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Empresas avançam rapidamente na adoção da IA, diz estudo da F5

O Relatório de Estratégia de Aplicação de IA de 2024 revela que, enquanto 75% das empresas estão implementando IA, 72% relatam problemas significativos na qualidade dos dados

Empresas avançam rapidamente na adoção da IA, diz estudo da F5

A F5l empresa global de segurança e entrega de aplicativos, apresentou nesta quarta-feira (12/6) um novo relatório que fornece uma visão única sobre o estado atual da adoção de IA empresarial. O Relatório de Estratégia de Aplicação de IA de 2024 da F5 revela que, enquanto 75% das empresas estão implementando IA, 72% relatam problemas significativos de qualidade de dados e incapacidade de escalar práticas de dados. Os dados e os sistemas que as empresas implementam para obtê-los, armazená-los e protegê-los são fundamentais para a adoção e otimização bem-sucedidas da IA.

“A IA é uma força disruptiva, permitindo que as empresas criem experiências digitais inovadoras e incomparáveis. No entanto, os aspectos práticos da implementação de IA são incrivelmente complexos e, sem uma abordagem adequada e segura, isso pode aumentar significativamente a postura de risco de uma organização”, disse Kunal Anand, vice-presidente executivo e CTO da F5. “Nosso relatório destaca uma tendência preocupante: muitas empresas, em sua ânsia de aproveitar a IA, ignoram a necessidade de uma base sólida. Essa supervisão não apenas diminui a eficácia de suas soluções de IA, mas também os expõe a uma infinidade de ameaças à segurança”, alertou.

Fatores como ataques alimentados por IA, privacidade de dados, vazamento de dados e aumento da responsabilidade estão entre as principais preocupações de segurança de IA

À medida que as empresas criam uma nova pilha para dar suporte à ampla gama de serviços digitais alimentados por IA, o estudo destaca os desafios que enfrentam em toda a infraestrutura, dados, modelos, serviços de aplicativos e camadas de aplicativos que devem ser superados para uma adoção escalável generalizada.

Promessas e realidade da IA generativa

As organizações estão entusiasmadas com as perspectivas de impactos nos negócios da IA generativa. Os entrevistados a apontaram como a tendência tecnológica mais empolgante de 2024. No entanto, apenas 24% das organizações dizem ter implementado IA generativa em escala.

Embora o uso de IA generativa esteja em ascensão, os casos de uso mais comuns geralmente servem a funções menos estratégicas. Os casos de uso mais comuns que os entrevistados dizem já ter implementado incluem copilots e outras ferramentas de produtividade de funcionários (em uso por 40% dos entrevistados) e ferramentas de atendimento ao cliente, como chatbots (36%). No entanto, as ferramentas para automação de fluxo de trabalho (36%) foram apontadas como o caso de uso de IA de maior prioridade.

À medida que os líderes corporativos examinam os desafios para implementar aplicativos baseados em IA em escala, eles citam três preocupações principais encontradas na camada de infraestrutura:

– 62% citam o custo da computação como uma grande preocupação para escalar a IA.

– 57% citam a segurança do modelo como principal preocupação. Para resolver isso, os líderes empresariais esperam gastar 44% mais em segurança nos próximos anos, à medida que escalam as implantações.

– Mais da metade dos entrevistados (55%) cita o desempenho em todos os aspectos do modelo como uma preocupação.

Na camada de dados, a maturidade dos dados é um desafio mais imediato e potencialmente maior que afeta a implementação generalizada da IA:

– 72% dos entrevistados do estudo citam a qualidade dos dados e a incapacidade de escalar as práticas de dados como os principais obstáculos para escalar a IA.

– 53% citam a falta de IA e habilidades de dados como um grande impedimento.

– Embora 53% das empresas afirmem que têm uma estratégia de dados definida, mais de 77% das organizações pesquisadas afirmam que não têm uma única fonte de verdade para seus dados.

A cibersegurança continua a ser uma preocupação

De acordo com o estudo, a segurança cibernética é uma das principais preocupações daqueles encarregados de fornecer serviços de IA. Fatores como ataques alimentados por IA, privacidade de dados, vazamento de dados e aumento da responsabilidade estão entre as principais preocupações de segurança de IA.

Quando perguntados como planejam se defender contra essas ameaças para proteger implementações de IA (ou já estão fazendo isso), os entrevistados estão focados em serviços de aplicativos, como segurança de API, monitoramento e proteção contra DDoS e bots:

– 42% afirmam que estão usando ou planejando usar soluções de segurança de API para proteger dados à medida que atravessam modelos de treinamento de IA.

– 41% usam ou planejam usar ferramentas de monitoramento para visibilidade do uso de aplicativos de IA.

– 39% usam ou planejam usar proteção contra DDoS para modelos de IA.

– 38% usam ou planejam usar proteção de bot para modelos de IA.

 

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