologias operacionais. O levantamento indica que essas empresas estão expostas a ataques que podem comprometer seus negócios e atividades, resultando em graves consequências financeiras, operacionais e de reputação.

O Panorama Cyber Insights visa ajudar o mercado a entender a percepção atual da cibersegurança no Brasil, focando em ameaças emergentes, gestão de riscos e resposta a incidentes

Embora compreendam os riscos que a ausência de uma estratégia robusta de cibersegurança representa, 49% das organizações no mundo operam com um plano de segurança básico ou sem nenhum tipo de plano de cibersegurança. Esse dado é composto por empresas que não sabem como equilibrar a administração empresarial com a estratégia de segurança cibernética e/ou acreditam que as estratégias de cibersegurança impactam os negócios de forma restritiva.

“Esse tema deve ser abordado com mais frequência dentro das empresas, pois impacta diretamente a saúde dos negócios. Companhias que ainda não reconheceram a importância da proteção podem enfrentar crises financeiras e de reputação graves. Nossa proposta com o Panorama é mostrar ao mercado a realidade do comportamento dos profissionais brasileiros diante das ameaças emergentes”, afirma Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus.

O estudo também identificou que os ataques cibernéticos podem causar danos de US$ 10,5 trilhões até 2025, um aumento de 300% em relação à 2015. Organizações que adotam um sistema básico de cibersegurança direcionam seus esforços apenas para seguirem a legislação vigente, sem se preocupar de verdade sobre as ameaças e estragos que esses crimes cibernéticos são capazes de causar. A análise prevê ainda que nos próximos dois anos, 45% de organizações globais serão impactadas de alguma forma por ataques de cadeia de suprimentos (supply chain).

“O Panorama Cyber Insights visa ajudar o mercado a entender a percepção atual da cibersegurança no Brasil, focando em ameaças emergentes, gestão de riscos e resposta a incidentes. Utilizando uma análise de dados públicos, foram avaliadas as percepções dos gestores de cibersegurança e identificadas as melhores práticas e recomendações. O objetivo é traçar estratégias relevantes para o setor e apoiar a tomada de decisões das empresas”, finaliza D’Addario.

Proteger informações sensíveis e garantir a integridade e disponibilidade dos sistemas é vital para a continuidade dos negócios e a confiança dos clientes. Nesse contexto, o Grupo Daryus realiza o evento online e gratuito Global Risk Insights de 15 a 17 de julho para discutir as tendências e desafios emergentes em segurança cibernética e gestão de riscos com foco no resultado do Panorama Cyber Insights.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.