Novos dados da Synergy Research mostram que os gastos corporativos com serviços de infraestrutura em Nuvem no segundo trimestre do ano (2T24) somaram US$ 79 bilhões em todo o mundo, um aumento de US$ 14,1 bilhões ou 22% em relação ao segundo trimestre de 2023. Depois de ver as taxas de crescimento suavizarem um pouco durante grande parte de 2023, este é o terceiro trimestre consecutivo em que a taxa de crescimento ano a ano foi de 20% ou mais, sendo a IA generativa um dos fatores por trás da aceleração do mercado. Embora alguns ventos contrários econômicos, cambiais e políticos permaneçam, a força fundamental do mercado continua a empurrar os gastos com serviços em Nuvem para novos máximos.
Em termos de posicionamento competitivo, a Amazon Web Services (AWS) mantém uma forte liderança no mercado, embora a Microsoft e o Google tenham novamente números de crescimento percentual mais altos. Todos os três viram suas taxas de crescimento aumentarem substancialmente desde meados de 2023. Suas participações de mercado mundiais no 2º trimestre foram de 32%, 23% e 12%, respectivamente.
Entre os provedores de Nuvem de nível dois, aqueles com as maiores taxas de crescimento ano a ano, incluem Oracle, Huawei, Snowflake e MongoDB. A Oracle ultrapassou a IBM neste trimestre e agora está empatada com a Salesforce como o quinto maior provedor de Nuvem.
Com a maioria dos principais provedores de Nuvem divulgando seus dados de ganhos para o segundo trimestre, a Synergy estima que as receitas trimestrais de serviços de infraestrutura em Nuvem (incluindo IaaS, PaaS e serviços de Nuvem privada hospedada) foram de US$ 79,1 bilhões, com receitas de 12 meses atingindo US$ 297 bilhões. Os serviços públicos de IaaS e PaaS representam a maior parte do mercado e cresceram 23% no segundo trimestre. O domínio dos principais provedores de Nuvem é ainda mais pronunciado na Nuvem pública, onde os três primeiros respondem por 73% do mercado.
Geograficamente, o mercado de Nuvem continua a crescer fortemente em todas as regiões do mundo. Quando medido em moedas locais, a região APAC teve o maior crescimento, com Índia, Japão, Austrália e Coreia do Sul crescendo 25% ou mais ano a ano. Os EUA continuam sendo de longe o maior mercado de nuvem, com sua escala superando em muito toda a região da APAC. O mercado dos EUA cresceu 22% no 2º trimestre. Na Europa, os maiores mercados de nuvem são o Reino Unido e a Alemanha, mas os grandes mercados com as maiores taxas de crescimento foram Irlanda, Itália e Espanha.
“Agora estamos vendo um crescimento mais normalizado do mercado de Nuvem, embora alguns obstáculos permaneçam. Como exemplo, se não fosse por um dólar americano fortalecido, a taxa de crescimento do segundo trimestre teria sido cerca de um vírgula cinco pontos percentuais mais alta”, disse John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group. “À medida que o mercado sobe cada vez mais, a dinâmica competitiva continua a evoluir. A participação da Amazon e do Google subiu no segundo trimestre, enquanto a participação da Microsoft caiu um pouco, embora as linhas de tendência da Microsoft e do Google continuem subindo. Entre o próximo grupo de empresas, a Oracle está começando a se separar para se tornar um dos cinco principais players, embora o abismo entre ela e os líderes continue enorme. Neste mercado, o Google é quase cinco vezes o tamanho da Oracle, enquanto a Amazon é quase três vezes o tamanho do Google”, finalizou.
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