Microsoft e o LinkedIn divulgaram o Índice de Tendência do Trabalho de 2024, um relatório conjunto sobre o estado da IA no trabalho intitulado “A IA no trabalho está aqui. Agora vem a parte difícil.” A pesquisa – baseada em uma pesquisa com 31 mil pessoas em 31 países, tendências de trabalho e contratação no LinkedIn, trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365 e pesquisa com clientes da Fortune 500 – mostra como, apenas um ano depois, a IA está influenciando a maneira como as pessoas trabalham, lideram e contratam em todo o mundo. A Microsoft também anunciou novos recursos no Copilot for Microsoft 365, e o LinkedIn tornou gratuitos mais de 50 cursos de aprendizagem para assinantes do LinkedIn Premium projetados para capacitar profissionais em todos os níveis a avançar em sua aptidão de IA.
O uso de IA generativa no trabalho quase dobrou nos últimos seis meses. O LinkedIn está vendo um aumento significativo de profissionais adicionando habilidades de IA a seus perfis, e a maioria dos líderes diz que não contrataria alguém sem habilidades de IA. Mas com muitos líderes preocupados que sua empresa não tenha uma visão de IA e os funcionários tragam suas próprias ferramentas de IA para trabalhar, os líderes alcançaram a parte difícil de qualquer disrupção tecnológica: passar da experimentação para o impacto tangível nos negócios.
“A IA está democratizando a experiência em toda a força de trabalho”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Nossa pesquisa mais recente destaca a oportunidade de cada organização aplicar essa tecnologia para impulsionar a melhor tomada de decisões, colaboração e, finalmente, resultados de negócios”, completou.
O relatório destaca três insights que todo líder e profissional precisa saber sobre o impacto da IA no trabalho e no mercado de trabalho no próximo ano:
Os funcionários querem IA no trabalho — e não vão esperar que as empresas se atualizem
A pesquisa mostra que 75% dos trabalhadores do conhecimento agora usam IA no trabalho. Os funcionários, muitos deles lutando para acompanhar o ritmo e o volume de trabalho, dizem que a IA economiza tempo, aumenta a criatividade e permite que eles se concentrem em seu trabalho mais importante. Mas embora 79% dos líderes concordem que a adoção de IA é fundamental para se manterem competitivos, 59% se preocupam em quantificar os ganhos de produtividade da IA e 60% dizem que sua empresa não tem uma visão e um plano para implementá-la.
Então, os funcionários estão tomando as coisas em suas próprias mãos. 78% dos usuários de IA estão trazendo suas próprias ferramentas para o trabalho – Bring Your Own AI (BYOAI) – perdendo os benefícios que vêm do uso estratégico de IA em escala e colocando os dados da empresa em risco. A oportunidade para todo líder é canalizar esse impulso para o impacto nos negócios em escala.
Para os funcionários, a IA eleva o nível e quebra o teto da carreira
Embora a IA e a perda de empregos sejam prioridade para muitos, os dados oferecem uma visão mais sutil – com uma escassez oculta de talentos, funcionários de olho em uma mudança de carreira e oportunidades massivas para aqueles dispostos a se capacitar em IA. A maioria dos líderes (55%) está preocupada em ter talento suficiente para preencher funções este ano, com os líderes em cibersegurança, engenharia e design criativo sentindo mais pressão. E os profissionais estão procurando.
Quarenta e seis por cento em todo o mundo estão considerando desistir no próximo ano – um recorde histórico desde a Grande Remodelação de 2021. Um outro estudo do LinkedIn descobriu que os números nos EUA são ainda maiores, com 85% de olho em mudanças de carreira. Embora dois terços dos líderes (66%) não contratem alguém sem habilidades de IA, apenas 39% dos usuários receberam treinamento de IA de sua empresa e apenas 25% das empresas esperam oferecê-lo este ano.
Então, os profissionais estão se qualificando por conta própria. No final do ano passado, vimos um aumento de 142 vezes nos membros do LinkedIn adicionando habilidades de IA como Copilot e ChatGPT a seus perfis e um aumento de 160% de profissionais não técnicos usando cursos do LinkedIn Learning para desenvolver sua aptidão de IA. Em um mundo onde as menções de IA em postagens de emprego do LinkedIn impulsionam um aumento de 17% no crescimento de aplicativos, é uma via de mão dupla: as organizações que capacitam os funcionários com ferramentas e treinamento de IA atrairão os melhores talentos, e os profissionais que se capacitarem terão a vantagem.
A ascensão do usuário avançado de IA — e o que eles revelam sobre o futuro
Quatro tipos de usuários de IA surgiram na pesquisa – de céticos que raramente usam IA a usuários avançados que a usam extensivamente. Em comparação com os céticos, os usuários avançados de IA reorientaram seus dias de trabalho de maneiras fundamentais, reimaginando os processos de negócios e economizando mais de 30 minutos por dia. Mais de 90% dos usuários avançados dizem que a IA torna sua carga de trabalho esmagadora mais gerenciável e seu trabalho mais agradável, mas eles não estão fazendo isso por conta própria.
Esses usuários são 61% mais propensos a ouvir de seu CEO sobre a importância de usar IA generativa no trabalho, 53% mais propensos a receber incentivo da liderança para considerar como a IA pode transformar sua função e 35% mais propensos a receber treinamento de IA personalizado para sua função ou função específica.
“A IA está redefinindo o trabalho, e está claro que precisamos de novos playbooks”, disse Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn. “São os líderes que constroem para a agilidade em vez da estabilidade e investem na construção de habilidades internamente que darão às suas organizações uma vantagem competitiva e criarão equipes mais eficientes, engajadas e equitativas”, comentou.
Inovações do Copilot for Microsoft 365
Um novo recurso de preenchimento automático está chegando à caixa de prompt. O Copilot agora ajudará as pessoas que têm o início de um prompt, oferecendo-se para completá-lo, sugerindo um prompt mais detalhado com base no que está sendo digitado, para entregar um resultado mais forte.
Quando as pessoas sabem o que querem, mas não têm as palavras certas, o novo recurso de reescrita no Copilot transformará um prompt básico em um rico com o clique de um botão.
O Catch Up é uma nova interface de bate-papo que apresenta insights pessoais com base em atividades recentes e fornece recomendações responsivas. Por exemplo, o Copilot sinalizará uma próxima reunião e fornecerá informações relevantes para ajudar os participantes a se prepararem.
E os novos recursos do Copilot Lab permitirão que as pessoas criem, publiquem e gerenciem prompts personalizados para elas e para sua equipe, função e função específicas.
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