book_icon

Open health favorece compartilhamento de Dados para a indústria farmacêutica

Redução de custo de desenvolvimento, testes e pesquisa de novos produtos; assertividade de Dados e atendimento das necessidades dos clientes estão entre os citados por especialista da SoftExpert

Open health favorece compartilhamento de Dados para a indústria farmacêutica

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelou que a integração dos Dados para o avanço do modelo Open Health no Brasil deve acontecer até 2028. O conceito envolve o compartilhamento de Dados para obter benefícios em serviços e produtos. Na indústria farmacêutica, por sua vez, as dificuldades de volume, localização, padronização e regulamentação de documentos, além da necessidade de adequação às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são alguns dos obstáculos enfrentados.

A fabricação de medicamentos seria amplamente beneficiada com o Open Health, possibilitando impactos positivos em diversas etapas: desde a escolha das matérias-primas, até a distribuição do produto. A qualidade dos produtos farmacêuticos não depende apenas da indústria que os produz, mas também dos seus fornecedores de insumos, de registros adequados e de métricas de qualidade bem definidas entre todas as partes, processo burocrático, que exige alta concentração de esforço operacional. O Open Health atua como solução para estas dores.

A qualidade dos produtos farmacêuticos não depende apenas da indústria que os produz, mas também dos seus fornecedores de insumos, de registros adequados e de métricas de qualidade bem definidas entre todas as partes, processo burocrático, que exige alta concentração de esforço operacional

Confira abaixo os cinco principais benefícios da utilização do conceito, apontados pelo CEO da SoftExpert Brasil:

Redução de custo de desenvolvimento, testes e pesquisa de novos produtos
Ao compartilhar Dados e investir em Transformação Digital, o processo de desenvolver, testar e fazer pesquisa de novos produtos se torna mais barato, uma vez que muitas das informações necessárias para as áreas já estarão devidamente reunidas e organizadas em Nuvem.

Rapidez e efetividade em novos produtos
Nesse caso, os Dados também contribuem com a efetividade dos novos produtos, uma vez que o conhecimento do cliente e das necessidades do consumidor é maior partindo do ponto de um banco de dados extenso e automatizado.

Dados assertivos e atendimento às necessidades dos clientes
Consequentemente, a indústria adquire mais facilidade de atendimento às necessidades dos clientes, sejam elas estéticas ou de saúde no caso da fabricação de medicamentos. Além da informação das preferências dos consumidores a respeito de produtos já existentes, o Open Health também facilita a pesquisa e a análise de Dados de novos produtos.

Acompanhamento da efetividade dos medicamentos
Por ser um processo com múltiplas etapas e agentes envolvidos, a fabricação de medicamentos envolve o trâmite de muitas informações. Com Transformação Digital, automatização de processos e Open Health, o acompanhamento da efetividade dos medicamentos pode ser feito via sistema, por etapa e facilitando sua progressão para a próxima.

Monitoramento de perfis de consumo e controle das necessidades de produção
Por meio de tecnologia em Nuvem e sistemas de gestão, é possível trabalhar com informações, Dados e documentos controlados e padronizados. Dessa forma, o controle das necessidades de produção se torna mais assertivo, assim como o mapeamento dos perfis de consumo.

Solução da SoftExpert auxilia no processo de farmacovigilância
Após a fabricação dos medicamentos, entra em vigor a farmacovigilância – identificação, avaliação, monitoramento e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema relacionado ao uso de medicamentos. Por ser baseada em otimização de processos e conformidade, a solução da SoftExpert além de auxiliar no processo de produção dos medicamentos simplificando a gestão de toda a documentação e regulamentação necessária, ajuda as indústrias farmacêuticas a garantirem a segurança dos medicamentos e transparência com as autoridades reguladores como a ANVISA, FDA e a EMA.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.