book_icon

Empresas de IA colaboram para a resiliência climática do Brasil

Além de oferecer suporte e investimentos, a nova coalizão está usando tecnologias de IA para preparar melhor cidades e governos para lidar com riscos relacionados ao clima

Empresas de IA colaboram para a resiliência climática do Brasil

O AI/R Group, grupo global formado por seis empresas para impulsionar a IA, anunciou um plano de dedicar recursos a programas pro bono, nos próximos anos, com o objetivo de otimizar o poder da IA e da análise de dados. O programa é um esforço conjunto com parceiros de tecnologia globais, como a Amazon Web Services (AWS) e as principais empresas brasileiras de serviços de TI e universidades alinhadas com o Programa de Talentos Digitais +praTi, para aplicar o poder da IA com a finalidade de enfrentar o impacto severo das inundações no estado do Rio Grande do Sul.

A iniciativa busca um escopo global, pois os esforços vão se expandir e se ampliar para atender às comunidades afetadas pelas mudanças climáticas em todo o mundo. Nos últimos dias, inundações generalizadas sobrecarregaram a infraestrutura de mais de 400 cidades gaúchas, incluindo a capital Porto Alegre.

Ao aproveitar o poder da IA e dos dados e a expertise coletiva, o grupo visa criar um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações futuras.

“Os recentes eventos no Brasil servem como um lembrete vívido das vulnerabilidades que enfrentamos devido às mudanças climáticas”, afirmou Alexis Rockenbach, CEO Global do AI/R e cofundador da Compass UOL, natural do Rio Grande do Sul. “Enquanto lidamos com a prioridade imediata de salvar vidas, precisamos olhar para o futuro e utilizar as tecnologias de IA para acelerar nossa prontidão para eventos climáticos severos de maneira profunda”, disse.

Além de oferecer suporte e investimentos, a nova coalizão está usando tecnologias de IA para preparar melhor cidades e governos para lidar com riscos relacionados ao clima e à resiliência da infraestrutura.

Para essa iniciativa, Rockenbach comprometeu os recursos do AI/R Group – seis empresas com uma equipe de mais de 5 mil especialistas em IA e engenheiros de software – e está investindo em programas com foco inicial em quatro áreas-chave:

Modelos preditivos avançados: desenvolvimento de modelos preditivos alimentados por IA que possam prever com precisão eventos climáticos severos, permitindo medidas proativas para proteger a vida humana e a infraestrutura.

Resiliência da infraestrutura: colaboração com engenheiros e especialistas para redesenhar e atualizar a infraestrutura crítica, como pontes, estradas e sistemas sanitários de água e eletricidade, para ser mais resiliente às condições climáticas extremas.

Insights baseados em dados: alavancando vastas quantidades de dados para obter insights acionáveis sobre padrões climáticos, vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

Colaboração global: fomentar a colaboração entre líderes da indústria, pesquisadores e formuladores de políticas para impulsionar a inovação e implementar soluções escaláveis em todo o mundo.

“A AWS está comprometida em aproveitar nossas capacidades de computação em nuvem e IA para apoiar a iniciativa global do AI/R”, disse Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da AWS América Latina. “Ao aproveitar o poder das tecnologias avançadas da AWS, podemos acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras que abordam os riscos relacionados ao clima e melhoram a resiliência da infraestrutura, criando, em última análise, um futuro mais sustentável para comunidades em todo o mundo”, completou.

Universidades também contribuem para o esforço coletivo

“Na +praTi reconhecemos o papel crítico do talento digital em enfrentar desafios globais”, destaca Cristian Cavalheiro, presidente da organização. “Estamos empolgados em contribuir com nossas conexões com universidades e empresas de TI no Brasil e colaborar para apoiar os esforços do AI/R no desenvolvimento de soluções inovadoras que aumentem a resiliência e mitiguem os riscos para a vida humana diante de condições climáticas severas. Juntos, podemos causar um impacto significativo e promover mudanças positivas para comunidades dentro e fora do Brasil.”

A iniciativa do AI/R representa um avanço significativo no enfrentamento dos desafios complexos impostos pelas mudanças climáticas. Ao aproveitar o poder da IA e dos dados e a expertise coletiva, o grupo visa criar um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações futuras.

Ajuda aos ‘Compassers’ afetados pela tragédia

Uma das seis empresas do AI/R Group, a Compass UOL, também está ajudando nessa ação nessa ação por meio do suporte e da colaboração com a iniciativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que desenvolveu um assistente automatizado de atendimento ao cidadão para garantir agilidade na resposta para quem precisa da Defesa Civil ou do Estado, fornecendo orientações claras sobre diversos assuntos.

Antes de se tornar global, a Compass UOL iniciou sua atuação na cidade gaúcha de Passo Fundo. A consideração cuidadosa da companhia pelo Rio Grande do Sul sempre existiu, mas se tornou indispensável diante do que está acontecendo. A empresa está apoiando todos os “Compassers” afetados pela tragédia para que permaneçam seguros e bem, e também criou uma conta específica para receber doações de clientes e parceiros brasileiros.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.