A Agro Amazônia, subsidiária brasileira da Sumitomo Corporation e distribuidora de insumos agropecuários, avança em sua trajetória de Transformação Digital ao incorporar em suas operações o Power BI, ferramenta de Business Intelligence (BI) da Microsoft. Este movimento visa aprimorar a eficiência nos processos comerciais e tornar a tomada de decisões da empresa mais ágil, orientada por dados e estratégica. Trata-se de um projeto robusto em capacidade analítica, que se destaca por não restringir os dados aos servidores físicos da empresa. Inclui ambientes de nuvem, o que proporciona maior flexibilidade para gestão e análise de informações.
Desde a implementação, o Power BI demonstrou ser uma ferramenta versátil e eficaz para a análise de dados por sua praticidade, visualizações integradas e em pouco tempo, e acessibilidade remota, incluindo também elementos para garantir a segurança e a integridade dos dados. As equipes técnicas e corporativas da Agro Amazônia utilizam a ferramenta para consumo interno de análises, inteligência de mercado para rebalanceamento de carteiras comerciais e até controle de propostas de crédito dos clientes, garantindo assertividade e eficiência no campo de atuação do negócio.
O ganho de produtividade das equipes foi evidente, com processos que antes eram realizados manualmente e agora são automatizados, proporcionando agilidade para a prestação de contas e análise da saúde financeira da empresa, por exemplo. Um dos processos que foi impactado de forma positiva é o fluxo de caixa, que anteriormente demandava uma semana para ser concluído. Agora, esse levantamento é realizado diariamente, o que possibilita uma visão mais precisa da área financeira. A otimização de tempo na geração de relatórios e prestação de contas entre departamentos também é um resultado direto do projeto, permitindo que analistas obtenham informações cruciais para a estratégia de negócio mais rapidamente. A avaliação de fechamento contábil, análise de margem de faturamento e detalhamento por segmento são realizados de forma mais precisa, utilizando as capacidades analíticas implementadas.
Para Jaime Bueno Júnior, gerente de Tecnologia da Informação da Agro Amazônia, a solução proporcionou benefícios substanciais à organização. “Desde a implementação, diminuímos algumas limitações relacionadas a recursos que havia nos servidores físicos. Atualmente, conseguimos aumentar a quantidade de recursos e oferta de informações com muito mais facilidade, de acordo com nossa necessidade. O uso de dados em nuvem é mais prático e de fácil visualização, com uma interface amigável que, além de tornar mais eficiente a análise, agradou os colaboradores. Hoje, temos um sistema de análise muito mais robusto e com uma menor necessidade de manutenção e interrupções”, comenta o executivo.
Além disso, o executivo destaca que a segurança também é um elemento importante que foi priorizado nesse projeto. “Nós trabalhamos com o login federado, que permite habilitar os usuários a entrar em serviços baseados no Microsoft Entra ID, com suas senhas locais, enquanto estiverem na rede corporativa. Esse mecanismo de segurança possibilita mais controle no acesso por grupo de usuários. Os gestores de cada setor, por exemplo, conseguem estabelecer o acesso a dados específicos por time”, explica.
Outro setor que se beneficiou da ferramenta foi o comercial, especialmente com relação à inteligência de mercado. Os gerentes comerciais e os vendedores puderam acessar informações relevantes sobre o potencial de valor de cada cliente e sua área de produção, diretamente pelo aplicativo dos vendedores que estão em campo. Essas informações ajudaram a definir estratégias mais efetivas e personalizadas para cada caso, aumentando a satisfação e a confiança, apoiando a tomada de decisões na área comercial e fornecendo dados valiosos para o relacionamento com os clientes.
“O uso do Power BI e de ferramentas de inteligência de dados tem se mostrado um diferencial competitivo fundamental para impulsionar os resultados das organizações do agro. Com essas soluções, é possível analisar e visualizar dados de forma rápida, fácil e intuitiva, gerando insights valiosos para a tomada de decisão. Além disso, elas permitem integrar dados de diversas fontes como sensores, satélites, sistemas de gestão, entre outros, criando uma visão holística do negócio e do mercado. Assim, as empresas conseguem otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade de seus produtos e serviços”, finaliza Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.
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