book_icon

Reconhecimento Facial é a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

Com técnicas sofisticadas, solução da Payface apresenta alta resistência a ataques de falsificação de imagem

Reconhecimento Facial é a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

Com o avanço das tecnologias em ritmo acelerado, o Reconhecimento Facial tornou-se uma ferramenta valiosa para garantir transações seguras e eficientes em diversos setores. No entanto, neste cenário de inovação, surge um desafio significativo: a ameaça dos deepfakes.

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do Reconhecimento Facial, minando a confiança do público e colocando em risco a segurança de Dados sensíveis. De acordo Ricardo Fritsche, diretor de tecnologia da Payface, empresa de pagamentos por Reconhecimento Facial, os desafios para combater este tipo de crime são extremamente complexos, dada a constante melhoria na geração desses conteúdos falsos e a crescente qualidade das imagens e vídeos gerados.

Adicionalmente, a empresa implementa robustas medidas de criptografia para proteger o protocolo de comunicação

“A habilidade da Inteligência Artificial em reproduzir precisamente características do rosto torna a detecção por sistemas de verificação de vivacidade ainda mais enigmática. Além disso, as técnicas de injeção de imagem representam um desafio complementar, com a possibilidade de manipular aplicativos, memória e Canais seguros de comunicação para inserir figuras falsas”, explica Fritsche.

Em resposta a esse desafio iminente, a Payface desenvolveu uma tecnologia pioneira que incorpora múltiplas camadas de segurança, visando garantir a integridade do sistema de detecção de vida. Seu SDK, amplamente utilizado em diversas integrações, emprega técnicas sofisticadas, incluindo ofuscação de código, detecção de simuladores e câmeras virtuais, monitoramento em tempo real da memória, além de verificar a legitimidade dos aplicativos instalados e a autenticidade dos dispositivos móveis. Adicionalmente, a empresa implementa robustas medidas de criptografia para proteger o protocolo de comunicação.

“A eficácia da tecnologia de detecção de vida da Payface é comprovada pelos rigorosos padrões da ISO-30107-3, demonstrando alta resistência a ataques de apresentação, como uso de fotos impressas, telas exibindo imagens ou vídeos, e até mesmo máscaras de silicone”.

Fritsche também enfatiza que os usuários precisam estar atentos à segurança dos aplicativos que utilizam, especialmente em serviços de pagamento, para garantir a proteção contra deepfakes e possíveis fraudes. “A Payface se destaca ao oferecer uma solução de pagamento que não apenas aborda as vulnerabilidades existentes, mas também antecipa e se adapta às futuras ameaças. E, claro, sem comprometer a experiência impactante do cliente”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.