book_icon

Nutanix descomplica as operações de clusters Kubernetes para acelerar a inovação

As organizações poderão aproveitar o NKP para gerenciar aplicações Kubernetes e seus Dados, bem como os serviços de Dados modernos disponíveis nativamente em Nuvens públicas, no local, na Edge e até mesmo em outros hipervisores

Nutanix descomplica as operações de clusters Kubernetes para acelerar a inovação

A Nutanix anunciou a Nutanix Kubernetes Platform (NKP) para simplificar o gerenciamento de aplicações modernas baseadas em contêineres usando Kubernetes. A NKP permite que os clientes inovem mais rapidamente com uma Stack nativa da Nuvem completa e compatível com CNCF, que oferece às equipes de engenharia de plataforma um modelo operacional consistente para gerenciar com segurança clusters Kubernetes em ambientes locais, híbridos e multicloud. Isso pode ajudar os clientes a implementarem mais aplicações nativas da Nuvem e em contêineres que podem ser executados em qualquer lugar.

“As empresas padronizaram o Kubernetes para acelerar o desenvolvimento de aplicativos e simplificar a portabilidade na Nuvem híbrida. No entanto, a cultura DevOps levou à adoção de ambientes Kubernetes díspares dentro da mesma organização, levando à complexidade operacional, sobrecarga e silos”, disse Simon Robinson, Analista Principal, Infraestrutura, Grupo de Estratégia Empresarial. “A plataforma Nutanix Kubernetes oferece um caminho para a consistência em uma frota de clusters Kubernetes que pode ajudar a reduzir drasticamente o custo das operações e acelerar o tempo de lançamento no mercado.”

O NKP tem como alvo uma nova classe de equipes de engenharia da plataforma Kubernetes para trazer resiliência empresarial, operações day-2 e conformidade para aplicações modernas em escala  

O NKP tem como alvo uma nova classe de equipes de engenharia da plataforma Kubernetes para trazer resiliência empresarial, operações day-2 e conformidade para aplicações modernas em escala. Por exemplo, os clientes podem gerenciar clusters que executam contêineres na Nutanix no local e clusters que executam na Nuvem pública com um único painel de controle, reduzindo a complexidade e os custos operacionais. Ele também permite que as organizações gerenciem clusters em execução em ambientes que não sejam da Nutanix, incluindo serviços populares de Kubernetes em Nuvem pública, bem como ambientes conectados e air-gapped. Isso ajuda os clientes a inovar mais rapidamente, eliminando os obstáculos na adoção de arquiteturas nativas da Nuvem para suas aplicações.

“Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam com aplicações nativas da Nuvem é implantar, proteger e gerenciar as frotas em rápida expansão de clusters Kubernetes que estão sendo implantados no local e em Nuvens públicas, e o NKP simplifica isso”, disse Tobi Knaup, gerente geral de Cloud Native da Nutanix. “Esse trabalho apoia diretamente nossa visão, juntamente com o Projeto Beacon, para permitir que os clientes executem aplicações modernas e seus Dados em qualquer lugar.”

O NKP ajuda as empresas a gerenciar a complexidade operacional da execução de implementações de Kubernetes de nível empresarial. Especificamente, ele oferece:

Plataforma Kubernetes para aplicações orientadas por Dados
 O NKP se integra ao portfólio de serviços de Dados da Nutanix, fornecendo armazenamento confiável de blocos, arquivos e objetos em escala, bem como bancos de Dados como serviço.

Gerenciamento simplificado do Kubernetes por meio da automação
 O NKP é poderoso em sua capacidade de simplificar a implantação, a segurança, o monitoramento e os upgrades do Kubernetes por meio da melhor automação e dos insights operacionais orientados por IA que reduzem a complexidade e o erro humano e estabelecem consistência e padronização.

Plataforma completa sem lock-in de fornecedor
 O NKP foi desenvolvido com base no Kubernetes em conformidade com o CNCF de upstream puro, permitindo que os clientes aproveitem a inovação da comunidade de código aberto e, ao mesmo tempo, evitem os problemas de portabilidade, compatibilidade, capacidade de atualização e segurança associados às versões bifurcadas do Kubernetes e às soluções de um único fornecedor. Além disso, como o NKP faz parte do ecossistema nativo da Nuvem, os clientes podem aproveitar facilmente as soluções de parceiros compatíveis com o CNCF para criar uma stack de engenharia de plataforma que atenda às suas necessidades específicas.

Gerenciamento de frotas em vários clusters
 O NKP facilita o gerenciamento de clusters do Kubernetes por meio de um plano de gerenciamento centralizado, um painel de controle fácil de usar que atua como um ponto único de observabilidade e controle para clusters em execução no local, na Nuvem pública, na Edge e em ambientes air-gapped. O NKP amplia os serviços do Kubernetes em Nuvem pública, como o EKS e o AKS, com um conjunto completo de serviços de plataforma, oferecendo aos clientes uma única maneira padronizada de gerenciar toda a frota do Kubernetes.

O NKP vem em três níveis, oferecendo aos clientes o que eles precisam em seu estágio de maturidade na adoção nativa da Nuvem. O NKP Starter está incluído no Nutanix Cloud Infrastructure e substitui efetivamente o Nutanix Kubernetes Engine existente. Ele fornece clusters prontos para uso com Kubernetes puro e upstream. O NKP Pro adiciona um conjunto de projetos nativos da Nuvem para fornecer uma plataforma completa para executar e operar clusters individuais com segurança, incluindo serviços Nutanix Data integrados para Kubernetes quando implementados no Nutanix Cloud Infrastructure. Por fim, o NKP Ultimate traz recursos de gerenciamento de frota, incluindo a capacidade de instalar, executar e monitorar clusters na Nuvem pública.

Essa solução também se baseia no trabalho que a Nutanix entregará como parte do Projeto Beacon para ajudar os clientes a implementarem mais aplicações nativas da Nuvem e em contêineres que podem ser executados em qualquer lugar. As organizações poderão aproveitar o NKP para gerenciar aplicações Kubernetes e seus Dados, bem como os serviços de Dados modernos disponíveis nativamente em Nuvens públicas, no local, na Edge e até mesmo em outros hipervisores.

O NKP se baseia em tecnologias maduras de gerenciamento do Kubernetes comprovadas em escala pela Plataforma Kubernetes da D2iQ, que foi adquirida pela Nutanix em 2023. Espera-se que a NKP esteja disponível no verão de 2024.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.