book_icon

Dedalus anuncia plataforma de observabilidade em Cloud Computing

Inovação foi criada por especialista da própria empresa e integra novos benefícios ao processo de gestão de custos em ambientes de Nuvem, garantindo uma economia de mais de 20%

Dedalus anuncia plataforma de observabilidade em Cloud Computing

A Dedalus, que atua em serviços de Cloud Computing e Dados, anuncia o lançamento da Argos, uma ferramenta destinada a aprofundar a análise de observabilidade que integra os processos de gerenciamento de custos em ambientes de Nuvem, garantindo uma economia de mais de 20%. A solução é inédita no segmento de Cloud Computing e adiciona novos benefícios à rastreabilidade dos valores ligados ao sistema de nuvem usado por cada empresa.

Para entender o peso que a etapa de observabilidade gera dentro das ações de gestão de custos, vale conhecer o valor que ela agrega ao processo de FinOps e quais os impactos positivos gerados a partir disso  

Com a novidade, a Dedalus vai garantir novas funcionalidades ao processo de FinOps – abreviação de Operações Financeiras -, que é o nome técnico da atividade de gestão financeira na Nuvem como algo que vai além de uma simples ferramenta. Marcelo Franco, gerente executivo de Serviços Gerenciados e Operações de Cloud na Dedalus, explica quais etapas passam a integrar a observabilidade de gestão de custos:

Monitoramento em tempo real: visibilidade contínua dos custos e desempenho;
Análise de custos: insights detalhados sobre gastos em Nuvem;
Otimização de recursos e das aplicações: sugestões automatizadas para reduzir custos, bem como diminui os custos das transações ou mesmo evita perdas financeiras por problemas na aplicação;
Relatórios personalizados: informações precisas e relevantes para a tomada de decisão.

Importância da observabilidade e FinOps
Para entender o peso que a etapa de observabilidade gera dentro das ações de gestão de custos, vale conhecer o valor que ela agrega ao processo de FinOps e quais os impactos positivos gerados a partir disso. Conheça:

Transparência financeira
Visibilidade de custos:
fornece insights detalhados sobre os gastos com recursos de Cloud, permitindo uma compreensão clara de onde e como o dinheiro está sendo gasto;

Alinhamento com objetivos: garante que os gastos estejam alinhados com as metas estratégicas da empresa, evitando desperdícios e promovendo investimentos inteligentes.

Eficiência operacional
Monitoramento em tempo real
: ferramentas de observabilidade permitem a análise contínua do desempenho dos recursos, identificando problemas e ineficiências rapidamente;

Automação e otimização: a observabilidade facilita a implementação de automações que ajustam os recursos conforme a demanda, otimizando custos e desempenho.

Tomada de decisão informada
Dados precisos:
proporciona dados precisos e em tempo real que suportam decisões mais inteligentes e ágeis;

Previsibilidade e planejamento: melhora a capacidade de prever despesas futuras e planejar orçamentos com maior precisão.

“Na prática, o Argos vai entregar mais transparência financeira sobre o controle total dos gastos em Nuvem, eficiência operacional na identificação e correção rápida de ineficiências, tomada de decisões baseada em informações estratégicas e, ainda, o crescimento sustentável por meio do alinhamento dos investimentos com os objetivos empresariais de cada negócio”, esclarece Franco.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.