book_icon

O OpenVINO da Intel agora está disponível nativamente no sistema openSUSE

Pesquisador e inventor Alessandro Faria é o primeiro a elaborar a implementação do toolkit de IA da Intel para uso em PCs com openSUSE Linux

O OpenVINO da Intel agora está disponível nativamente no sistema openSUSE

Intel Innovator brasileiro cria iniciativa pioneira com IA. Com isso, os usuários do sistema operacional baseado em Linux passam a contar em seus PCs com as soluções de Inteligência Artificial desenvolvidas no toolkit de software de código aberto da Intel. Todo o processo de implementação, interlocução com as comunidades de desenvolvedores e compatibilidade de políticas técnicas foi conduzido pelo cofundador da OITI Technologies, Embaixador de Inovação Credicitrus, Embaixador OpenSUSE Linux e parceiro Intel Innovator, Alessandro Faria.

O kit de ferramentas de software de código aberto da Intel otimiza o uso do hardware, agilizando o desenvolvimento de IA e a integração da aprendizagem profunda em domínios como visão computacional, modelos de linguagem ampla (LLM) e IA Generativa  

Além de compatibilizar o código que permite aos usuários do sistema operacional terem acesso a soluções de IA, Alessandro já produziu inúmeras outras inovações envolvendo a tecnologia e trabalha com OpenVINO desde a sua primeira versão. Ele conta que o principal desafio para a implementação nativa do pacote de ferramentas foi a adequação das políticas técnicas da Intel com as da openSUSE.

“O OpenVINO não rodava no openSUSE, então primeiro foi necessário criar um procedimento de compilação para torná-lo compatível com o sistema, depois foi preciso fazer o mesmo com o instalador para, finalmente, implementar nativamente o toolkit da Intel”, explica. A iniciativa é pioneira, destacando um produto desenvolvido pela comunidade por meio de código aberto da Intel. “É um trabalho colaborativo, que contribui para fomentar a inovação e a Transformação Digital em todo o ecossistema, servindo de referência e inspirando outras pessoas a se aventurarem na tecnologia. Como membros de uma comunidade de código aberto, é nosso dever lutar para democratizar as tecnologias emergentes e reduzir a exclusão digital na sociedade”, conclui o Intel Innovator.

Desde o lançamento do OpenVINO, em 2018, a Intel já permitiu que centenas de milhares de desenvolvedores acelerassem drasticamente o desempenho de inferência de IA, começando na Borda e se estendendo à empresa e ao cliente.  O kit de ferramentas de software de código aberto da Intel otimiza o uso do hardware, agilizando o desenvolvimento de IA e a integração da aprendizagem profunda em domínios como visão computacional, modelos de linguagem ampla (LLM) e IA Generativa.

Serviço
intel.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.