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Especializada em soluções Salesforce, Everymind avança na era da IA

Parceira Summit da Salesforce, a empresa foi adquirida em 2021 pelo Compass UOL Group, o que permitiu expandir suas equipes pelo Brasil e agora mirar a internacionalização

Especializada em soluções Salesforce, Everymind avança na era da IA

Há dez anos no mercado, a Everymind é um dos principais parceiros Salesforce no Brasil. Em 2021 a empresa foi adquirida pelo Compass UOL Group, que recentemente mudou o nome para AI/R Group. Nesta entrevista, Mayra Tinoco, Chief Operating Office (COO) da Everymind, conta como a Everymind vem evoluindo no mercado, os impactos da Inteligência Artificial (IA) nas soluções de Customer Relationship Management (CRM) e as oportunidades do mercado.

Poderia contar um pouco sobre a Everymind?

Este ano a Everymind faz dez anos de mercado. A empresa foi criada para ser especialista e referência em soluções Salesforce. Não fazemos nada que não tenha Salesforce na implementação. Nesses dez anos, temos acompanhado toda a evolução do ecossistema Salesforce. Prestamos uma consultoria especializada com produtos e soluções da marca, que vem evoluindo e crescendo nesses últimos anos. A empresa foi adquirida em 2021 pelo Compass UOL Group. Isso permitiu que criássemos uma musculatura para expandir nossas equipes pelo Brasil e agora mirando na internacionalização. Nos últimos meses mudamos o nome do grupo, que agora se chama AI/R Group. A mudança se deve à nossa ambição de estar na vanguarda da IA. O AI/R Group é composto por seis marcas globais: Avenue Code, Compass UOL, Edgy, Invillia, Everymind e Webjump, empregando mais de 5 mil pessoas em todo o mundo.

Como a Everymind se posiciona no mercado?

Somos um parceiro Salesforce, que vende as licenças e uma consultoria que implementa as soluções, com pessoal especializado que garante o máximo que ela pode oferecer. Há vários anos somos parceiros Platinum da Salesforce, que agora se chama Summit, com nota de satisfação de 4,8 a 4,9, de um total de 5 pontos. Somos parceiros referência na América Latina. Até antes da aquisição pela Compass, a gente já vinha entendendo que, quanto mais nos especializássemos em algumas indústrias, falássemos o seu idioma, a gente teria cada vez mais relevância. A operação que eu lidero aqui no Brasil, com cerca de 400 engenheiros e consultores, é verticalizada. Temos uma diretoria que foca somente em Saúde, outra em Serviços Financeiros, Indústria de Bens de Consumo etc. Miramos em 12 principais indústrias. Também somos segmentados por produtos, que precisam de especialização e atualização constante, por exemplo o Commerce Cloud para e-commerce, Tableau em Analytics, MuleSoft em integração, Slack uma plataforma de produtividade. Essas foram empresas e soluções que a Salesforce foi adquirindo e integrando à sua solução de CRM. Essa segmentação e especialização em verticais e soluções faz com que estejamos um passo à frente de outras consultorias do mercado.

Quais oportunidades vocês estão enxergando atualmente no mercado?

Existem oportunidades em todos os segmentos, seja B2C ou B2B. A primeira grande oportunidade está nas próprias empresas, cujos dados ainda estão descentralizados, em silos, sistemas que ainda não se conversam. As empresas ainda estão enfrentando o desafio da qualidade dos dados, procurando entender o que já tem e a sua relevância para poderem usar isso com inteligência. Muitos já perceberam que, se não arrumarem a casa não conseguirão usar a IA da melhor maneira. Essa é a primeira grande oportunidade que a gente enxerga no mercado. Tirar essa complexidade e ter um portfólio de produtos que sejam harmônicos entre si é o grande diferencial da Salesforce, atendendo de ponta a ponta a jornada de relacionamento com o cliente, seja B2B ou B2C. Isso é que mantém a Salesforce na liderança do mercado. E nós da Everymind oferecemos consultoria e soluções para todo esse portfólio Salesforce. Ao longo dos anos contratamos especialistas no mercado e também formamos internamente, temos um programa de treinamento muito forte para treinar e formar profissionais juntamente com a Salesforce. Assim, fomos desenvolvendo times especializados nas diversas tecnologias e indústrias.

Como os CRMs foram evoluindo ao longo do tempo?

Quando a gente pensa nos desafios da tecnologia, o CRM muitas vezes eram soluções in-house, desenvolvidos dentro das empresas. Depois veio a Cloud, em que a Salesforce está na vanguarda, garantindo confiabilidade e escalabilidade com sua Nuvem. Isso permitiu o acesso ao CRM em qualquer lugar, mesmo fora da empresa, inclusive via smartphone. Depois vieram as redes sociais, onde as empresas precisam capturar todos esses dados, além de outros canais, para saber com quem está se relacionando. Já quando se fala em experiência, anteriormente as equipes trabalhavam em planilhas, no Word ou em sistemas mais transacionais, como os ERPs, que não trazem uma experiência mais elaborada.  Esses sistemas precisam que vendedores e atendentes preencham relatórios para se ter um histórico do contato. Muitas empresas viram a necessidade de ter algo mais estruturado para entender o relacionamento que está tendo com o cliente, onde parou o último contato, quais oportunidades podem surgir com esse cliente. Antes, o vendedor precisava ficar minerando esses dados de forma rudimentar, em planilhas e relatórios para ter algum insight. A Salesforce vem investindo em IA há mais de dez anos, a tecnologia vem evoluindo e hoje utiliza linguagem natural. A Salesforce lançou em 2016 o Einstein, que é um módulo bem específico de IA preditiva. Agora, a IA passa essa etapa de predição para ajudar os usuários com os Copilots em uma interação mais personalizada trazendo mais valor, seja o cliente uma empresa ou um consumidor final.

 

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