book_icon

Estudo da Nutanix mostra a complexidade do gerenciamento Multicloud

A pesquisa mostrou que a maioria das equipes de TI utiliza mais de uma infraestrutura de TI, uma tendência que deve se intensificar no futuro, mas luta com a visibilidade dos dados

Estudo da Nutanix mostra a complexidade do gerenciamento Multicloud

A Nutanix, provedora de soluções em computação Multicloud híbrida, anunciou as conclusões de sua quinta pesquisa e relatório global Enterprise Cloud Index (ECI), que mede o progresso empresarial com a adoção da Nuvem. O ECI deste ano mostrou que a infraestrutura de TI está cada vez mais diversificada, com organizações desafiadas a integrar gerenciamento e controle de dados. A pesquisa mostrou que a maioria das equipes de TI utiliza mais de uma infraestrutura de TI, uma tendência que deve se intensificar no futuro, mas luta com a visibilidade dos dados nos ambientes, com apenas 40% relatando visibilidade completa de onde seus dados residem.

“Nos próximos anos, centenas de milhões de aplicativos serão criados, o que gerará quantidades de dados sem precedentes”, disse Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções da Nutanix. “As organizações estão lidando com aplicativos atuais e gerenciamento de dados na Borda, em diferentes Nuvens e no núcleo. O que o ECI deste ano mostra, e o que estamos ouvindo dos clientes, é que há uma necessidade no mercado de um modelo operacional de Nuvem para ajudar a construir, operar, usar e governar uma Multicloud híbrida para oferecer suporte a todos os tipos de aplicativos – começando hoje e planejando para amanhã”, comentou.

Entre os entrevistados, 85% consideram o custo da Nuvem um problema desafiador de gerenciamento de TI e mais de um terço (34%) o classificam como um desafio significativo

Nos últimos cinco anos de condução do ECI, as atitudes dos entrevistados mudaram drasticamente em relação ao uso de vários ambientes de TI. Em 2018, mais da metade dos entrevistados disseram que imaginavam executar todas as cargas de trabalho exclusivamente em uma Nuvem privada ou pública um dia. Em vez de trabalhar para consolidar uma infraestrutura específica ou modelo operacional de TI, como parecia desejável em 2018, a maioria das empresas agora vê a inevitabilidade e até os benefícios de executar cargas de trabalho na Nuvem pública, no local e na Borda.

O objetivo das organizações agora é tornar esse modelo operacional híbrido mais eficiente, especialmente ao gerenciar ambientes de TI da Borda ao núcleo. O nível crescente de diversidade nas implementações em Nuvem cria uma enorme complexidade no gerenciamento de dados de aplicativos em ambientes de Nuvem. Ferramentas abrangentes que permitem que as organizações provisionem, movam, gerenciem, monitorem e protejam aplicativos e dados de um único console de maneira uniforme é uma prioridade crescente para a TI. Quase todos os entrevistados dizem que se beneficiariam de ter um único plano de controle unificado para gerenciar aplicativos e dados em diversos ambientes.

As principais conclusões do relatório deste ano incluem:

– A maioria das organizações usa mais de um tipo de infraestrutura de TI e quase todas concordam que ter uma única plataforma para gerenciá-las de forma consistente seria o ideal. A maioria (60%) das equipes de TI utiliza mais de uma infraestrutura de TI, seja uma combinação de Nuvens privadas e públicas, várias Nuvens públicas ou um Data Center local junto com um Data Center hospedado. Espera-se que esse número cresça para quase três quartos (74%) em um futuro próximo. No entanto, isso leva a desafios e 94% dizem que se beneficiariam de ter um único local para gerenciar aplicativos e dados em diversos ambientes.

– As considerações de segurança e gerenciamento de dados orientam as escolhas de infraestrutura de TI. Os dados estão orientando as decisões de infraestrutura para empresas, com segurança, proteção e recuperação de dados e soberania no topo da lista de principais impulsionadores. No entanto, a visibilidade é um desafio crescente. Enquanto 94% dos entrevistados concordam que ter visibilidade total é importante, apenas 40% dos entrevistados da ECI relatam ter visibilidade completa de onde seus dados residem.

– O controle de custos da Nuvem é classificado como um dos principais desafios de gerenciamento de TI. Entre os entrevistados, 85% consideram o custo da Nuvem um problema desafiador de gerenciamento de TI e mais de um terço (34%) o classificam como um desafio “significativo”. Especificamente, a migração de aplicativos entre Nuvens é atualmente um ponto problemático para as organizações, com 86% dos entrevistados concordando que mover aplicativos entre ambientes pode ser complexo e caro. Além disso, quase metade dos entrevistados (46%) planeja repatriar alguns aplicativos para Data Centers locais para reduzir os custos da Nuvem no próximo ano.

– Quase todos os entrevistados (96%) começaram a usar a orquestração Kubernetes de código aberto. Mas eles citam projetar e configurar a infraestrutura subjacente, armazenamento e serviços de banco de dados entre os principais desafios que continuam enfrentando com suas implantações do Kubernetes.

– A sustentabilidade agora é uma prioridade de TI. Quase todos (92%) os entrevistados concordam que a sustentabilidade é mais importante para sua organização do que há um ano. Essa mudança de prioridades é impulsionada principalmente por iniciativas corporativas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) (63%), interrupções na cadeia de suprimentos (59%) e decisões de compra dos clientes (48%).

Serviço
www.nutanix.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.