book_icon

Sinal verde para a Pumatronix, que avança no mercado de fiscalização eletrônica

Empresa de Curitiba lançou a ITSCAM 450+, projetada para atuar no monitoramento de veículos com foco em estacionamentos e praças de pedágio

Sinal verde para a Pumatronix, que avança no mercado de fiscalização eletrônica

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anunciou o lançamento da ITSCAM 450+. O novo dispositivo chega para atender as necessidades de mercado e conta com recursos de Inteligência Artificial, LPR embarcado e APIs que se integram a outros sistemas, projetado para atuar no monitoramento de veículos com foco em estacionamentos e praças de pedágio.

A ITSCAM 450+ é a evolução da ITSCAM Vigia+, o dispositivo mais utilizado nesse segmento, presente em 94% das praças de pedágio do País. O novo produto faz a leitura de placas na borda, proporcionando um rápido reconhecimento. Além disso, conta com novo processador e o analítico Pumatronix embarcados, que permitem a leitura de placas de todos os padrões brasileiros, Mercosul e Conesul, com ou sem películas refletivas que atingem um índice de captura de imagem superior a 95%.

Outros diferenciais da ITSCAM 450+ é sua capacidade de leitura automática de placas de veículos a curta distância e a alta resolução na captura de imagens feitas tanto no período diurno como no noturno e em diversos cenários rodoviários e urbanos, utilizando um Trigger (do inglês: gatilho) virtual, que dispara uma ação automática, aumentando a eficiência do dispositivo.

A nova ITSCAM 450+ se destaca em relação aos competidores nacionais e internacionais por ler todos os tipos de placas em circulação no território nacional. Outra vantagem da ITSCAM 450+ é o fato de ser produzida no Brasil, o que permite fornecer suporte técnico de alta qualidade em todo o território nacional.

Desenvolvimento nacional

Fundada em 2007, em Curitiba (PR), a Pumatronix nasceu na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), pelos engenheiros e sócios, Sylvio Calixto, Ricardo Andriani, Antonio Ramos e Leonardo Simoni. Dentro do Intec foi desenvolvido o primeiro protótipo da empresa, uma câmera para captura de imagens, a ITSCAM 300, que deu origem ao portfólio de produtos da empresa e ao longo de 17 anos passou por diversas atualizações evoluindo para novas versões como, ITSCAM 400, ITSCAM 450, ITSCAM 600, ITSCAM FF, ITSCAM VIGIA+.

“A Pumatronix nasceu de uma necessidade bem específica. Eu e meus sócios viermos da área de fiscalização eletrônica por radares, que ganhou força com as atualizações no Código de Trânsito e passou a ter muita demanda no Brasil e fora do País. As tecnologias de captura de imagens na época eram limitadas – até por volta de 2005 os equipamentos usavam câmeras analógicas e sem infravermelho para captura de imagem à noite. As opções no mercado eram muito caras e um dos meus sócios desenvolveu uma tecnologia de captura de imagens para radar, abriu uma empresa em um incubadora tecnológica e posteriormente vieram outros sócios, inclusive eu. Hoje, cerca de 80% dos equipamentos de fiscalização eletrônica no Brasil usam o nosso produto”, comentou Sylvio Calixto (foto), CEO da Pumatronix.

Por volta de 2010, a empresa desenvolveu um software para fazer a leitura automática das placas dos veículos, ampliando as aplicações em segurança pública, podendo fazer a verificação de débitos do veículo, aqueles com restrição de circulação ou veículos roubados. “Em 2017, criamos um sistema para classificação de veículos, lançado para fazer a sincronização semafórica. O nosso maior projeto foi a revitalização dos semáforos do Centro de São Paulo, feito por parceiros, mas nós fornecemos a câmera que faz a classificação e contagem dos veículos para informar os controladores semafóricos quais vias devem ser priorizadas”, explicou Calixto.

A Pumatronix tem instalados na capital paulista cerca de 2,5 mil dispositivos da empresa para gestão semafórica dentro do Consórcio Ilumina São Paulo. Um dos maiores projetos do segmento no Brasil, onde as soluções Pumatronix por meio de Inteligência Artificial são capazes de contar o fluxo de veículos em uma via e integradas aos controladores semafóricos atuam diretamente no tempo do sinal verde, otimizando o trânsito.

No segmento de fiscalização, os principais clientes são os fabricantes de radares. São empresas integradoras, normalmente operam em contratos públicos através de prestação de serviços. Os produtos da Pumatronix fazem parte da solução dos parceiros “Nas concessionárias de rodovias, nossos principais clientes são os integradores que fazem os sistemas de controle das praças de pedágios. Temos um produto específico para evasão de pedágio e em alguns casos fornecemos diretamente para a concessionária, neste caso, detemos 99% do mercado, é uma prestação de serviços muito específica. A concessionária também exige que nós prestemos a manutenção do sistema”, explicou.

“Nos mercados de segurança pública, atendemos diversos clientes integradores. No caso dos semáforos inteligentes, são os fornecedores de controladores semafóricos, que precisam de nossas câmeras que dão informações de tráfego”, continuou Calixto. “Outro segmento são os de portos e aeroportos, com sistemas que fazem a leitura de placas de entrada e saída de veículos, contêineres e vagões. Aqui também atuamos em parceria com vários integradores. Também com integradores atuamos no segmento de estacionamentos”, finalizou.

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.