book_icon

IBM e GSMA colaboram para acelerar a IA generativa em Telecom

O programa de treinamento, projetado para líderes de telecomunicações, abrangerá uma ampla gama de tópicos e terá como base a plataforma watsonx da IBM

IBM e GSMA colaboram para acelerar a IA generativa em Telecom

A GSMA e a IBM anunciaram uma nova colaboração para apoiar a adoção e as habilidades da Inteligência Artificial generativa (GenAI) no setor de telecomunicações por meio do lançamento do programa de treinamento de IA da GSMA Advance e do programa de IA generativa da GSMA Foundry.

O programa de treinamento em IA, o primeiro de uma nova série de cursos da GSMA Advance, busca preparar os líderes de telecomunicações para a era da IA e preencher as lacunas de habilidades no setor de telecomunicações, equipando os membros com habilidades e conhecimentos para ajudar a alavancar efetivamente as tecnologias de GenAI utilizando o watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM com assistentes de IA.

A IA generativa pode criar enormes oportunidades para provedores de serviços de comunicação à medida que procuram otimizar os processos atuais

O programa de treinamento, projetado para líderes de telecomunicações, abrangerá uma ampla gama de tópicos, desde princípios fundamentais de IA até aplicações especializadas de IA generativa em telecomunicações. Para garantir que uma ampla gama de participantes possa se beneficiar, as sessões de treinamento avançado de IA da GSMA ocorrerão nos escritórios da IBM em cinco locais ao redor do mundo em 2024, incluindo Dubai, Londres, México, Nova York e Seul, e um programa de treinamento online estará disponível em vários idiomas.

Uma versão digital do programa estará disponível para ajudar a abordar a estratégia de negócios e os fundamentos tecnológicos da IA generativa. Este programa aproveitará o IBM watsonx para fornecer treinamento prático projetado para equipar arquitetos e desenvolvedores com conhecimento prático aprofundado de IA de geração.

O programa GSMA Foundry Generative AI fornecerá aos membros da GSMA acesso ao watsonx da IBM. Esta plataforma destina-se a ajudar os participantes do setor de telecomunicações a explorar casos de uso inovadores específicos do setor de IA generativa, permitindo que os membros melhorem a liderança de custos, o crescimento da receita e melhorem a experiência do cliente. Como parte da colaboração contínua, a GSMA Foundry e a IBM conduzirão uma série de programas e desafios da indústria de IA de geração para investigar o uso de IA generativa em várias áreas funcionais de um provedor de telecomunicações.

Preenchendo a lacuna de adoção de IA

Por meio dos programas GSMA Advance AI Training e Foundry Gen AI, a GSMA e a IBM ajudarão a resolver a lacuna em habilidades, treinamento e ferramentas de IA, apoiando o compromisso da GSMA com operadoras de todos os tamanhos em todo o mundo.

O último Índice de Adoção de IA da IBM descobriu que 40% das teles pesquisadas estão explorando ou experimentando IA generativa, e 45% aceleraram o lançamento de IA. Uma pesquisa da GSMA Intelligence também mostra que, embora 56% das operadoras pesquisadas estejam testando ativamente soluções de IA generativa – a uma taxa maior do que qualquer outra tecnologia prioritária – a adoção é menos prevalente entre as operadoras de médio e pequeno porte pesquisadas.

Por meio dessa iniciativa, a GSMA e a IBM pretendem permitir que as operadoras, incluindo aquelas que apoiam as comunidades menos conectadas do mundo, se beneficiem da tecnologia de IA e desenvolvam novas soluções inovadoras e inclusivas para ajudar a conectar aqueles na sociedade que ainda não estão online.

A IA generativa tem um enorme potencial para ajudar a melhorar todos os tipos de operações e o envolvimento do cliente. Especificamente, a IA generativa pode ajudar a transformar o atendimento ao cliente, a TI e a otimização da rede – todas as áreas em que a automação pode ajudar a aumentar a agilidade e a eficiência. Por meio de seu compromisso de desenvolver habilidades generativas de IA e treinamento para o setor de telecomunicações, a GSMA e a IBM querem permitir que as operadoras móveis forneçam melhores serviços e, em última análise, ajudem mais pessoas a se beneficiarem da conectividade digital.

“A Inteligência Artificial oferece à indústria de telecomunicações, e às sociedades que atende, enormes oportunidades para novos serviços, melhorar a conectividade e a experiência do cliente. No geral, estima-se que a IA possa contribuir com US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030”, disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. “No entanto, é fundamental que a IA seja democratizada para garantir que todas as partes da indústria de conectividade e seus clientes, onde quer que estejam no mundo, se beneficiem. Trazer aos operadores acesso a ferramentas e conhecimento de IA, juntamente com as habilidades, acesso e treinamento necessários, é fundamental para alcançar isso”, observou.

“Como líder mundial em IA para negócios, a IBM fornecerá suporte crítico a esse treinamento para a indústria de telecomunicações por meio desta colaboração com a GSMA”, disse Stephen Rose, gerente-geral de Global Industries da IBM. “A IA generativa pode criar enormes oportunidades para provedores de serviços de comunicação à medida que procuram otimizar os processos atuais e, assim como a GSMA, nosso objetivo é oferecer essa tecnologia dentro da indústria, o que estamos tornando possível por meio do watsonx”, finalizou.

Serviço
www.ibm.com
www.gsma.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.