book_icon

Os cinco maiores desafios para implementar a IA nas organizações

O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) criou novas oportunidades para melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo, desde a área de negócios até saúde e educação. É incontestável que a IA tem revolucionado o mundo dos negócios, permitindo análises avançadas de Dados, automatização de processos internos das empresas e um entendimento mais aprofundado do comportamento dos clientes.

Um estudo recente da Salesforce constatou que o uso da IA Generativa está se tornando uma realidade nas empresas brasileiras, com 32% dos profissionais do País afirmando que usam a tecnologia para trabalhar. Além disso, 81% dos respondentes afirmaram que a produtividade aumentou com o uso da IA, taxa superior à média global de 71%.

Engana-se quem pensa que as dificuldades são apenas tecnológicas. Para integrar com sucesso a IA no cotidiano corporativo, os maiores obstáculos residem nos aspectos culturais, estratégicos e organizacionais. Aqui estão os cinco maiores desafios que as organizações enfrentam:

Definição de objetivos claros
Muitas companhias se empolgam com o potencial da IA sem, no entanto, definirem objetivos específicos e mensuráveis para seus projetos. Uma visão clara das metas, bem como dos problemas que a IA deve resolver, é essencial para orientar os investimentos e garantir resultados palpáveis.

 Integração de Dados
A qualidade e a disponibilidade dos Dados são a base de qualquer sistema de IA. No entanto, muitas empresas lutam com a fragmentação de Dados em diferentes sistemas legados, além de problemas de consistência e segurança. Para que a Inteligência Artificial possa entregar valor, é preciso estabelecer uma governança de Dados rigorosa e ferramentas eficazes de integração.

 Falta de expertise
A implementação de IA requer conhecimento especializado em Machine Learning, ciência de Dados e desenvolvimento de modelos. A escassez de profissionais qualificados torna crucial a capacitação interna e a contratação estratégica de consultores.

 Cultura organizacional
A introdução de novas tecnologias, muitas vezes, encontra resistência de colaboradores habituados a processos tradicionais. Promover uma cultura de inovação e mudança organizacional é fundamental para superar barreiras e garantir que a IA seja aceita e adotada.

 Ética e regulamentação
Por fim, as preocupações éticas sobre o viés algorítmico e a legislação de proteção de Dados, como a LGPD no Brasil, desafiam as empresas a construir soluções transparentes e responsáveis, além de conformes às leis vigentes.

Para superar esses obstáculos, é importante que as organizações adotem uma abordagem realista e planejada, investindo em infraestrutura adequada, capacitação de equipes e parceria com fornecedores confiáveis. Uma estratégia de IA bem-sucedida começa com uma base sólida de dados e avança com metas claras e uma liderança que inspire mudança.

A IA está transformando o mundo dos negócios, mas seu verdadeiro potencial só será alcançado com planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda de seus desafios. Somente assim poderemos tirar proveito das oportunidades de um futuro orientado pela Inteligência Artificial.

Por Marcos Farias, CEO e sócio- fundador da Arki1.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.