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Gastos globais com infraestrutura em Nuvem cresceram 21%, diz Canalys

Todos os três principais provedores de Nuvem experimentaram crescimento, à medida que os gastos com Nuvem aceleraram, com destaque para a Microsoft, que cresceu 31%

Gastos globais com infraestrutura em Nuvem cresceram 21%, diz Canalys

De acordo com uma nova pesquisa da Canalys, os gastos mundiais com serviços de infraestrutura em Nuvem cresceram 21% ano a ano no 1º trimestre de 2024 (1T24), atingindo US$ 79,8 bilhões, um aumento de US$ 13,4 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. Os três principais provedores de Nuvem – AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – cresceram coletivamente 24%, respondendo por 66% dos gastos totais.

Todos os três hyperscalers experimentaram um aumento da taxa de crescimento, à medida que os gastos com Nuvem corporativa aceleraram. No entanto, a Microsoft superou a AWS e o Google Cloud, com as vendas aumentando impressionantes 31% ano a ano, quase o dobro da taxa de crescimento da AWS de 17%, enquanto o Google Cloud cresceu 28% ano a ano. Apesar de deter a maior participação de mercado, a AWS enfrenta uma pressão de seus concorrentes em rápido crescimento. Neste mês de maio, a empresa anunciou a saída do CEO Adam Selipsky após três anos no cargo.

A Microsoft Azure foi classificado como o segundo maior provedor de serviços de Nuvem, com uma participação de mercado de 25% e uma taxa de crescimento anual acelerada de 31% no 1T24

A IA é um impulsionador de demanda cada vez mais importante do investimento em Nuvem pública. A Nuvem atende efetivamente ao aumento da demanda por computação e armazenamento em aplicativos de IA. A demanda global por integração de IA com tecnologias de Nuvem está motivando os hyperscalers a integrar recursos habilitados para IA em suas ofertas de Nuvem e construir parcerias sólidas com empresas na vanguarda do desenvolvimento de IA.

As empresas estão mudando seu foco da otimização de orçamentos em Nuvem para investir em novas iniciativas, alimentadas por uma potencial integração de IA. Todos os três principais hyperscalers viram um aumento no número de compromissos plurianuais de clientes corporativos, sugerindo que muitas empresas estão se preparando para um aumento de longo prazo no consumo de Nuvem. “Há uma variação significativa nas estratégias dos três principais hyperscalers, refletida em suas diferentes taxas de crescimento”, disse Yi Zhang, analista da Canalys. “O portfólio de ponta a ponta da Microsoft está provando ser um forte fosso competitivo, enquanto a força do Google em IA está lhe dando um forte vento de cauda. No entanto, o recente investimento de US$ 4 bilhões da AWS na Anthropic para IA generativa e sua integração contínua de IA em seus serviços de Nuvem ressaltam a determinação de permanecer à frente à medida que as prioridades de negócios mudam para IA”, observou.

Migração para a Nuvem

Impulsionadas pela revolução da IA, as empresas estão reavaliando toda a sua pilha de tecnologia, sinalizando um ponto de inflexão significativo para a computação em Nuvem. À medida que as organizações adotam iniciativas orientadas por IA, há uma necessidade potencial de transferir suas cargas de trabalho e dados para plataformas de Nuvem para aproveitar as capacidades essenciais de computação e armazenamento. No entanto, o processo de transição para a Nuvem pode ser intrincado e financeiramente oneroso, o que potencialmente dificulta a adoção da IA. Abordar esses custos de transição para permitir uma migração perfeita para serviços de Nuvem será fundamental para desbloquear todo o potencial da adoção de IA.

“A convergência da IA e da Nuvem representa uma conjuntura transformadora, remodelando a forma como as empresas abordam a tecnologia para inovação e crescimento. As empresas devem navegar pelas complexidades da otimização dos custos associados à infraestrutura de IA, incluindo recursos de computação, armazenamento e processamento de dados, garantindo que os investimentos em tecnologias de IA produzam retornos tangíveis”, disse Alex Smith, vice-presidente da Canalys. “Olhando para o futuro, os provedores de serviços de Nuvem como um todo se esforçarão para capitalizar essa tendência, incorporando IA em seus produtos e soluções, tornando a integração de IA não algo novo, mas a norma”, completou.

Ranking

A Amazon Web Services (AWS) manteve sua liderança de mercado neste trimestre, respondendo por 31% do mercado global de serviços em Nuvem. Com um aumento de 17% no 1T24, esta foi sua maior taxa de crescimento anual no ano passado e coloca a AWS no caminho certo para gerar uma receita anualizada de US$ 100 bilhões. No entanto, a saída do CEO da AWS, Selipsky, sugere que a empresa está procurando energia nova para combater a erosão da participação de mercado.

A AWS aumentou seu progresso no desenvolvimento de IA de geração durante o 1º trimestre e lançou o Programa de Competência em IA Gerativa em março de 2024 para reconhecer e promover parceiros com experiência técnica demonstrada da AWS e sucesso do cliente. A certificação exige que os parceiros passem por meses de treinamento, comprovem proficiência técnica e forneçam quatro estudos de caso de clientes. Além disso, a AWS aprimorou suas ofertas de modelos de base de IA com o Llama 3 da Meta, os modelos da Mistral e seus modelos Amazon Titan autodesenvolvidos.

A Microsoft Azure foi classificado como o segundo maior provedor de serviços de Nuvem, com uma participação de mercado de 25% e uma taxa de crescimento anual acelerada de 31% no 1T24. Ela revelou que as demandas relacionadas à IA contribuíram com 7% para a receita do Azure. A Microsoft anunciou planos para fortalecer sua parceria estratégica com a OpenAI, com mais de 65% das empresas da Fortune 500 agora usando o serviço Azure OpenAI. A Microsoft Azure também aprimorou seu suporte para vários modelos e enriqueceu seu ecossistema de IA com soluções avançadas como o SLM Phi-3 em abril de 2024. Além do aumento significativo nos gastos dos clientes em iniciativas relacionadas à IA, a receita das migrações para a Nuvem está aumentando rapidamente. Ao ajudar os clientes a simplificar suas migrações para a nuvem, o Azure Arc mais do que dobrou sua base de clientes ano a ano.

O Google Cloud foi o terceiro maior provedor, com uma participação de mercado de 10% e uma taxa de crescimento anual de 28%. No final do 1T24, o Google Cloud acumulou US$ 80,7 bilhões em receitas, ante US$ 61,3 bilhões no 1º trimestre de 2023. No Google Next em abril de 2024, a empresa anunciou que o Gemini 1.5 Pro já está disponível em mais de 180 países, oferecendo aos desenvolvedores recursos de compreensão de fala e ferramentas adicionais. Eles também anunciaram vários novos recursos alimentados por IA, como a adição do Gemini ao Google Workspaces e o lançamento do AI Security no Google Drive. Na teleconferência de resultados do 1º trimestre, foi revelado que o Google Cloud visa capitalizar as oportunidades de IA, alavancando ambos os parceiros ao lado de suas soluções internas, como Vertex AI e Workspace.

 

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