book_icon

Estudo da Logicalis mostra sustentabilidade no centro da estratégia de TI

Diante da incerteza econômica global, o compromisso com a agenda verde está firme, com os CIOs no centro da estratégia de sustentabilidade de suas organizações

Estudo da Logicalis mostra sustentabilidade no centro da estratégia de TI

A Logicalis, fornecedora global de serviços de tecnologia, revelou que a sustentabilidade é uma prioridade fundamental para os líderes de tecnologia em 2024. De acordo com seu décimo Relatório Anual de CIOs, que entrevistou mais de 1 mil CIOs globalmente, quase todos (92%) CIOs estão investindo em iniciativas ou tecnologias de sustentabilidade este ano.

Diante da incerteza econômica global, o compromisso com a agenda verde está firme, com os CIOs no centro da estratégia de sustentabilidade de suas organizações. 96% dos líderes de tecnologia disseram que já estão envolvidos no planejamento geral de sustentabilidade e na definição de metas de sua empresa, e 93% disseram acreditar que a TI é essencial para cumprir com sucesso os objetivos ambientais de sua organização. Cerca de 90% também disseram que avaliam as credenciais de sustentabilidade de novos fornecedores antes de trabalhar com eles.

O fato de a TI estar agora envolvida na sustentabilidade em um nível estratégico deve garantir que todas as iniciativas tenham a infraestrutura e o suporte certos para ter sucesso

A sustentabilidade continua a ser reconhecida como um investimento necessário por parte das empresas, uma vez que não só beneficia o ambiente, mas também reduz o consumo de energia e os custos operacionais. No entanto, ainda há obstáculos a serem superados. A maioria (93%) vê desafios em atingir suas metas ambientais, com 43% afirmando que coletar dados distribuídos pela organização é um desafio. Um número semelhante não está completamente confiante de que sua organização saiba como seu patrimônio digital está se comportando em relação às metas ambientais.

“Investir em sustentabilidade não é apenas a coisa certa a fazer, é um imperativo comercial para os negócios. Sabemos que uma redução no consumo de carbono e energia também significa custos mais baixos e, com as regulamentações sobre relatórios de carbono se tornando mais rigorosas, priorizar a sustentabilidade agora servirá aos CIOs bem mais tarde”, disse Bob Bailkoski, CEO da Logicalis. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para garantir que haja responsabilidade de carbono de nossa parte nos resultados que entregamos por meio da tecnologia e, por meio de ferramentas de visibilidade, como nossa Digital Fabric Platform, estamos capacitando os próprios clientes a gerenciar melhor o desempenho de carbono de seu patrimônio de TI”, completou.

“Os CIOs globalmente continuam a enfrentar pressão quando se trata de priorizar a inovação, equilibrar custos e diminuir a produção de carbono, mas essas prioridades não precisam competir. Com acesso a bons dados, os CIOs devem ser capazes de ver onde encontrar ganhos de curto e longo prazo, tanto ambiental quanto financeiramente. Além disso, eles estão bem posicionados para atrair novos clientes que buscam alocar seus negócios em fornecedores mais sustentáveis”, comentou Toby Alcock, diretor de Tecnologia da Logicalis. “O fato de a TI estar agora envolvida na sustentabilidade em um nível estratégico deve garantir que todas as iniciativas tenham a infraestrutura e o suporte certos para ter sucesso”, finalizou.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.