A IA é a principal prioridade do CIO no mundo todo, de acordo com as conclusões do terceiro relatório anual global de CIOs da Lenovo. O estudo “Inside the Tornado: How AI is Reshaping Corporate IT Today” revela que, embora os CIOs precisem adotar e escalar a IA urgentemente, suas ambições estão ameaçadas pela velocidade, segurança e outras funções organizacionais atrasadas na prontidão da IA.
Em um contraste gritante com os anos anteriores, os CIOs estão apresentando responsabilidades não tradicionais para aprimorar seu foco nas principais funções de TI. Pouco mais da metade (51%) dos CIOs sente que a IA/ML é uma prioridade urgente a ser abordada, acompanhada apenas pela segurança cibernética. Essa urgência está diretamente correlacionada à pressão que os CIOs estão sofrendo para gerar impacto nos negócios, em vez de manutenção e preservação operacionais. 84% dos CIOs revelaram que estão sendo avaliados em métricas de resultados de negócios mais do que nunca.
“Os CIOs de hoje estão trabalhando em um ‘tornado’ de inovação. Depois de anos de expansão da TI para responsabilidades não tradicionais, agora estamos vendo como a IA está forçando os CIOs de volta ao seu mandato principal”, disse Ken Wong, presidente do Grupo de Soluções e Serviços da Lenovo. “Isso é impulsionado pela promessa clara de adoção de IA combinada com a pressão que os líderes de TI enfrentam para provar o valor desses investimentos e entregar resultados de negócios mensuráveis”, observou.
Os CIOs estão otimistas com o impacto da IA – 80% sentem que os avanços e desenvolvimentos em IA terão um impacto significativo em seus negócios. Ao mesmo tempo, os CIOs veem a velocidade de adoção e a segurança como as barreiras mais significativas para escalar a IA. Grandes áreas de suas organizações não estão prontas para IA, o que está afetando diretamente a capacidade da TI de escalar a IA rapidamente. Em particular, destacaram: novas linhas de produtos (78%), política corporativa/uso ético (76%), cadeia de suprimentos (74%), habilidades técnicas de TI (51%).
O que permaneceu consistente com os anos anteriores é o desafio contínuo da TI de medir o impacto. Sessenta e um por cento dos CIOs disseram que acham muito ou extremamente desafiador demonstrar o retorno sobre o investimento (ROI) com investimentos em tecnologia. Enquanto 96% dos CIOs preveem um aumento do investimento nos próximos 12 meses, 42% dos entrevistados admitem que não esperam ver ROI positivo dos investimentos em IA por pelo menos dois a três anos.
IA como ponto positivo para a sustentabilidade
A sustentabilidade continua sendo um componente importante do papel do CIO, mas isso é um pouco complicado pelo fato de que 38% dos entrevistados admitem que a sustentabilidade está sendo despriorizada como resultado dos recursos que estão sendo puxados para a adoção de IA. Em última análise, os CIOs veem a IA como um ponto positivo para a sustentabilidade – 78% dizem que o uso da IA tornará mais fácil cumprir as metas de sustentabilidade de TI de sua organização.
Questões sobre capital humano e recursos financeiros permanecem
Embora os CIOs compartilhem uma visão otimista da própria prontidão de IA da TI, o investimento contínuo em IA pode criar lacunas adicionais de recursos humanos e financeiros. 89% dos CIOs alertam que, com o escalonamento contínuo das tecnologias de IA, o papel do capital humano se tornará ainda mais importante. Com as restrições orçamentárias esperadas, aumentar o número de funcionários para corresponder a essas ambições de IA pode ser um desafio.
Da mesma forma, enquanto 96% dos CIOs dizem esperar um aumento dos investimentos em IA no próximo ano, apenas 20% esperam que os orçamentos gerais de TI cresçam mais de 10%. Os CIOs admitem que a exploração e adoção de IA está tirando recursos e atenção de outras áreas-chave de TI, incluindo adoção de nuvem/transformação digital (48%), sustentabilidade (38%) e remuneração de funcionários (38%).
“Há uma oportunidade clara para ajudarmos as empresas a entender a IA, acelerar sua escala e aconselhar sobre como o impacto desses investimentos pode ser efetivamente medido”, acrescentou Wong. “Nossos clientes já estão aproveitando a IA para promover os esforços de sustentabilidade, segurança e Transformação Digital. Podemos ajudá-los a entregar mais resultados desenvolvendo estratégias de implantação coesas que atendam aos desafios dos CIOs”, finalizou.
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