book_icon

Soluções Open Source aceleram a Transformação Digital

Segundo o relatório The State of Enterprise Open Source 2022, a maioria das empresas (62%) vem utilizando o Open Source empresarial para modernização da infraestrutura

Soluções Open Source aceleram a Transformação Digital

Em constante transformação e enfrentando novos desafios a cada dia, o mercado corporativo tem buscado soluções capazes de melhorar a infraestrutura das companhias e preparar as empresas para o futuro dos negócios. Para isso, as organizações têm investido cada vez mais na adoção de soluções Open Source, capazes de apoiar o desenvolvimento sustentável das corporações, atendendo as principais necessidades do mercado. Levantamento realizado pela Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções Open Source, com cerca de 1300 líderes de TI em todo mundo, mostrou que 29% dos respondentes já utilizam o código aberto ao invés de outras soluções tradicionais de software proprietário. Um número que deve chegar a 34% nos próximos dois anos.

Segundo o relatório The State of Enterprise Open Source 2022, a maioria das empresas (62%) vem utilizando o Open Source empresarial para modernização da infraestrutura. Na sequência, a Transformação Digital aparece como base para adoção do modelo para 54% dos entrevistados, enquanto para 52% deles Open Source ajuda no desenvolvimento de aplicações e, para 48%, na modernização das aplicações já existentes.

A expectativa é que o Open Source seja a base para a evolução dessas tecnologias, com 80% dos respondentes afirmando que querem ampliar o papel do código aberto no uso das soluções emergentes  

O estudo identificou ainda que os líderes de TI estão fazendo um bom uso das tecnologias emergentes: 71% já implementaram soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning (IA/ML), assim como soluções de Edge Computing e Internet das Coisas (IoT); 68% estão utilizando containers e 61% estão trabalhando com computação sem servidores. A expectativa é que o Open Source seja a base para a evolução dessas tecnologias, com 80% dos respondentes afirmando que querem ampliar o papel do código aberto no uso das soluções emergentes.

Segurança é diferencial
Um dos destaques do levantamento foi a confiança dos líderes de TI no software Open Source. Para 89% deles, o Open Source empresarial é, pelo menos, tão seguro quando o software proprietário. A principal razão para isso, na visão de 55% dos entrevistados, está no fato de suas equipes “poderem usar o Open Source para aplicações domésticas”. Outros pontos importantes são os patches de segurança bem documentados (52%), a disponibilidade ágil dos patches de vulnerabilidade (51%) e mais pessoas revisando e testando os códigos (44%).

Embora a percepção sobre a segurança do código aberto empresarial tenha melhorado, ela ainda aparece como preocupação para alguns respondentes. No entanto, de acordo com o levantamento, as principais barreiras para a adoção mais ampla do Open Source são o nível de suporte (36%) e a compatibilidade com a infraestrutura legada (33%).

Cresce interesse por containers
Cerca de 70% dos líderes de TI ouvidos trabalham para organizações que usam Kubernetes para orquestração de containers associada a projetos de código aberto nativos em Nuvem. Para os próximos 12 meses, quase um terço planeja aumentar o uso de containers, quebrando barreiras que envolvem a falta de desenvolvedores, recursos gerais ou habilidades necessárias.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.