book_icon

Datadog Live Debugger facilita localizar bugs e erros de codificação

Ferramenta não requer tempo de inatividade e permite que os desenvolvedores trabalhem diretamente em ambientes de produção, em vez de gastar incontáveis horas com tentativas e erros

Datadog Live Debugger facilita localizar bugs e erros de codificação

A Datadog, plataforma de monitoramento e segurança para aplicativos em Nuvem, anunciou o lançamento do Live Debugger, uma nova ferramenta que permite aos desenvolvedores percorrer o código em ambientes de produção e encontrar a causa raiz exata dos erros de codificação. O Live Debugger não requer tempo de inatividade e permite que os desenvolvedores trabalhem diretamente em ambientes de produção, em vez de gastar incontáveis horas de tentativa e erro para reproduzir problemas de produção em ambientes de desenvolvimento.

As técnicas tradicionais de depuração exigem tempo significativo e esforço manual. Os desenvolvedores são encarregados de configurar pontos de interrupção em toda a sua base de código, vasculhar código desconhecido e documentação escrita por outras pessoas e tentar reproduzir exatamente o mesmo problema de produção com as mesmas condições em seu ambiente local.

A depuração pode ser um processo lento e ineficiente, que requer extensa coleta manual de dados e a capacidade de reproduzir bugs em condições perfeitamente reconstruídas.

O Live Debugger simplifica muito esse processo, agregando as informações necessárias do ambiente de produção ao vivo e integrando-as diretamente ao Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) do usuário. O produto acelera a análise de causa básica com resumos de exceção gerados por IA e criação de teste com um clique para reproduzir com precisão todas as condições de bug com base nos dados de produção. O uso do Live Debugger não só melhora a experiência do desenvolvedor, como também reduz drasticamente o tempo necessário para resolver problemas, liberando os engenheiros para gastar mais tempo entregando valor comercial.

“A depuração pode ser um processo lento e ineficiente, que requer extensa coleta manual de dados e a capacidade de reproduzir bugs em condições perfeitamente reconstruídas. Essas restrições impactam negativamente a produtividade do desenvolvedor e, em última análise, a experiência do usuário final”, disse Hugo Kaczmarek, diretor de Produto da Datadog. “Com este lançamento, estamos eliminando as suposições da depuração, minimizando o atrito experimentado pelos desenvolvedores e criando uma ferramenta que inerentemente suporta a resolução rápida de problemas, mantendo os mais altos padrões de qualidade e segurança de código”, completou.

Os recursos do Live Debugger incluem:

Repetição de exceção: os desenvolvedores podem percorrer o fluxo de execução de seu código e ver valores de variáveis locais que foram capturados ao vivo quando a exceção foi lançada, tudo sem a necessidade de executar código.

Visualizações e contexto poderosos: a plataforma unificada do Datadog fornece o contexto de observabilidade necessário para solucionar problemas rapidamente e fornece um resumo alimentado por IA do contexto de execução do código, uma hipótese inicial para a causa raiz do problema e visualizações de fluxos de dados entre serviços e onde a interação entre eles ocorreu no código.

Testes integrados gerados por IA: as equipes podem reproduzir problemas com rapidez e precisão usando dados de produção para simular todos os valores relevantes em microsserviços dependentes. Os testes podem ser executados diretamente no IDE do cliente com apenas um clique.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.