book_icon

Serviço gerenciado de IA generativa Amazon Bedrock agora no Brasil

Serviço gerenciado da AWS foi lançado globalmente em regiões selecionadas em 2023 e chega agora ao Brasil, beneficiando clientes em todo o País

Serviço gerenciado de IA generativa Amazon Bedrock agora no Brasil

A Amazon Web Services anunciou a disponibilidade do Amazon Bedrock na região South America (São Paulo), no Brasil. Totalmente gerenciado, o serviço oferece recursos poderosos para construir e escalar aplicações de inteligência artificial (IA) generativa e torna mais fácil para os clientes encontrar e acessar modelos fundacionais de alto desempenho para seu caso de uso específico.

O Amazon Bedrock foi lançado globalmente em regiões selecionadas em 2023 e chega agora ao Brasil, permitindo que clientes em todo o País, incluindo organizações do setor público e empresas de setores regulamentados, inovem com uma gama de opções para executar e armazenar suas aplicações de IA generativa.

Estamos capacitando organizações de todos os setores com o poder da IA, investindo em iniciativas para aprimorar habilidades, reforçando programas de suporte para desenvolvedores e startups, e ampliando o acesso aos serviços mais modernos de IA generativa, incluindo o Amazon Bedrock, para nossos clientes no Brasil

“A IA generativa está pronta para ser a tecnologia mais transformadora do nosso tempo, e estamos reduzindo o ruído para torná-la fácil, prática e econômica para os clientes no Brasil”, afirma Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina. “A AWS está comprometida em ajudar os clientes a acelerar sua jornada com IA generativa, desde a experimentação até a produção, de maneira eficiente e segura. Nossos clientes valorizam a flexibilidade de escolha: alguns preferem construir do zero, enquanto outros optam por modelos adaptados para casos específicos”, comenta.

Empresas em todo Brasil estão utilizando IA generativa com finalidades diversas, incluindo aumentar a produtividade, criar experiências inovadoras para os usuários e até mesmo reinventar o ambiente de trabalho. O Amazon Bedrock é um serviço totalmente gerenciado que oferece aos clientes uma seleção de modelos fundacionais (FMs) de alta performance e robustos recursos de personalização de modelos, desenvolvidos com segurança e privacidade de nível empresarial. Além disso, a AWS fornece aos clientes as ferramentas, os recursos e o treinamento necessários para promover a inovação responsável e segura em IA generativa.

“Estamos animados para ajudar os clientes a acelerar a inovação com IA generativa em todas as indústrias com o Amazon Bedrock. No setor de serviços financeiros, por exemplo, corretoras de investimento podem usar IA generativa para otimizar continuamente suas estratégias com base no desempenho da carteira em tempo real e nas condições de mercado. Já no setor de saúde, hospitais podem usar assistentes virtuais de atendimento para atenuar as limitações de recursos, empregando linguagem conversacional para responder dúvidas dos pacientes”, detalha Morais.

A implementação de cargas de trabalho de IA mais próximas dos usuários finais ajudará os clientes com necessidades de baixa latência, especialmente importante para aplicações de IA generativa. A baixa latência fornece processamento e tempos de resposta mais rápidos, essenciais para tarefas de Inteligência artificial, como geração de conteúdo em tempo real, experiências de usuário interativas e insights de conversação em tempo real. A partir de hoje, os clientes podem acessar a última geração de modelos que incluem Amazon Titan (Text Lite, Text Express, Multi-modal Embeddings, Titan Text Embeddings v2), Anthropic (Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet), Llama (Llama 3 8B, Llama 3 70B) e Mistral (Mistral Large, Mistral 7B, Mistral 8x7B).

Apoio à capacitação em IA generativa

A AWS segue investindo no treinamento de desenvolvedores locais e na próxima geração de líderes de TI por meio de programas de treinamento e certificação. De acordo com a pesquisa da AWS “Acelerando as habilidades de IA: preparando a força de trabalho para os empregos do futuro”, realizado em parceria com a Access Partnership, 84% dos funcionários no Brasil indicaram interesse em desenvolver habilidades de IA para acelerar suas carreiras e 73% dos empregadores afirmaram que a contratação de pessoas qualificadas em Inteligência Artificial (IA) é uma prioridade.

A AWS assumiu o compromisso de fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025 e já ajudou mais de 21 milhões de pessoas a adquirir habilidades na nuvem em cursos gratuitos, com mais de 500 cursos online disponíveis em mais de 15 idiomas. Além disso, anunciou recentemente uma série de treinamento gratuitos e de baixo custo de introdução ao Amazon Bedrock para ajudar as pessoas a entender, implementar e começar a usar a IA generativa.

“Estamos capacitando organizações de todos os setores com o poder da IA, investindo em iniciativas para aprimorar habilidades, reforçando programas de suporte para desenvolvedores e startups, e ampliando o acesso aos serviços mais modernos de IA generativa, incluindo o Amazon Bedrock, para nossos clientes no Brasil”, completa Morais.

Em novembro de 2023, a Amazon lançou o AI Ready, que oferece um conjunto de cursos e capacitações gratuitas em IA e IA generativa, alinhados a funções técnicas e não técnicas, para que qualquer pessoa possa desenvolver habilidades de inteligência artificial. Há ainda um novo treinamento exclusivo para brasileiros, realizado em parceria com a Trybe, o programa de bolsa de estudos AWS IA Generativa, com a plataforma de aprendizagem Udacity, e 8 cursos gratuitos em IA e IA generativa para apoiar profissionais que buscam aprimorar habilidades.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.